[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

React vs Vue vs Angular – Qual Escolher?

React vs Vue vs Angular – Qual Escolher?

Hoje, ao começar um projeto é preciso analisar bem qual ferramenta usar para ter o melhor resultado, é extremamente importante tomar a decisão certa já que essa é uma escolha sem volta.

Escolher um Framework ideal para o seu projeto, é muito importante, pois depois que o projeto inicia é muito complicado mudar de framework. Hoje, posso garantir que existem três frameworks tops que são: React, Angular e Vue js.

Mas Qual Seria o Melhor: React, Vue ou Angular?

codigo react - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?

Na minha opinião não existe uma ferramenta perfeita ou melhor que a outra, mas sim a tecnologia que se encaixa de acordo com a sua necessidade no momento. Nesse mundo é muito importante conhecer mais de um framework, pois pode ser necessário implementar vários para suprir as necessidades do projeto.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Se você trabalha com desenvolvimento front-end, muito provavelmente sabe que, para estar a frente do mercado, é preciso estar em constate atualização. O fato é que muitos desenvolvedores, mesmo os mais experientes, não sabem se devem investir tempo e esforço quando uma nova ferramenta surge, visto que nem sempre elas se adequam ao projeto.

React

logo react 1024x427 - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?

Se você é desenvolvedor provavelmente já ouviu falar do React e sua popularização. O React nada mais é que uma biblioteca de Javascript voltada para a construção de interfaces de usuário.

Como é possível perceber, o React não é um template, onde o desenvolvedor adapta o código, mas sim uma biblioteca completa, por esse motivo as possibilidades são incríveis. Abaixo segue algumas características do React:

  • Utilização de componentes
  • Utiliza Javascript
  • Aplicações mobile

E-book GRÁTIS: Guia completo para se tornar uma Desenvolvedor React

Agora que você já conhece as principais características, vamos ao que interessa. Quais são os benefícios do React para o profissional? Confira no próximo tópico.

Quais são os Benefícios Para o Profissional?

São muitos os benefícios que o React proporciona para os desenvolvedores, e com certeza, agrega valor em qualquer projeto.

Para se ter uma ideia, veja abaixo quais são os principais benefícios dessa incrível biblioteca:

  • É compatível com outros plugins

Você não precisará se privar dos plugins que utiliza quando for desenvolver com o React, pois, o mesmo é compatível com a grande maioria dos plugins.

  • Pode ser utilizado para diferentes tipos de aplicações

É possível utilizar o React em diversos tipos de aplicações, tanto web quanto mobile, portanto, o leque de prospectos com certeza irá aumentar para o desenvolvedor que utiliza a biblioteca do React.

  • Amigável com SEO

Diferentemente de muitos frameworks, o React é amigável com o SEO e, portanto, pode ser encontrado tranquilo em buscas orgânicas.

  • React e o mercado de trabalho

A grande maioria das empresas estão optando por contratarem desenvolvedores que saibam utilizar o React. Sabendo disso é de se esperar que se você aprender essa tecnologia, o seu currículo irá ganhar um poderoso aliado.

>>Confira as vagas de emprego para Desenvolvedor React

  • Fácil aprendizagem

É muito fácil aprender a utilizar essa biblioteca, o que torna a barreira de entrada praticamente nula. Claro que estou me referindo a profissionais que já tenham afinidade com Javascript.

Claro que, além dos motivos citados acima, ainda existem muitos outros, mas esse artigo ficaria gigantesco se eu fosse lista-las aqui. Apenas saiba que o React é a biblioteca para front-end que você precisa aprender para agilizar seu fluxo de trabalho e melhorar sua produtividade.

Angular.js

logo angularjs 1024x427 - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?

A primeira versão desse framework foi muito importante, pois mudou o desenvolvimento, pois também aconteceu o surgimento do conhecido two way data binding. Mas, um problema do Angula é o peso, pois várias vezes não conseguimos utilizar nem a metade das funcionalidades.

Dentro do Angular vinha um jQuery lite, mas isso deixava a manipulação do DOM muito lenta e custosa para os smartphones.

React vs Vue vs Angular – Front-end

O Angular.js foi responsável por abrir as portas para o front-end, pois assim conseguiu abrir o mercado que temos hoje. Essa primeira função foi responsável por criar muitos conceitos.

React vs Vue vs Angular – Angular 2

Obviamente, a tecnologia passou por atualizações e chegou na versão dois que está cada vez mais leve e com mais funcionalidades para melhorar a utilização.

Essa tecnologia é mantida pela Google, por isso muitos tem mais segurança para usar o Angular. Muitas empresas utilizam essa tecnologia em projetos corporativos, pois o foco dessa ferramenta é para criação de projetos grandes e como a Google gerencia a segurança acaba sendo maior.

A versão dois do Angular foi totalmente rescrita do zero e começou com o TypeScript. Posso dizer que essa versão não tem nada a ver com a primeira versão.

pacote full stack 3 1 - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?

Depois de todas essas mudanças muitos desenvolvedores começaram a migrar para o React.

React vs Vue vs Angular – Atributos do Angular 2

Esse framework está cada vez mais pesado e completo, porém com certeza está melhor que a primeira versão. A grande maioria dos projetos que utilizam essa ferramenta são grandes, pois precisam de um ambiente completo.

Em resumo, acredito que o angular não é recomendado para projetos muito simples. É possível encontrar várias ferramentas que se encaixem em projeto mais simples.

Mas se deseja trabalhar, essa tecnologia pode ser muito boa para conseguir emprego, porém, sua curva de aprendizado é extensa.

Vue.js

logo vuejs 1024x427 - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?

O Vue.js foi desenvolvido com base no template do Angular, porém utiliza a componentização do DOM e detalhes do React. O Vue.js é muito conhecido como uma excelente ferramenta alternativa ao React e ao Angular, pois a comunidade é muito ativa e faz muita divulgação.

Uma das grandes vantagens que facilitam o trabalho é a interface gráfica. Além do mais, é possível escolher o que você quer ou não no projeto. Se você tiver algum conhecimento em Angular será bastante intuitivo o uso.

React vs Vue vs Angular – Desvantagens do Vue.js

Uma desvantagem dessa ferramenta é que ele ainda é muito nova. Mas é uma questão de tempo para esse framework se popularizar no mercado de trabalho.

React vs Vue vs Angular: Qual a Conclusão?

React angular vue 1024x427 - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?

Um bom programador utiliza as ferramentas que são necessárias para executar um projeto. Domine as tecnologias necessárias e que se complementem, pois achar que um framework é melhor que outro é um grande erro.

Um bom programador utiliza diversas tecnologias para conseguir ter um resultado positivo.  Lembre-se, ficar atualizado e investir em bom treinamento é extremamente importante, pois nesse mundo da tecnologia tudo está em constante evolução, então ficar atualizado é muito importante para não perca espaço no mercado.

pacote full stack 3 1 - React vs Vue vs Angular - Qual Escolher?

Espero que esse artigo tenha sido, de alguma forma, útil e que a partir de hoje você possa ter ainda mais sucesso em todos os seus projetos utilizando alguma delas.

Lembre-se de continuar acompanhando nosso blog, pois, logo trarei ainda mais novidades do mundo do desenvolvimento e você, sem dúvida, não vai querer ficar de fora.

Eu vou ficando por aqui…

E muito obrigado por ler esse artigo até o final!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!