[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Você decidiu aprender a programar porque se interessa pela área de criação de sites, aplicativos ou sistemas? E agora? Está com dúvidas sobre qual caminho seguir?

Se você já escolheu uma linguagem de programação para começar, talvez ainda não tenha conhecimento sobre a gama de possibilidades que está por vir.

Você já deve estar familiarizado com os termos: front-end / back-end e full-stack. Mas, você sabe exatamente o que significam e onde se encaixam? Neste artigo vamos explicar. Confira!

Qual a Melhor Escolha?

back end front end full stack - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Para ajudar você a definir qual é a melhor escolha conforme seu perfil de programador, vamos começar detalhando como os sites modernos funcionam e como diferentes linguagens atendem a diferentes necessidades dos desenvolvedores da web.

Saiba que todos os sites utilizam HTML para processar a estrutura da página e exibir seu conteúdo. Portanto, ele é um esqueleto básico do site real. No passado, era assim que a maioria dos sites operava. 

Um arquivo HTML estático teria que ser atualizado sempre que o desenvolvedor quisesse exibir novas informações. Isso levava os profissionais a refazer os arquivos HTML para exibir novas informações na tela do usuário.

Esse método funciona bem para sites pequenos com informações limitadas e atualizações pouco frequentes, mas grandes sites geram milhões de visualizações de página e precisam ser atualizados todos os dias. 

Sites Estáticos e Dinâmicos

back end front end full stack - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Então, você precisa saber diferenciar entre sites estáticos e dinâmicos. Por exemplo, uma página da web dinâmica utilizará um banco de dados para armazenar todas as matérias de um portal de notícias, bem como um arquivo HTML para exibir as informações.

Então, esse tipo de site usa back-end e front-end. O próprio HTML não pode recuperar nenhuma informação de um banco de dados. É preciso usar uma linguagem do lado do servidor para capturar essas informações e alimentá-las em arquivos HTML.

Uma das linguagens de programação do servidor mais popular e amplamente usada na web é o PHP. Agora temos o seguinte:

aprenda php - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

– Notícias armazenadas em um banco de dados

– Código PHP para obter informações

– HTML para exibir a página da web

Progressão Linear

back end front end full stack 4 1024x512 - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Agora podemos observar uma progressão linear. Isso porque o banco de dados contém todas as informações. Logo, o PHP retira essas informações do nosso banco de dados. Em seguida, o HTML exibe essas informações na tela. 

É assim que a maioria dos sites modernos opera atualmente. Sem ter que armazenar todas as informações na página da web real, os desenvolvedores podem gastar mais tempo otimizando a aparência do site em vez de se preocupar com o conteúdo.

Lembra do back-end e front-end de um site? Bem, podemos dividir o desenvolvimento web em duas categorias principais: desenvolvimento front-end e desenvolvimento back-end.

O Que é Front-End?

back end front end full stack 1 - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Agora, você vai entender do que se trata o desenvolvimento front-end. Qual é o papel de um desenvolvedor front-end e quais são suas tarefas diárias de programação. Um desenvolvedor front-end é responsável principalmente pela interface do usuário e pelo estilo do site. 

A base para a programação Front-End é o tripé: HTML + CSS + Javascript. Essas três são essenciais para qualquer desenvolvedor e são muito importantes na definição do design de um site.

Quando pensamos em HTML como um esqueleto de nossa página da web, podemos pensar em CSS como roupas que uma pessoa pode usar. As pessoas querem expressar seu senso de moda à sua maneira, e o CSS nos permite fazer isso predefinindo determinadas seções de um site para um determinado estilo.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Por outro lado, o JavaScript é muito versátil. Um aplicativo comum de JavaScript pode ser visto pelos botões “Adicionar aos Favoritos” nos sites. Ou simplesmente para exibir a hora e a data é usado o JavaScript. 

Essa linguagem de programação pode fazer muito mais que isso e funciona ao lado do HTML e do CSS (CSS3 é a terceira evolução do CSS).

Desenvolvimento Back-End

back end front end full stack 2 1024x389 - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Embora seja essencial ter um site bonito, também é importante ter um bom conteúdo. As tecnologias da web de back-end mais usadas são: Python, Ruby e PHP. Por exemplo: sempre que você atualiza seu status no Facebook, as informações enviadas são armazenadas no banco de dados, não na própria página da web. 

Se você decidir atualizar seu status, as informações também serão enviadas ao banco de dados. Essa integração perfeita permite que o Facebook carregue tão rapidamente, em vez de exibir as informações de todos o tempo todo.

Há muito mais coisas que a linguagem de back-end pode fazer, mas o principal é que, para um site dinâmico existir com uma grande quantidade de conteúdo, um banco de dados é fundamental, em conjunto com uma linguagem do lado do servidor, é claro.

Desenvolvimento Full-Stack

desenvolvedor full stack - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

A função de um desenvolvedor full-stack está nas categorias front-end e back-end. “Full”, neste caso, significa camada. Portanto, um desenvolvedor dessa linguagem possui experiência em todas as camadas do desenvolvimento de um site. 

Isso inclui, mas não se limita a: servidor, cliente e hospedagem, uma forma de estruturação ou modelagem de dados, interface e experiência do usuário, etc.

Se o seu desejo é se tornar um desenvolvedor full-stack, pode começar a planejar seus projetos, descobrindo quais ferramentas executam o melhor trabalho para tarefa. 

curso pacote fullstack Danki code - Back-end vs Front-end vs Full-Stack: Qual é a Melhor Escolha?

Certas linguagens são melhores para determinadas coisas. Em vez de focar em uma solução única, é muito melhor obter experiência em todos os aspectos do desenvolvimento da web.

De qualquer forma, aprender várias linguagens é o melhor caminho a seguir. No entanto, é bom ter em mente o seguinte: aprenda as linguagens mais utilizadas e populares. Isso porque, quanto mais suporte você tiver para o seu produto, melhor.

Conclusão

Agora, voltamos à pergunta principal: qual é a melhor escolha? Que tecnologia de desenvolvimento você deve aprender? Bem, é indicado usar diversas linguagens com recursos específicos. Isso torna o seu projeto mais eficiente e visualmente agradável.

Espera-se que o campo de desenvolvimento cresça mais de 30% nos próximos anos segundo o IDC. Nosso objetivo é te mostrar como a área de desenvolvimento é vasta e receptiva a todos que queiram entrar nela. Acredite, há sempre oportunidades, basta você correr atrás delas e se qualificar!

Então, se você quer seguir carreira como programador, escolha uma área de atuação ( desenvolvimento móvel, desktop ou web ). Depois disso, avalie o seu perfil profissional e a sua personalidade, aposto que vai te ajudar muito a decidir se é o front ou o back-end – ou os dois! –  que mais te agrada. Depois disso, é só escolher a linguagem que você vai começar!

O que você achou desse artigo? Comente aí !

Aproveite e deixe uma sugestão para um próximo artigo.

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *