[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

A vida de programador pode ser bem cansativa. Mesmo sendo uma profissão apaixonante, em algum momento você perceberá uma queda na sua produtividade. Sabemos que o objetivo é programar mais rápido e melhor, mas calma! Você precisa fazer isso da forma certa, do contrário, terá que trabalhar mais para compensar a queda no seu desempenho.

Para ajudar você a resolver esse problema, neste artigo vamos mostrar como ser um programador produtivo. Estamos falando de algumas habilidades necessárias para favorecer a realização das suas tarefas com rapidez, eficiência e qualidade.

Por que a produtividade importa?

O termo produtividade é definido como a quantidade de produção gerada em comparação ao inicio. Ser um programador produtivo traz muitos benefícios, incluindo salários mais altos, maior popularidade entre colegas e satisfação pessoal.

Acima de tudo, quanto mais rápido você conseguir trabalhar, melhor será para a empresa para qual você trabalha ou para seu rendimento como freelancer, lutando contra a concorrência a cada minuto. O mantra é trabalhar mais rápido, mantendo a qualidade do trabalho.

Então, se você quiser se tornar um bom programador precisará levar em consideração a produtividade. Confira agora algumas dicas!

1- Mantenha o equilíbrio

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 9 1024x385 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Sempre deve haver um meio termo em sua produtividade. É importante manter a vontade de aprender, mas ainda assim evitar que fique exausto. Para isso, lembre-se de descansar o suficiente, equilibrando seu trabalho e sua vida. Uma mente fresca é sempre mais produtiva.

Algumas pessoas ao começar a aprender a programar, sem o menor conhecimento, passam várias horas por dia praticando e estudando. De fato, estar motivado e ótimo, mas não se esqueça de estabelecer uma pausa para não perder momentos de lazer. Isso ajudará você a evitar o desgaste.

2- Torne-se mais produtivo trabalhando menos horas

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 3 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Pode parecer contra-produtivo, mas trabalhar menos horas por semana pode melhorar sua produtividade. Primeiro, você estará focado na tarefa devido ao tempo determinado. Segundo, você estará mais aberto a soluções inteligentes e a capacidade de romper limites.

Isso também fará com que você melhore as más práticas de gerenciamento. Portanto, trabalhe menos horas e seja mais produtivo.

Livro recomendado para melhora sua produtividade: O Poder do Hábito

3- Evite distrações

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Como plataformas, ferramentas e aplicativos de codificação exigem entendimentos controversos, você precisa manter o foco. Se você estiver distraído, levará cerca de 15 minutos para recuperar a concentração.

Os programadores trabalham com problemas complexos e, se forem perturbados, será difícil voltar para a direção certa. Além disso, mantenha o seu ambiente de trabalho organizado, limpo e silencioso.

4- Aproveite ao máximo a automação

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 4 1024x582 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Automação é o futuro. Ela ajuda você a se concentrar nas tarefas maiores, porque as tarefas mais simples e monótonas podem ser automatizadas. Por exemplo, compilar o código ou talvez migrar dados para o banco de dados após cada alteração.

Digitar o código pode ser algo assustador e facilmente levará a queda de produtividade. Para que isso não aconteça, você pode tirar proveito da geração de código ou gravar scripts para automatizar tarefas. 

5- Trabalhe em outros projetos e aprenda novas habilidades

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 5 1024x484 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Trabalhar em novos projetos pode ser uma excelente maneira de manter sua mente renovada. Na maioria das vezes, os programadores ficam presos a um projeto e essa rotina pode facilmente se tornar entediante.

Os projetos pessoais que você faz por hobby podem refletir mais sobre suas próprias ideias e ajudá-lo a crescer como codificador. Sem mencionar, os projetos paralelos que podem ajudá-lo a aprender novas habilidades ao longo do caminho. Isso, por sua vez o ajudará a melhorar sua produtividade em projetos futuros.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6- Não otimize tudo

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 7 1024x564 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

A otimização é um problema sério entre a comunidade de programadores. Para projetos em tempo real, a otimização é necessária. Outros projetos, como jogos, também exigem otimização até certo ponto para melhor experiência do usuário, etc.

No entanto, isso não significa que você deve começar a otimizar seu jogo em seu estado incompleto. O melhor a fazer é otimizar depois que uma boa parte da funcionalidade foi implementada. O início tardio ajudará você a evitar trabalhos desnecessários e a manter sua produtividade.

7- Durma mais

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 8 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Trabalhar menos horas pode ajudá-lo a permanecer produtivo. Enquanto isso, você também precisa dormir adequadamente. Sem um bom sono, a tendência é atrapalhar sua produtividade em grande escala. 

Sem mencionar que boas noites de sono favorecem sua saúde e capacidades cognitivas. A dica é dormir de 7 a 8 horas por noite. Portanto, entenda seus próprios limites e defina um horário para dormir e acordar pela manhã.

8- Faça exercícios físicos

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 1.1 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Passar muitas horas em frente ao computador pode causar diversos problemas físicos, como tendinite nas mãos, dores nas costas, dentre outros problemas musculares em função de movimentos repetidos. Para minimizar seu cansaço e dores pelo corpo, a dica é realizar atividades físicas.  

Por exemplo: ginástica, dança, natação, artes marciais, corrida, caminhada, etc. Assim, seu corpo estará em movimento, o que vai garantir mais produtividade e disposição para o seu dia a dia de trabalho.

9- Se ficar preso em uma tarefa, volte depois

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 0 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Certamente, você já passou horas tentando consertar algum “bug”, mas cansou e desistiu. No outro dia, voltou e resolveu rapidinho esse problema em questão de minutos.

Isso acontece porque o desgaste da sua mente, devido a horas de concentração numa mesma questão, prejudicou seu rendimento e bloqueou novas ideias para corrigir o bug.

Portanto, nesse caso, o melhor a fazer é deixar de lado e voltar mais tarde para resolver depois quando sua mente estiver mais descansada.

10- Primeiro faça o mais importante

Programador Produtivo Como programar mais rápido e melhor 1 - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Saiba que sua energia é limitada por dia. Então, se você começar a trabalhar com os códigos menos importantes, ao chegar no que realmente importa, terá pouca energia para produzir bons resultados. Por fim, faça uma lista com as prioridades do seu dia de trabalho, deixando as tarefas menos importantes para depois.

aprenda a programaar - Programador Produtivo: Como programar mais rápido e melhor

Conclusão Se você é um programador que codifica, já sabe a importância da produtividade. Os ganhos vêm com o tempo. Inicialmente, não tente forçar demais, faça tudo de forma gradual. Saiba que com planejamento você verá os resultados com o passar dos dias.

Gostou destas dicas de produtividade? Deixe o seu comentário!

Artigo recomendado: 3 dicas de Como Conseguir um Emprego de Programador (sem ter experiência)

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!