[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Quer saber como conseguir um emprego de programador e não faz a mínima ideia por onde começar? Confira aqui como planejar a conquista da vaga que sempre desejou.

Antes de mais nada, saiba que é um mercado com muita demanda, principalmente por conta do boom da Internet, e por mais que a concorrência seja alta, tem espaço para todo mundo.

É claro que você vai encontrar pela frente muitos desafios, especialmente se for o seu primeiro emprego, e muitas vezes as empresas exigem conhecimentos básicos de programação.

Por exemplo, HTML, CSS e JavaScript são requisitos obrigatórios.

Agora, hoje em dia, há uma grande procura por profissionais com conhecimento em desenvolver aplicativos, e quanto mais capacitado você for, maiores serão suas chances de conseguir um emprego.

Dessa forma, você se destaca dos seus concorrentes. desenvolver aplicativos é apenas um exemplo e talvez não seja a área que você mais gosta.

O importante aqui é você ser expert em uma determinada área e estar sempre atualizado.

Mesmo que você tenha todas as habilidades exigidas para determinado cargo, ainda existem coisas que você pode fazer para surpreender os recrutadores.

Exatamente por isso que preparei essas 13 dicas de como conseguir um emprego de programador, e quanto antes começar a aplicá-las, melhor.  Quando menos imaginar, já estará recebendo muitos convites para entrevistas.

13 Dicas Para Conseguir Um Emprego de Programador

Como já foi dito, conseguir um emprego de programador pode ser um grande desafio, mas se você estiver bem preparado, em pouco tempo já terá conquistado seu lugar no mercado.

Portanto, confira o que você deve fazer para surpreender os recrutadores:

1- Crie o Seu Portfólio

conseguir emrego1 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Tenha em mente que o seu portfólio é como se fosse um cartão de visitas, e é o primeiro contato que o recrutador tem com você.

Por isso, dedique um tempo para criar o melhor portfólio possível, e de preferência, bem completo, incluindo todas as suas habilidades.

Mas tome muito cuidado: todas as informações contidas no seu portfólio devem ser verdadeiras, pois elas podem ser checadas.

Caso você tenha um site, pode usá-lo como seu portfólio. Dessa forma, os recrutadores têm uma visão mais ampla do que você é capaz de fazer.

2- Preencha o Seu Portfólio

conseguir emrego 4 1 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Para chamar a atenção dos recrutadores, você deve incluir no seu portfólio suas experiências anteriores, se possível, descrever cada uma delas, mostrando os pontos mais relevantes.

E caso tenha feito projetos para outras empresas ou pessoas físicas, também pode colocar, desde que peça autorização antes.

Talvez você esteja se perguntando: mas não tenho praticamente nenhum projeto, afinal, é o meu primeiro emprego?!

Não tem problema algum. O que importa aqui é que você não omita nenhuma informação e tudo o que inserir no seu portfólio possa ser comprovado.

Outra dica bem interessante para conseguir um emprego de programador é você recriar projetos já existentes e colocar no seu portfólio, mas se esqueça de dar referência, blz?!

3- Deixe o Seu Currículo Mais Interessante

conseguir emrego 2 1 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Por mais que você tenha um portfólio muito bem elaborado, com todas as informações sobre suas competências, muitas empresas ainda se baseiam nos currículos dos candidatos no momento de contratar.

Portanto, dedique um tempo e deixe o seu currículo o mais interessante possível, de forma que desperte o interesse do recrutador em querer te conhecer.

Enquanto programador, insira todas as suas habilidades como experiências, projetos realizados, enfim, mostrar porque vale a pena te contratar.

Se você quiser mais dicas de como elaborar um bom currículo, clique aqui e confira guia completo para se destacar!

4- Crie e Atualize Seus Perfis nas Redes Sociais

conseguir emrego 3 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

A maioria dos recrutadores utilizam as redes sociais em busca de profissionais qualificados. Por isso é muito importante que você não fique de fora e marque presença nesses sites. Se você ainda não tem rede social, aqui vai algumas sugestões:

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

Monte um perfil completo com todas as informação necessárias de modo que você seja encontrado, utiliza palavras chaves como: programador, desenvolvedor full Stack, desenvolvedor de aplicativos, fornt-end developer e assim vai.

Isso vai fazer com o recrutador saiba com área da programação você atua. Vale lembrar que mesmo sua candidatura sendo realizada por outros meios, é bem provável que os recrutadores dêem uma olhadinha em seus perfis para conhecer mais sobre você.

5- Procure Conhecer as Empresas

conseguir emrego 5 1024x601 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

No momento de uma entrevista de emprego, não tem nada pior do que “boiar”  sobre o que está sendo perguntado.

É claro que você ainda não tem experiência suficiente para debater sobre determinados assuntos, mas precisa pelo menos conhecer mais sobre o que a empresa está fazendo e sua filosofia.

Isso vai ajudar você decidir se a oportunidade que empresa oferece realmente faz sentido para o profissional que você é. Sendo assim, observe:

  • A cultura da empresa
  • A opinião de funcionários
  • Benefícios oferecidos
  • Médias salariais para o cargo naquela empresa
  • Fotos do ambiente de trabalho

Fazendo isso, você pode acabar decidindo se a oportunidade de emprego combina ou não com você. Não se esqueça de também levar em conta todas as informações da descrição da vaga.

Procure também ficar por dentro de notícias sobre tecnologia em sites, blogs e podcasts, e aproveite todas as horas vagas para saber o que está acontecendo de relevante na empresa.

6- Crie uma Conta no GitHub

conseguir emrego 6 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Talvez você ainda não saiba, mas o GitHub é o site padrão da indústria para controle de versão.

E se você tiver uma conta no GitHub, vai mostrar aos recrutadores que você domina a ferramenta, e isso só conta pontos a seu favor.

Além disso, pode usar a plataforma para armazenar todos os seus projetos. E o ideal é estar sempre atualizando a sua conta, adicionando novos projetos.

Deixe sempre a documentação “READ-ME” clara, a fim de que os recrutadores saibam que você domina codificação.

7- Participe de Projetos Open Source

conseguir emprego 7 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Outra forma de conseguir um emprego de programador é participando de projetos open source (código aberto), que nada mais é do que o código-fonte que está disponível publicamente.

E justamente por ser aberto, qualquer pessoa pode codificar ou fazer sua contribuição.

A grande vantagem de contribuir com esse tipo de projeto é que vai te permitir não apenas ganhar mais experiência, mas também conhecer o trabalho de outros programadores.

Só para você saber, no Explore GitHub, você encontra vários projetos de código aberto. Basta fazer uma pesquisa e encontrar um do seu interesse.

E se é a sua primeira vez, pode começar com coisas simples, como realizar testes, melhorar a documentação, verificar os erros, etc.

8- Trabalhe Como Freelancer

conseguir emprego 8 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Hoje em dia, até mesmo quem tem mais experiência, está trabalhando como freelancer, e seria uma ótima maneira de agregar alguns ao seu portfólio.

Existem várias plataformas onde você pode oferecer os seus serviços como programador, como criar sites para empresas, fazer atualizações, criar aplicativos e muito mais. Aqui vai algumas dicas de plataformas freelancer:

  • Workana
  • Trampos.co
  • 99 freelas

Isso vai mostrar que você corre atrás e quem está do outro lado da mesa, vai perceber que você é interessado e seria um ótimo candidato para ocupar aquela vaga.

9- Participar de Maratonas e Eventos

conseguir emprego 9 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Com a constante evolução do mercado de programação, tudo o que você puder fazer para se atualizar e ficar por dentro do que está acontecendo é participando de Hackathons.

São maratonas onde você vai conhecer várias pessoas com os mesmos interesses, ver o que estão fazendo, compartilhar ideias, e até participar de sorteios.

Se você participar de Hackathons, pode abrir muitas portas para conseguir um emprego como programador.

10- Procure Soluções

hire freelancers - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Assim como qualquer outra coisa na vida, quando nos vemos diante de um problema, muitas vezes deixamos de lado ou para resolver depois.

No entanto, se você quer realmente conseguir um emprego de programador, precisa ir atrás da solução, seja em sites, fóruns ou até fazendo um curso.

Dessa forma, você não apenas vai conseguir solucionar os problemas e tirar dúvidas que pode ter, mas também conhecer outros profissionais da área.

Aqui vai uma dica: o site “Stack Overflow” é excelente para fazer perguntas e de repente você até encontra a resposta que procura.

Assim, sempre que tiver uma dúvida, vale a pena acessar a plataforma, pois ajuda bastante.

11- Busque Novos Conhecimentos

conseguir emprego 10 1024x670 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Hoje, mais do que nunca, é preciso estar sempre atualizado, principalmente nesse mundo de programação.

Por isso, busque novos conhecimentos, aprenda novas habilidades, faça cursos, pois isso faz uma enorme diferença na hora de conseguir um emprego.

A ideia aqui é que você mostre algo mais, e não apenas o básico. Tenha em mente que para aquela vaga, talvez a concorrência seja muito acirrada, e o recrutador precisa ver em você um potencial que os outros candidatos não têm.

Em Alta: Descubra o novo método de treinamento que vai alavancar a sua carreira profissional.

12 Pesquise Por Vagas na Área de TI

conseguir emprego 11 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Não fique achando que emprego cai do céu, e agora chegou o momento de se candidatar a vagas.

A dica é pesquisar todas as vagas para programador, independentemente da empresa e região. Assim, você terá uma ideia melhor dos requisitos e das habilidades necessárias.

Geralmente, a empresa coloca as exigências básicas, e o candidato que tiver além do básico, desperta a atenção do recrutador.

Agora, você também precisa fazer a sua parte. Envie o máximo de currículos que puder, e se colocar todas as dicas listadas acima, terá grandes chances de ser chamado para uma entrevista e até mesmo conseguir um emprego de programador.

Além de enviar o seu currículo, deixe seus amigos e familiares saberem que você está procurando emprego. Quem sabe alguém pode te indicar ou conhece uma empresa que está contratando?

De repente, uma oportunidade pode estar bem na sua frente, mas se você não falar, não tem como as pessoas adivinharem que você está buscando um emprego de programador.

13- Persista

conseguir emprego 12 - Como Conseguir um Emprego de Programador: 13 Dicas Incríveis

Agora, o ideal é se manter sempre confiante em todas as entrevistas. Você se preparou, é capacitado e precisa passar isso para o recrutador.

É bem provável que você faça muitas entrevistas e não seja chamado. Isso é perfeitamente normal e vai acontecer.

O que não pode acontecer é você desanimar e achar que não está à altura para o cargo. Aproveite essas entrevistas até para ver como acontecem, o que geralmente perguntam e com certeza na próxima, você vai tirar de letra.

As entrevistas de emprego servem para você ganhar experiência, saber como se comportar, o que dizer, e só com a prática você consegue isso.

Pode parecer um pouco clichê, mas nada melhor do que se preparar para uma entrevista de emprego do que uma entrevista de emprego.

Não estou querendo dizer que é fácil, mas é possível. E quanto melhor você estiver preparado, não apenas na questão profissional mesmo, mas no momento da entrevista, suas chances de ser escolhido aumentam. Com empenho, a sua hora também vai chegar. Estamos aqui na torcida. 😉

Que tal aprender na prática como ser aprovado nas entrevistas de emprego? Ou consumir conteúdos feitos por profissionais da área a respeito do mercado e seus tendências?

Clique aqui para conhecer o treinamento 10 Técnicas de RH Para Conseguir Emprego Rápido.

Espero que essas dicas te ajudem a conquistar sua vaga de emprego,  e se conhece alguém que também quer saber como conseguir um emprego de programador, compartilhe esse artigo.

Confira Também:

Como Criar um Currículo Profissional Como Programador?
8 Sites Para Você Procurar Emprego na Área de Tecnologia
A Importância do LinkedIn Para os Programadores
Linkedin Para Profissionais de TI: Aprenda a Criar um Perfil de Sucesso!
GitHub: 3 Motivos Para Começar a Utilizar
Top 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *