[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

5 Dicas Para Aprender a Programar

5 Dicas Para Aprender a Programar

Se você acompanha nossos artigos já deve saber que não existe um tempo certo para aprender a programar, contudo, existem algumas dicas que podem te auxiliar em todo esse processo.

Foi pensando nisso que preparei o artigo de hoje, você vai conferir 5 dicas exclusivas para aprender a programar.

Chega de enrolação e vamos ao que interessa.

1 – Escolha Uma Linguagem de Programação que Deseja Aprender

linguagem de progração 1024x427 - 5 Dicas Para Aprender a Programar

Se você está começando, deve decidir qual linguagem de programação quer aprender e não que essa resposta seja fácil, já que é possível aprender C, Java, C#, C++, Ruby, Phyton, PHP, JavaScript e muito mais.

Como é uma área que está em constante atualização e mudanças, novas linguagens também vão surgindo.

Mas, para os iniciantes que estão começando todo esse processo, a linguagem em si não é importante, já que a lógica é a mesma para todas as linguagens, sendo assim, não importa muito a linguagem que você vai escolher.

mini curso gratuito - 5 Dicas Para Aprender a Programar

Vamos explicar o porque.

Na teoria a lógica do aprendizado não tem relação com a linguagem que você escolheu para o seu processo de aprendizagem, mas na prática, é altamente recomendado que você escolha uma linguagem que tenha menos barreira na curva de aprendizagem.

Pesquise um pouco mais sobre cada linguagem para decidir, como exemplo de uma linguagem com menos barreira para o aprendizado temos o Java Script, que pode ser escrito em qualquer editor de texto e executado a partir de qualquer navegador.

Isso é uma vantagem porque você acaba não precisando de ferramenta para especificar e nem para codificar, sendo de fácil aprendizado.

Mas é somente uma sugestão, combinado? Você pode começar pela linguagem que achar melhor, há pessoas que não tem pressa e preferem começar por linguagens mais complicadas, por exemplo.

2 – A Prática Consolida a Teoria e Traz Melhores Resultados

praticar 1024x427 - 5 Dicas Para Aprender a Programar

A teoria sobre a linguagem não deixa de ser um aspecto muito importante, porém, a prática é outro ponto relevante e que deve ser mencionado.

Nenhum programador conseguiu aprender somente com teoria, isso é impossível e não forma profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Por isso, não tenha medo de praticar, de errar, de revisar algum conceito, de identificar quais são suas dificuldades frente a um projeto ou mesmo a um exercício sobre o tema.

>>Artigo Recomendado:
Como programar mais rápido e melhor

Sempre que fizer uma aula, ler algum artigo, tente colocar tudo que acabou de ler ou ouvir em prática, essa é uma forma de consolidar conhecimento e de realmente ver se entendeu o que foi passado.

O legal de praticar é que você vai ganhando cada vez mais autonomia e confiança, conforme vê tudo que estudou sendo colocado em prática e dando certo.

Com certeza uma das dicas mais valiosas de todos os tempos para quem deseja aprender a programar é essa: praticar, praticar, praticar…

3 – A Lógica de Programação Deve Vir em Primeiro Lugar

Lógica de Programação 1024x427 - 5 Dicas Para Aprender a Programar

Outra dica muito importante para quem está começando aprender programação, tem relação com a lógica de programação, aprendendo essa matéria, você estará muito mais preparado.

Existem outras matérias bem importantes para todo o processo de aprendizagem, sem dúvidas, contudo, tudo de mais importante dentro da programação é baseado na lógica.

É uma matéria que muitas pessoas possuem dificuldades, por isso a dica de praticar exercícios é bem válida.

mini curso gratuito - 5 Dicas Para Aprender a Programar

Entenda que programar sem lógica de programação é algo que não dá certo, no final você vai sempre precisar voltar e corrigir algo, por isso, independente da dificuldade dê uma atenção extra.

4 – Aprenda a Programar Estudando em Grupos

Networking 1024x427 - 5 Dicas Para Aprender a Programar

Diversas pesquisas afirmam que o estudo em grupo rende muito melhor e nesse caso, não precisa ser nem em grupo, você pode estudar somente com mais uma pessoa.

Isso não significa que você não tenha a capacidade de aprender a programar sozinho, não é isso que estamos dizendo, significa que outras pessoas podem te ajudar a consolidar o conhecimento ou tirar dúvidas.

Por exemplo, seu amigo pode ter dificuldades em um assunto que você domina, ensinando para ele você fixa ainda mais seus conhecimentos.

Por outro lado, você pode estar estudando há dias um mesmo exercício e não consegue entender, o seu amigo pode trazer o conhecimento dele para compartilhar o porque da resposta com você.

Há ainda casos onde você tem certeza que domina o conteúdo, mas ao ouvir seu amigo descobre que ainda tem muitas dúvidas ou que existe um jeito mais fácil de chegar até o mesmo resultado.

Além de tudo, é uma forma de motivação, ter alguém do lado disposto a aprender com você, sentimos que o aprendizado fica mais leve.

5 – Crie um Projeto Seu e Compartilhe Com Todos

post blog 1024x427 - 5 Dicas Para Aprender a Programar

O programador experimenta uma das melhores sensações quando termina um projeto e passa a compartilhar com pessoas próximas.

Por isso a nossa dica é que durante todo o seu processo de aprendizagem você possa ir colocando o que vê na teoria em prática, dentro de um projeto.

Isso não deixa de ser uma forma de montar o seu portfólio para futuros trabalhos como freelancer, ou até mesmo para colocar em seu currículo.

A nossa dica é que no começo você não faça nada muito complexo, isso pode te desmotivar e atrapalhar o objetivo final que é ter algo feito por você.

Veja mesmo um projeto básico para ir colocando as primeiras aprendizagens sobre o tema.

Uma dica extra e bem legal, é o compartilhamento de projetos em uma comunidade chamada ‘’github’’, essa comunidade conta com diversos programadores experientes que podem auxiliar te dando um feedback sobre o projeto.

Contar com pessoas com mais experiência é sempre uma boa para aprender a programar.

Você também pode aprender a programar com os cursos online aqui na Brasil Code. Todos o cursos que recomendo ensinam programaçaõ do absluto ZERO até o nível profissional. E tem mais, todos os cursos com certificado, suporte e garantia.

cursos Brasil Code 1 - 5 Dicas Para Aprender a Programar

Clique aqui para conhecer o cursos de programação aqui na Brasil Code.

Não se esqueça de fazer parte do grupo do Telegram para mais dicas gratuitas!

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *