7 Mitos Sobre Programação

7 Mitos Sobre Programação

Se você parar pensar em quanta demanda existe para sites, páginas e outros produtos da internet, logo se dará conta de que a programação é um dos ramos mais promissores para se trabalhar atualmente.

Apesar disso, as pessoas vivem iludidas por alguns mitos sobre o desenvolvimento web, motivo pelo qual muito delas nem sequer chegam a se aventurar nessa atividade!

Para você que se interessa e, por algum motivo, se viu desmotivado, aqui vai uma desmitificação das principais informações que circulam na internet sobre trabalhar com programação:

1 – Não Tenho o Melhor e Mais Caro Computador do Mercado

Computador para programar 1024x427 - 7 Mitos Sobre Programação

É muito comum que a atividade de programar seja imediatamente associada à necessidade de um aparelho super tecnológico e avançado. E isso não é uma mentira, pois quanto melhor profissional você for se tornando, maior a complexidade de seus programas e mais precisará de um computador adequado para desenvolver seu trabalho.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 300x248 - 7 Mitos Sobre Programação
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

NO ENTANTO, se você quer começar a aprender, isso é totalmente equivocado! Na realidade, para conhecer sobre os principais códigos, desenvolver seus primeiros projetos e iniciar na carreira você só precisa de um computador regular. Provavelmente igual a esse que você tem em casa mesmo!

Algumas aplicações, inclusive, podem ser testadas diretamente pelo celular!

2 – Preciso Ser Um Gênio Para Programar

genio da programação 1024x427 - 7 Mitos Sobre Programação

Antes de tudo, preciso dizer para você que não ter um supercérebro e um diploma não é o fim, ok?

Esse é outro mito da programação muito comum quando se trata de programação. Ele implica duas premissas:

Primeiro, a ideia de que para trabalhar como desenvolvedor você precisa ter um conhecimento formal na área, ou seja, ter cursado Análise de Sistemas, Sistemas da Informação, Engenharia de Software ou similares.

Segundo, que você precisa ser um gênio para se dar bem.

Ambas as noções não poderiam estar mais equivocadas!

Em relação à formação, o primeiro ponto a se destacar é que, muitas vezes, tudo que você precisa para conseguir uma oportunidade é demonstrar ser bom no que faz.

Se você é bom ou está se esforçando para se tornar, saiba que a falta de um diploma não vai te impedir de conseguir oportunidades. Ainda mais começando, por exemplo, como freelancer: o mercado é extremamente flexível e está à procura de profissionais que queiram “colocar a mão na massa”.

Além disso, é preciso destacar que o diploma pode até te dar uma vantagem e trazer uma credibilidade maior ao seu currículo, mas existem alternativas, como Cursos Online que é uma boa para quem está iniciando.

Sobre o segundo ponto, é importante lembrar que programadores são pessoas normais, e a programação é um conhecimento como qualquer outro: você pode aprender com muita dedicação e estudo.

É claro que algumas pessoas têm mais facilidades que outras, mas não significa que você está inapto a adquirir as competências necessárias.

3 – Sou Horrível em Matemática

programador matemática 1024x427 - 7 Mitos Sobre Programação

Se você já ouviu falar que para programar precisa gostar muito de matemática, levante a mão!

Essa é uma fala muito recorrente, porém igualmente incorreta sobre o assunto.

Programação e conhecimentos matemáticos são coisas bem distintas: a competência utilizada para aprendizagem e emprego dos códigos é a lógica. E isso a gente usa para tudo, não é mesmo?

Portanto, não se desespere se você nunca foi uma referência em números na escola. O máximo que você vai precisar é de algumas noções em álgebra.

E, lembrando, tudo que você precisar aprender para desenvolver bem seu trabalho só depende de seu próprio esforço!

Estudar e aprender sempre é importante até para quem é mais experiente na área: as linguagens de programação se atualizam com frequência, entram e saem de moda. Por isso, ser um profissional flexível é um pré-requisito.

4 – O Trabalho é Muito Rígido e Não Envolve Criatividade

programador criativo 1024x427 - 7 Mitos Sobre Programação

O que muita gente não sabe é que a programação mobiliza diariamente a criatividade!

Se a sua impressão inicial é de que o trabalho é muito inflexível, repetitivo e exaustivo, te digo que não!

pacote full stack 3 1 - 7 Mitos Sobre Programação

O programador precisa lidar em sua rotina com a resolução de vários problemas apresentados por seu cliente, e a principal habilidade utilizada para resolver as dificuldades de execução dos programas é a criatividade! Além de, é claro, muita eficiência, agilidade e organização.

Nunca é a mesma coisa, seus desafios sempre mudam. Você aprende muito com isso!

5 – Não Falo Inglês, Como Vou Entender Programação?

inglês para programadores 1024x427 - 7 Mitos Sobre Programação

De fato, os códigos com os quais você precisará trabalhar são escritos em inglês! Mas não se preocupe, isso não te impede de aprender programação!

No início, o mais importante é você entender o que é e para que serve cada coisa. Um conhecimento muito básico de inglês já te auxilia a desempenhar as atividades necessárias.

A fluência em uma segunda língua é um ponto realmente secundário nesse começo, deixe para investir no inglês quando estiver mais experiente no trabalho e perceber que isso se tornou primordial para as oportunidades que você quer conquistar.

Com tempo e dedicação ao estudo, você vai perceber que a prática de programação te ajudará a internalizar o idioma, o que é uma troca bem legal!

6 – Vou Trabalhar Sozinho Para o Resto da Vida

programador sozinho 1024x427 - 7 Mitos Sobre Programação

Esse é o clássico estereótipo do programador que passa seus dias isolado em um cômodo, horas a fio escrevendo códigos complexos sem fim. Imagem horrível e irreal!

Assim como todo profissional, o programador está sempre em contato com pessoas para alinhar os objetivos do projeto, esclarecer informações, discutir soluções, dentre outras coisas!

Um trabalho sem comunicação é impossível em qualquer área, e nessa não seria diferente.

Além disso, hoje em dia, as formas de trabalho vêm se alterando muito. Você pode literalmente trabalhar como quiser, inclusive existe um movimento muito forte de incentivo ao trabalho compartilhado e em ambientes que estimulem a construção criativa!

7- Sou Velho Demais Para Programar

programador velho 1024x427 - 7 Mitos Sobre Programação

Por ser um setor diretamente relacionado à tecnologia, é super normal que a área da programação seja dominada por jovens. Porém, isso não é regra, muito menos um pré-requisito.

Ou seja, não existe uma idade específica para trabalhar com programação. Algumas empresas preferem profissionais mais novos (Junior) por outro lado, existem empresas que preferem profissionais mais experientes (Sênior).

Independente da empresa, uma coisa é certa. O profissional precisa estar atualizado com as tendências e tecnologias do mercado de trabalho (metodologias e tecnologias).

Lembre-se que na programação o mais importante é a sua capacidade de resolver problemas e dar soluções, além do mais você ainda pode trabalhar por conta própria abrindo a sua própria empresa, trabalhando de forma remota ou sendo freelancer.

Resumindo: Não existe uma idade exata para começar algo ou recomeçar uma carreira! Você só precisa ter dedicação e amar o que faz! Fazendo isso com certeza terá sucesso na sua carreira como programador.

Confira o artigo 10 dicas para vencer o preconceito na carreira de TI depois dos 30

Conclusão

Bom, agora você já sabe que não existe impeditivo nenhum para começar a trabalhar com programação, se é o que você deseja! Todo início é sempre muito difícil e cheio de dúvidas, mas não se deixe abalar por informações equivocadas. O segredo para tudo é pesquisar bem e se dedicar com afinco a seus objetivos!

E Caso você queira aprender programação e dominar as maiores e principais tecnologias do mercado, recomendo que você estude bastante com um bom treinamento, para te dar as orientações corretas de como se tornar uma programador profissional e se destacar no mercado de trabalho.

O curso que vem mudando a vida de milhares de pessoas é o Pacote Full-Stack. Esse é o treinamento que eu indico para todo mundo que quer aprender desde o básico até o mais avançado desse mercado.

Clique aqui para conhecer o Pacote Full-Stack ou clique no banner abaixo.

pacote full stack 3 1 - 7 Mitos Sobre Programação

Eu vou ficando por aqui, muito obrigado por ler esse artigo até o final!

Um forte abraço.

E até o próximo post.

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.