[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

10 Erros Comuns ao Estudar Programação Que Você Deve Evitar

10 Erros Comuns ao Estudar Programação Que Você Deve Evitar

Cometer erros ao iniciar os estudos na programação é extremamente comum principalmente para os programadores iniciantes. O estudo da programação exige dedicação, cuidado e empenho, portanto, cometer determinados erros pode desanimar ou tornar o aprendizado mais lento.

Pensando nisso, reunimos neste artigo os 10 erros comuns ao estudar programação que você deve evitar, tornando seus estudos mais eficientes e interessantes. Por isso, se você está entrando no mundo da programação e quer saber mais sobre o assunto, leia até o fim do texto!

10 erros comuns ao estudar programação que você deve evitar:

Estudar e aprender determinado assunto na área da programação requer dedicação e empenho e, ter uma estratégia inteligente de estudos pode ajudar a tornar o processo ainda mais eficiente, sendo possível observar os resultados à medida que o estudo progride. 

Muitos programadores acabam se dedicando muito na teoria e deixando a prática de lado, ou já partem para prática sem antes tentar entender a teoria. Coisas óbvias para profissionais experientes na área podem se tornar complexas para os iniciantes.

Por isso, confira a seguir alguns erros que você pode evitar ao iniciar os estudos em programação:

estudar programacao 2 1024x427 - 10 Erros Comuns ao Estudar Programação Que Você Deve Evitar

1.    Não Estudar de Forma Estruturada

Um erro típico de quem está começando a estudar programação é não aderir a uma metodologia estruturada e estratégica. Isso significa que, muitas vezes, os programadores iniciantes não criam uma rotina de estudos que funcione para eles e nem procuram seguir algum tipo de “roteiro” a ser visto para facilitar o processo.

Para evitar esse tipo de erro e otimizar os seus aprendizados, é importante definir um programa de estudos, entender quais os temas a serem estudados e os objetivos com o aprendizado de programação, além dos passos necessários para atingi-los.

2.    Estudar Apenas a Teoria

Outro erro comum ao estudar programação é se dedicar apenas na parte teórica, deixando de lado a prática. Por mais que a teoria seja indispensável, a prática se torna a ferramenta principal para que os programadores consigam, de fato, desenvolver códigos e aplicar todo o estudo.

Por isso, é fundamental que você realize exercícios práticos e busque compreender a utilização de cada um dos elementos da linguagem de programação que foram estudados e como aplicá-los corretamente.

3.    Ignorar Fontes de Conhecimento Técnico Como Livros e Documentações

Mesmo que a área de programação permita realizar os estudos através de vídeos online, muitos conteúdos relevantes e de primeira qualidade também podem ser encontrados em livros técnicos e documentações.

Por isso, é necessário expandir suas fontes de conhecimento e explorar materiais de referência. Livros famosos como “Como ser um Programador Melhor”, de Chad Fowler, ou “Código Limpo de Robert C. Martin ou Algoritmos E Lógica Da Programação de Marco A. Furlan de Souza e Marcelo Marques Gomes.

4.    Não Contar Com Uma Base Sólida de Lógica de Programação

Seja qual for a linguagem escolhida para iniciar seus estudos, é indispensável ter uma estrutura sólida de lógica de programação. Isso porque é ela que irá te ajudar a compreender de maneira mais rápida e eficiente a formação de códigos e resolução de problemas funcionais.

Assim, é necessário estudar lógica de programação como um dos conhecimentos pilares para desenvolver suas habilidades técnicas. Procure compreender seu funcionamento, diretrizes e boas práticas, pois tudo isso irá facilitar o entendimento das linguagens de programação e a melhor forma de aplicá-los dentro dos projetos.

5.    Não Pedir Ajuda Para os Programadores Mais experientes

Muitos programadores iniciantes acabam se sentindo inseguros ou envergonhados em pedir ajuda em caso de dúvidas ao longo de seus estudos. Mas, como em qualquer outra busca por conhecimento, essa é parte fundamental do aprendizado e todas as dúvidas precisam ser sanadas para progredir com o aprendizado.

6.    Não Contar Com um Mentor de Carreira

Se o seu objetivo é aprender programação para crescer e seguir na carreira, é importante ter uma pessoa que funcione como uma espécie de mentor. De forma geral, essa pessoa atua na mesma área e conta mais experiência no setor que você deseja seguir, seja pessoal ou profissionalmente. Ela irá te ajudar na escolha da linguagem de programação ideal, dos cursos importantes a serem feitos e também dará dicas e sugestões ao longo das etapas do desenvolvimento profissional.

7.    Estudar Várias Linguagens de Programação, Frameworks e Tecnologias ao Mesmo Tempo

Outro ponto comum de ser observado nos programadores iniciantes é a tentativa de se dedicar a diferentes linguagens de programação, frameworks e tecnologias ao mesmo tempo, o que irá dificultar o aprendizado e impedir o desenvolvimento avançado das habilidades na área.

Exemplo: Estudar Python por 30 dias e migrar para JavaScript por qualquer motivo não é inteligente, isso causará uma grande confusão no seu aprendizado.

O recomendado a se fazer é escolher uma linguagem de programação que você tenha mais familiaridade e que faça sentido com os objetivos de sua carreira de programador, depois aprender um framework e em seguida aprender uma tecnologia.

Foque em aprender o que realmente é necessário. Você não é obrigado saber de tudo para desenvolver um projeto. Será requisitado que você domine certas tecnologias, e não que você conheça todas sem nenhum aprofundamento.

8.    Decorar o Código ao Invés de Aprender

Esse é um erro clássico que, com certeza, você já cometeu em algum momento de sua vida, em que estudou tanto para uma prova, decorou todo o conteúdo e, assim que a prova terminou, esqueceu de tudo o que estudou. Isso pode funcionar no colégio, mas para sua vida profissional na programação, vai te levar ao fracasso. Ao escrever os seus códigos, não tente decorá-los, mas sim entendê-los.

9.    Não Realizar o Backup do seu Trabalho

Há, hoje, disponíveis no mercado tantas ferramentas boas para backup automático e controle de versão, que não há mais desculpas para perder todo aquele seu trabalho de dias ou horas, mesmo que aconteça algum problema no computador ao longo do trabalho.

Busque um serviço de armazenamento em nuvem, como o OneDrive, por exemplo, ou qualquer outro que faça o backup automático de todos os seus arquivos de uma pasta definida do computador. Isso é fundamental para evitar qualquer tipo de transtorno ou imprevistos.

10. Desistir Logo no Início de Sua Carreira

Por fim, precisamos deixar de lado os medos e as inseguranças e ter em mente que todo início é difícil e com muitos obstáculos, que podem querer fazê-lo desistir. Todavia, é fundamental prosseguir com os estudos e prática para que as coisas acabem fluindo da melhor forma.

Quando se trata do próprio futuro, desistir nunca é a melhor opção e prosseguir sempre dispostos a aprender e melhorar irá te levar a voos mais altos.

Tenha em mente que todas as pessoas que estão em grandes cargos também já passaram por isso e daqui alguns anos, você vai se lembrar dessa época com orgulho e até mesmo com risadas.

E aí, conseguiu se identificar em alguns dos erros comuns ao estudar programação? Qual deles você irá deixar de fazer agora mesmo? Deixe o seu comentário!

fullstack javascript - 10 Erros Comuns ao Estudar Programação Que Você Deve Evitar

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Exatamente isso , passando por este processo . Mas navegando por varias linguaguagens, mesmo sem reter plenamente o total conhecimento vejo que precisei passar por este erro . Agora parei tudo e voltei para o basico do java e um novo começo sem lacunas de aprendizado .

    • É isso aí amigo, que bom que você identificou o seu erro. Agora é corrigir o erro e seguir em frente. Lembre-se de jamais pular as etapas do aprendizado. 😉