[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6 Principais Cursos Superiores de TI

6 Principais Cursos Superiores de TI

Se você acompanha o nosso blog já deve saber que a área da tecnologia da informação é um tanto quanto promissora, não só no Brasil, como no mundo.

A necessidade de profissionais qualificados na área é grande, por isso oportunidades e grandes salários não faltam.

Contudo, cada vez mais é necessário investir e saber sobre os cursos superiores da área, já que o mercado vem ficando cada vez mais acirrado e um diploma é sempre um acréscimo no currículo.

mini curso gratuito - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Se você gosta da área, com certeza vai ficar em dúvida sobre qual dos cursos superiores escolher e isso tem relação com o que você deseja fazer depois de formado. Sabia?

Para te ajudar em todo esse processo de escolha preparei um artigo com conteúdo exclusivo, falando um pouco mais sobre cada curso.

Essa é uma maneira efetiva de você saber o que te espera durante os anos de graduação.

Preparados?

1 – Engenharia de Software

Engenharia de Software 1024x427 - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Entre os cursos superiores da área de tecnologia, com certeza a Engenharia de Software é um dos mais promissores e também um dos mais recentes, visto a necessidade desse tipo de profissional.

De forma resumida, é um curso que possibilita o conhecimento do desenvolvimento de softwares e de programas de computadores, tudo para situações e dispositivos diferentes.

Sendo assim, o aluno sai apto a desenvolver um jogo para celular ou um programa operacional para uma empresa, por exemplo.

Justamente pelos aplicativos e pela automação nos processos dentro das empresas, que é uma área em crescimento constante, com alta procura no mercado e com salários acima da média.

O Brasil é um país que está bem colocado no ranking de mercados mundiais para software, ocupando o quarto lugar.

Falando mais sobre as matérias, dentro do curso superior de Engenharia de Software o aluno aprende sobre design e interação, estrutura de dados, gestão de projetos, gerenciamento de software, linguagem e programação, manutenção de software, entre outros.

O curso inclui ainda estágios supervisionados no último ano e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Média salarial: A média salarial desse profissional é relativa, porque depende do cargo, além de depender do que cada empresa paga. Contudo, estima – se que um iniciante ganhe cerca de 6 salários mínimos.

2 – Engenharia da Computação

Engenharia da computação 1 1024x427 - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Dentro dos nossos cursos superiores não podemos deixar de citar a Engenharia da Computação.

O curso é bem amplo e diversos campos se encontram por aqui, contudo, o grande foco é a criação e o desenvolvimento de hardware.

Segundo especialistas, dentro dessa área o foco não é apenas os sistemas dos aparelhos, é também a integração entre eles.

Ou seja, é um curso mais indicado para quem tem interesse em tecnologia, nos avanços dessa área e nas tendências do mercado.

O curso tem duração de 5 anos, ou seja, é algo realmente mais longo, com uma grade curricular completa.

Como por exemplo, matemática, física, química, computação sistemas de controle, inteligência artificial, sistemas operacionais, entre outros.

É preciso entregar um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC para conseguir o diploma e um estágio supervisionado.

O estágio é uma chance de o aluno colocar o que viu durante os 4 anos (visto que é no último ano de curso, em prática).

Média salarial: de 6 a 8,5 salários mínimos, dependendo das horas trabalhadas e da empresa.

3 – Ciência da Computação

Ciência da computação 1024x427 - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Entre todos os cursos superiores mencionados até agora, o da Ciência da Computação é o de menor duração, 4 anos.

Também é um dos mais antigos, onde os alunos têm matérias mais básicas e podem se especializar depois através de cursos online.

Entre as matérias dos 4 anos, podemos citar, matemática, logica, teoria da computação, linguagens de programação, arquitetura de computadores, inteligência artificial, banco de dados, rede de computadores, entre outros.

mini curso gratuito - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Ou seja, é um curso mais geral, onde o aluno pode se especializar em analista de sistema, gerente de TI, ser um arquiteto de software e afins.

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é de obrigatoriedade dentro do curso para ter o diploma de bacharel na área.

Média salarial: Mais um curso que depende do cargo a ser ocupado, mas um iniciante pode ganhar cerca de 4 salários mínimos em uma empresa de grande porte.

4 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1024x427 - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Você achou todos os cursos superiores apresentados longos demais? Talvez a sua opção seja um tecnólogo, que é oferecido em diversas universidades e que também tem uma boa saída no mercado.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um exemplo disso, ideal para quem deseja ganhar dinheiro a curto prazo, visto que tem duração de 2 a 3 anos (a depender da instituição escolhida).

Ainda sendo um curso tecnólogo, dentro do mercado de trabalho é um profissional de nível superior, que vai analisar, projetar, documentar, testar e implementar da manutenção de sistemas de computadores e softwares.

Além disso, é para esse profissional que as pessoas recorrem para manutenção ou quando algo no sistema está errado.

A grade é mais prática, visto a modalidade do curso e entre as matérias o aluno pode esperar por teoria geral de sistemas, direito e legislação, estrutura de dados, probabilidade e estatística, linguagens de programação, sistema de informação, entre outros.

O aluno do curso não precisa se preocupar quanto ao trabalho de conclusão de curso (TCC), visto que nessa modalidade não é obrigatório, como os demais cursos superiores citados.

Outra vantagem é que o aluno pode encontrar esse curso na modalidade presencial e a distância e os dois possuem validade.

Se engana quem acredita que por ser um curso técnico não há saída no mercado de trabalho para os alunos desse curso.

O mercado procura sim por esse tipo de profissional e está em falta pessoas qualificadas para esse tipo de trabalho, por isso, se você tem dúvidas, é sim um ótimo investimento.

Confira o artigo: 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Média salarial: De acordo com as pesquisas realizadas pelo mercado, é um profissional com média salarial entre 2 a 6 salários mínimos, pois depende da empresa em questão.

5 – Sistema de Informação

Sistemas de Informação 1024x427 - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Quem deseja algo mais curto ainda tem outra opção em nossa lista de cursos superiores na área de tecnologia, o curso de Sistema de Informação.

Há cursos tecnólogos, com duração de 2 anos e bacharelado com duração de 4 anos.

Contudo, os cargos ocupados em empresas e consequentemente o salário desses profissionais são diferentes.

Qualquer curso de sistema de informação tem como objetivo formar profissionais para atuar na área tecnológica com soluções e para gerenciamento dos sistemas.

Dentro da grade curricular do curso encontramos materiais como, análise e projetos de sistemas, marketing de comércio eletrônico, sistemas integrados de gestão, banco de dados, rede de computadores, engenharia de software, entre outros.

Para ser bacharel o aluno precisa entregar um trabalho de conclusão de curso (TCC), o que não acontece no curso técnico.

No curso superior o estágio não é obrigatório para formação, contudo, algumas universidades colocam isso na grade.

Média salarial: Para os tecnólogos na área o salário pode chegar a 1,5 a 3 salários mínimos. Já para quem é bacharel o salário médio inicial é de 2,5 a 6 salários mínimos.

Lembrando que novamente depende do cargo (já que é possível trabalhar em diversos setores com esse curso), da empresa e até mesmo da cidade.

6 – Gestão em Tecnologia da Informação

Gestão em Tecnologia da Informação 1024x427 - 6 Principais Cursos Superiores de TI

Para finalizar a nossa lista de cursos superiores temos o de Gestão em Tecnologia da Informação.

Um curso técnico, ideal para quem não pode ou não quer ficar por muitos anos estudando.

O curso dura em média 2 anos, como outros dentro da modalidade de tecnólogo, contudo, há faculdades que estendem mais meio ano para uma grade mais completa.

Falando em grade curricular, dentro do curso o aluno vai ter matérias como gestão e qualidade, lógica, modelo de processos, modelos de sistemas, gestão estratégica de recursos humanos, planejamento estratégico de tecnologia da informação, entre outros.

O foco no mercado de trabalho é o planejamento e a gestão de recursos nas empresas de TI e de software, o profissional pode atuar ainda acompanhando a rotina dos colaboradores, administrando a infraestrutura física e lógica de toda a parte informatizada da empresa, definindo regras para o uso dos sistemas, entre outros.

Por ser tecnólogo não é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) para se formar.

Este é um curso técnico com grande saída dentro do mercado de trabalho e com salário competitivo.

Média salarial: De 3,5 a 5 salários mínimos, a depender da empresa e dos anos de experiência.

Agora que você já conhece os cursos superiores disponíveis dentro da área da tecnologia, chegou a hora de tomar a sua decisão.

Outro ponto importante é escolher bem a faculdade, em questão de oferta de estágios, corpo docente, grade curricular e projetos extracurriculares que podem oferecer.

E aí, gostou do artigo? Qual desses cursos superiores você se identifica mais? Deixe o seu comentário!!!

mini curso gratuito - 6 Principais Cursos Superiores de TI

___________________

Quer ficar em dia com os meus posts e novidades sobre programação?

Participe do grupo no Telegram!

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *