[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Desenvolvedor Full Stack: 12 Dicas de Como se Destacar na Carreira

Desenvolvedor Full Stack: 12 Dicas de Como se Destacar na Carreira

O que é um Desenvolvedor Full Stack? O mercado cada vez mais está em busca de profissionais extremamente capacitados. Nesse cenário, o Desenvolvedor Full Stack é o profissional que consegue trabalhar tanto com o desenvolvimento front-end, como o back-end.

Em outras palavras, um Desenvolvedor Full Stack, não pode ser apenas mais um, mas sim o profissional com conhecimentos multidisciplinares, que é capaz de resolver e desenvolver qualquer projeto.

Para conseguir se tornar um Desenvolvedor Full Stack é preciso muita dedicação e tempo, pois um profissional desse nível não aparece a todo momento.

Desenvolvedor Full Stack – Dicas:

Desenvolvedor full stack 12 dicas - Desenvolvedor Full Stack: 12 Dicas de Como se Destacar na Carreira

Fique atento aos cursos que aparecem na internet falando que você vai se tornar um Desenvolvedor Full Stack em poucos dias, saiba que um bom profissional e competente não é formado em um ou dois meses, mas sim com muita pratica e experiência profissional.

Nesse artigo, você vai conhecer as 12 principais habilidades que todo Desenvolvedor Full Stack precisa ter no mercado atual, pois dessa maneira vai saber o que é considerado necessário para se destacar da maioria dos concorrentes. Lembre-se, com a pratica você vai se tornar um profissional ainda melhor e competente.

Vamos lá!

1. Certificação: DNS e SSL

Uma das habilidades mais comuns para um Desenvolvedor Full Stack é de entender como funciona os domínios. Para isso, ter as certificações SSL e DNS são extremamente necessárias para ter destaque.

ebook gratis - Desenvolvedor Full Stack: 12 Dicas de Como se Destacar na Carreira

Atualmente, todo primeiro passo para um projeto começa pelo domínio, sendo assim, ter os conhecimentos necessários, é fundamental para agilizar o processo e configurar da forma correta o ambiente de produção.

2. Front-End

Em segundo lugar, todo Desenvolvedor Full Stack é obrigado a ter conhecimentos em desenvolvimento front-end.

Hoje em dia, profissionais que não conhecem sobre HTML, CSS e JavaScript, rapidamente perdem espaço no mercado atual, que nos últimos anos, está extremamente aquecido e concorrido.

3. Back-End

Em terceiro lugar, todo Desenvolvedor Full Stack também precisa ser especialista em fazer manipulação de banco de dados e dominar algumas linguagens como: JavaScript, Java, Ruby ou PHP

Apesar do foco em dia está voltado para o desenvolvimento front-end, ter total conhecimento de linguagem de programação para o back-end é um diferencial que poucos possuem.

Confira o artigo: Back-end vs Front-end vs Full-Stack: qual é a melhor escolha?

4. Experiência do Usuário

Segundo os algoritmos da maior empresa de busca no mundo, Google, todo projeto deve ser focado na experiência do usuário.

Mas como isso entra na vida do Desenvolvedor Full Stack? Bom, o Desenvolvedor Full Stack tem a obrigação de melhorar a experiência do usuário utilizando técnicas de front-end e UX no projeto.

5. Aplicações Mobile

Um Desenvolvedor Full Stack que deseja se destacar no mercado atual, precisa saber desenvolver e criar aplicações Mobile.

Embora não seja um dado tão divulgados, o mercado de aplicativos mobile movimenta bilhões no mundo. Atualmente, todas as empresas, jogos e marcas desejam ter o seu próprio aplicativo, seja Android, IOS ou ambos.

Sendo assim, caso você seja um Desenvolvedor Full Stack e não saiba trabalhar com aplicações mobile, recomendo que comece agora! O smartphone é considerado o método de acesso a informações mais utilizados do mundo, e isso só tende a crescer.

6. Saber Utilizar Metodologias Ágeis

Provavelmente você sabe que no mundo atual, as pessoas gostam de agilidade e flexibilidade, certo?

Por isso, cada vez mais as empresas estão focando em metodologias para acelerar suas formas de trabalhar e consequentemente, entregar resultados mais rápidos e flexíveis para os seus clientes.

pacote full stack 3 1 - Desenvolvedor Full Stack: 12 Dicas de Como se Destacar na Carreira

Um exemplo de metodologia ágil e padrão é a Scrum, software que mudou completamente a forma de se trabalhar dentro de muitas empresas.

Desenvolvedor Full Stack – Com Metodologias Ágeis as Empresas Conseguem:

  • Agilidade de Produção;
  • Redução de gastos;
  • Maior Lucro.

Dessa forma, se você souber trabalhar dentro dessa área de atuação, existe um grande mercado a sua espera.

7. Conhecer Métodos de Segurança

Com a finalidade de ser um destaque na sua profissão, conhecer métodos de segurança, é fundamental?

Por quê? Atualmente, dados e informações valem mais que ouro, além disso, no mundo todo, leis e regras estão sendo criadas referente aos dados pessoais que as empresas possuem acesso.

Desse modo, profissionais com habilidades em segurança vão ter um grande papel no dia a dia das grandes empresas.

8. Gerência de Projeto

O papel de gerente de projetos está deixando de existir para pequenas e médias empresas, ou seja, a tendência é que não exista mais equipe de desenvolvedores focados em cada área, hoje em dia, o Desenvolvedor Full Stack é o grande responsável por todas as operações no desenvolvimento.

Sendo assim, além de possui grandes habilidades nos 7 tópicos anteriores, saber fazer a gestão de um projeto pode ser um grande diferencial. Desse modo, pode até existir profissionais melhores que você, porém, você terá um diferencial que poucos se preocupam em adquirir.

9. Conhecimento em Negócio

Para conseguir ter um destaque maior em qualquer carreira é necessário sempre conhecer bem o modelo de negócio do projeto, pois todos os detalhes são importantes.

Saber muito bem as etapas do projeto ajuda você a conseguir gerenciar o negócio. Essa é uma dica bem relevante para conseguir se destacar como Desenvolvedor Full Stack.

10. Utilizar Infraestruturas em Cloud Computing

A computação em nuvem mudou de diversas maneiras a forma como muitos setores trabalham. Sem contar que uma grande vantagem dessa tecnologia foi o corte de custos. Obviamente teve outros benefícios como mais agilidade, mobilidade e flexibilidade para o ambiente de TI.

O Desenvolvedor Full Stack precisa ser um profissional completo e muito competente, então é necessário possuir conhecimento sobre essa tecnologia que é tão importante no trabalho.

11. Trabalhar Conforme o DevOps

O trabalho em times é fundamental para qualquer profissional. O DevOps é uma metodologia de times que tem seu foco no trabalho colaborativo e integrado.

Dessa forma os times conseguem trabalhar de forma mais eficiente e conseguem entregar resultados com mais agilidade, evitando muitos erros e melhorando o processo de trabalho.

Se você deseja se destacar no mercado de trabalho, essa é com certeza uma das habilidades mais importantes para conseguir ter um destaque em relação aos seus concorrentes.

Um Desenvolvedor full Stack precisa ter muito conhecimento técnico das tecnologias que utiliza, mas a capacidade de se relacionar com uma equipe e interagir de forma satisfatória é super importante para se destacar na carreira.

12. Saber Inglês

O inglês é muito importante em praticamente qualquer carreira, mas na área de tecnologia essa habilidade se mostra praticamente imprescindível, visto que utilizara esse conhecimento para se comunicar com várias pessoas, aprender novas tecnologias e se atualizar.

Com certeza um profissional que é fluente nessa língua consegue se destacar muito mais que os outros, então se você não sabe inglês comece a estudar, pois vai precisar.

Conclusão

Conclusão full stack 1024x427 - Desenvolvedor Full Stack: 12 Dicas de Como se Destacar na Carreira

Para quem deseja ser um Desenvolvedor Full Stack, aprender e se atualizar faz parte do dia a dia. Caso contrário, da forma que o mundo está avançando, um Desenvolvedor Full Stack que não se atualizar, ficará para trás rapidamente.

O estudo é necessário para qualquer profissional de qualquer área, pois o mundo e as tecnologias estão sempre em constante mudança e ficar para trás dos seus concorrentes não é algo que você deseja, não é mesmo?

É por isso que eu recomendo que você faça um bom treinamento que dê todo o suporte para você adquirir todas as habilidades necessárias que o mercado exige.

Esse é o treinamento que eu indico para todo mundo que quer se tornar um Desenvolvedor Full Stack.

 Clique aqui para conhecer o Pacote Full Stack ou clique no banner abaixo

pacote full stack 3 1 - Desenvolvedor Full Stack: 12 Dicas de Como se Destacar na Carreira

Eu vou ficando por aqui…

Muito obrigado por ler esse artigo até o final!

Um forte abraço.

E até o próximo post.

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *