[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Este conteúdo é um guia para programadores iniciantes que traz dicas para alavancar sua carreira como programador.

Talvez você já tenha conseguido seu primeiro emprego. Ou você terminou o curso de programação recentemente e está trabalhando como freelancer.

Seja qual for sua situação atual, precisa saber que a tecnologia está evoluindo constantemente, por isso você deve manter-se atualizado, buscando cada vez mais conhecimento.

Afinal, algumas profissões do futuro exigirão o domínio das principais linguagens de programação. Para não ficar fora do mercado de TI, esteja preparado! A seguir, algumas dicas.

1 – Qual Área de TI Você Pretende Seguir?

programadores iniciantes 1024x427 - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Você sabe que não é fácil aprender a programar, sendo que o processo de aprendizagem é constante. Mas, programar também pode ser muito divertido e a sensação de quando algo finalmente funciona é incrível. 

No entanto, na programação há várias áreas que você pode escolher seguir. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é conhecer todas as opções e definir por onde você quer começar.

Como Encontrar a Área Que Gosto no Meio de Tantas Opções?

Essa é uma das dúvidas que muitos programadores iniciantes tem. Confira algumas áreas que você pode atuar:

  • Front -End
  • Back-End
  • FullStack
  • Mobile
  • Games
  • Administrador de  banco de Dados
  • Web Design

Essas são algumas áreas no qual você pode atuar, lembrando que área de TI vai muito além.

Assim, como programador iniciante, você poderá estabelecer uma estratégia para direcionar seus esforços para a área de TI que tenha mais a ver com você. Não cometa o erro de se dedicar a um tipo de linguagem de programação que não lhe agrada, pois isso irá desmotivá-lo a seguir em frente.

Partindo do princípio que você já domina HTML e CSS, é importante começar por uma linguagem de programação que tenha uma comunidade bastante ativa e que esteja em alta no mercado. Veja algumas das linguagens de programação mais utilizadas nos dias de hoje:

  • JavaScript
  • Python
  • PHP
  • Java

Para saber mais detalhes sobre as linguagens de programação citadas, recomendo a leitura do artigo: Melhores Linguagens de Programação Para Aprender em 2021.

Feito isso, o próximo passo deve ser fazer uma pesquisa no Google. Veja as vagas disponíveis para programadores, com foco na área que você escolheu trabalhar. Dê uma olhada nas principais tendências desse mercado. Outra ideia é conversar com profissionais mais experientes do setor.

2 – Crie Uma Estratégia

programadores iniciantes 1 1024x427 - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Depois de escolher qual área de programação e a linguagem que mais lhe atrai, a dica é definir uma estratégica para alcançar seu objetivo. Para começar, faça uma lista que conste tudo que você deve aprender ou aprimorar.

Então, procure fazer um bom planejamento criando uma lista com tarefas e prazos para concluí-las. Por exemplo: muitas áreas exigem o domínio de framework, portanto comece a estudar a tecnologia exigida.

Vamos supor que sua ideia seja trabalhar com o desenvolvimento de aplicativos utilizando React Native. Então, comece a estudar e praticar! Saiba que você pode literalmente criar seu próprio app e até lançá-lo na Playstore. 

É claro que será um aplicativo simples, sem recursos complicados e provavelmente não o deixará rico, mas é uma maneira de começar a mostrar seu trabalho. 

Quando você experimenta e vê o que funciona e quais problemas você encontra e como resolvê-los, você aprende muito mais rápido do que apenas lendo sobre isso.

3 – Organize-se e Acompanhe Sua Evolução

programadores iniciantes 4 1024x427 - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Uma grande das vantagens dos programadores iniciantes é que eles podem estudar programação por meio de cursos online. Nesse caso é preciso manter-se organizado e se dedicar as aulas, sem abrir mão do descanso.

Alguns cursos são gratuitos, porém fornecem um conhecimento básico de programação. Já os cursos online pagos oferecem conteúdos mais avançados para quem quer se tornar um profissional mais qualificado.

Vale lembrar que minicursos e webinars destinados aos programadores iniciantes, promovidos por especialistas em TI, podem ajudar você a saber mais sobre certa linguagem de programação ou até mesmo a situação atual do mercado.

4 – Aprenda Com Seus Erros

programadores iniciantes 2 1024x427 - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Não tenha medo de errar. Caso algo não saia como o planejado, reconheça seu erro e procure melhorar. É importante reconhecer seu esforço e dedicação para que sirva de motivação para você não desistir dos seus objetivos.

Como programador iniciante, você pode encontrar ajuda de outros aprendizes como você em grupos do Facebook, em comentários de vídeos do YouTube ou em mensagens pessoais com os amigos. Por exemplo: “Criei um Aplicativo com React Native, e toda vez que eu clico no menu de opções ele trava, o que devo fazer?”.

Sem dúvida, essa informação não será suficiente para ajudá-lo em algo tão complexo como a programação. Até porque existem inúmeras razões pelas quais seu código pode não funcionar. Mas é importante mostrar alguma iniciativa própria em descobrir onde está o problema.

No entanto, não basta postar todo o seu log de erros em algum lugar da internet e solicitar que alguém o desvende para você. Algumas dicas podem ajudá-lo momentaneamente, mas se você conseguir descobrir as coisas sozinho, certamente poderá trabalhar cada vez mais de forma autônoma. 

E isso é muito melhor do que receber uma solução pronta que você realmente não entende. A recompensa por isso é a incrível sensação de que você encontrou um bug e o corrigiu. O mesmo vale para qualquer outro problema de codificação que você tiver.

5 – Você Não Precisa Saber Tudo

programadores iniciantes 6 1024x427 - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

É 100% impossível saber tudo sobre programação. Ninguém conhece todas as linguagens de programação, todos os métodos que existem, todas os frameworks e bibliotecas ou a solução perfeita para todos os problemas. Não se preocupe em aprender tudo, apenas concentre-se no que você sabe e amplie isso.

A resolução de problemas é a base da programação! Então você precisa ficar melhor nisso. Resolver enigmas, utilizar lógica de programação, escrever código no papel e analisar problemas podem realmente ajudar no seu crescimento profissional.

Há muitas pessoas aprendendo a programar por aí. Não compare o seu progresso com o de outra pessoa. Em vez disso, analise a sua evolução e concentre-se no seu próprio desempenho.

6 – Busque Oportunidades Para Colocar Seu Conhecimento em Prática

programadores iniciantes 9 1024x427 - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Depois de estudar bastante, você começará a ter mais confiança em si mesmo. Assim estará se sentindo pronto para entrar no mercado da programação. Agora, basta colocar em prática tudo que aprendeu.

Então, para começar, busque oportunidades de trabalho focadas para programadores iniciantes. Essa é uma maneira de dar o primeiro passo na sua carreira de programador.  

Otra forma de você trabalhar como programador iniciante é através de freelancer. Existem vários sites no qual você pode se cadastra e trabalhar como programador freelancer.

7 – Mantenha-se Atualizado

programadores iniciantes 3 1024x427 - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Como já citamos, manter-se atualizado é fundamental na área de TI, já que novas tecnologias surgem o tempo todo e o setor está sempre evoluindo. Então, procure saber as tendências do mercado, o surgimento de novas linguagens de programação e qualquer tipo de informação que envolva a profissão de programador.

Pense em aprender mais, faça cursos sobre temas que você desconhece ou domina pouco. Por fim, não deixe de aperfeiçoar o que você já sabe e aprender o que não sabe! Converse com profissionais do ramo e exercite ao máximo seus conhecimentos em programação.

Dica Extra: Goste do que você faz

Independente da área da programação que você escolher, o mais importante é você estar na área porque gosta e se interessa.

Muitas pessoas que escolhem a profissão de programador somente para ganhar dinheiro, pois sabemos bem que área de TI é uma das mais bem pagas do mercado e está sempre em alta. Isso pode trazer sérias consequência a longo a prazo, pois você acabará se tornando um programador frustrado.

Por outro lado, existem muitos programadores iniciantes que que realmente gostam da profissão e gostam de ajudar as pessoas. Por tanto, esteja sempre do lado dessas pessoas. Com certeza que irão te ajudar ao longo de sua jornada.

Caso você se interesse pela área e queria alavancar a sua carreira, não deixe de conferir nossos cursos online e escolha aquele que mais tem a ver com seu perfil.

banner cursos - Programadores Iniciantes: 7 Dicas Essenciais para Alavancar a Carreira

Espero que essas dicas tenham sido de grande ajuda e que você tenha sucesso em sua carreira como programador.

Um forte abraço e até o próximo artigo!

Robson dos Santos

Confira Também:

10 Erros Que Todo Programador Iniciante Comete
HTML e CSS: Guia Básico para Iniciantes
12 Frameworks e Bibliotecas JavaScript Mais Utilizados no Mercado
Melhores Linguagens de Programação Para Aprender em 2021
Como Ganhar MUITO Dinheiro com Programação: 5 Dicas Incríveis

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *