[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Dentro da área de tecnologia da informação existem diversas profissões, os profissionais podem ir escolhendo o que fazer conforme as suas habilidades.

Os Web Designers e os Desenvolvedores Web são profissionais extremamente requisitados, ambos trabalham com a mesma coisa, mas de forma diferente.

Lembra que mencionamos que tudo depende das habilidades que cada profissional deseja desenvolver? As diferenças entre os dois profissionais vêm para nos mostrar exatamente isso.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer a diferença entre o trabalho de um Web Designer e de um Desenvolvedor Web. Preparados?

O Que Um Desenvolvedor Web Faz?

Desenvolvedor Web 1024x427 - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Para entender as diferenças precisamos saber com detalhes o que cada profissional faz em seu dia – a – dia.

Vamos começar falando sobre o Desenvolvedor Web, que utiliza de todos os elementos que foram criados, como a estrutura do site, modelos de projetos e protótipos e transformam isso em código.

mini curso gratuito - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Lembrando que o profissional não faz nenhum trabalho de design, mas geralmente colaboram com o profissional durante esse processo.

A depender do projeto, a parceria entre os profissionais acontece logo no começo, colocando o desenvolvedor na posição de consultor.

Contudo, é possível que a parceria aconteça na entrega do projeto.

O Que Um Web Designer Faz?

Web Designer 1024x427 - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

O Web Designer não tem uma tarefa ou algo específico dentro do site, tudo depende do projeto.

Mas de uma forma geral, a grande responsabilidade desse profissional é pensar em interfaces digitais que podem ser atraentes e ao mesmo tempo eficazes.

Tudo isso para levar a pessoa a continuar no site, comprando, lendo ou se cadastrando, por exemplo.

Quando falamos sobre experiência do usuário, entra todos os detalhes que um Web Designer pensou, a facilidade em encontrar um tópico que deseja, cores harmônicas, letras de fácil leitura e afins.

Todos os detalhes devem combinar com o que a marca deseja passar para o seu público alvo.

Para que todo esse processo seja realizado com sucesso o profissional precisa pesquisar referências, realizar testes e fazer validações.

Porém, toda essa experiência que o profissional deseja oferecer para o público alvo precisa ser pautada na codificação de um site, não adianta pensar em mil coisas que podem não dar certo na prática.

Por isso mencionamos mais uma vez o quanto os dois profissionais precisam de uma parceria para melhores resultados.

Desenvolvedor Web e Suas Habilidades

Desenvolvedor Web Habilidades 1024x427 - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

O profissional precisa de algumas habilidades para desenvolver o seu trabalho, e tais habilidades são consideradas mais técnicas, por isso estudar programação e ter domínio sobre algumas linguagens é fundamental.

Consideramos importante para quem deseja seguir a profissão saber sobre as principais habilidades.

Porém, precisamos ressaltar que existem diferentes partes dentro de um site, por isso a nossa lista é mais geral e nem todas as habilidades se aplicam a depender da área que o profissional será responsável.

HTML: Uma linguagem bem conhecida, a partir dela os desenvolvedores podem criar estilo de texto para navegadores da web (front-end);

CSS: Já essa linguagem permite que o profissional formate os elementos de uma página (front-end);

– Javascript: Outra linguagem bem conhecida dentro do mundo da programação, dentro desse contexto a principal função é a transformação de uma página estática a algo interativo (front-end);

PHP: Aqui temos uma linguagem mais avançada, onde o desenvolvedor vai trabalhar por meio de uma interface de linha de comando (CLI) para codificar o núcleo de um site (back-end).

Além das habilidades de programação mencionada, o Desenvolvedor Web também deve ter habilidades complementares para exercer suas funções, tais como:

Confira o artigo: Desenvolvedor de Aplicativos: Tudo Que Você Precisa Saber!

  • Habilidade para gerenciar projetos e tempo;
  • Design responsivo, algo essencial, visto que a maioria das pessoas acessam sites através de dispositivos móveis;
  • Técnicas de SEO;
  • Resolução de problemas;
  • Habilidades para se comunicar com outros profissionais e firmar parcerias para melhores resultados.

Web Designer e Suas Habilidades

Web Designer habilidades 1024x427 - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

As habilidades de tais profissionais possuem suas diferenças, confira a lista sobre o profissional Web Designer:

Branding: É importante que o profissional entenda e saiba como gerenciar e posicionar de forma estratégica a marca para quem está trabalhando, nesse caso se trata de um conjunto de ações para construção dos valores para o público alvo da marca;

Teoria das cores: O profissional precisa entender sobre a harmonia das cores, tudo isso para montar algo que fique esteticamente agradável. Além disso, cada cor possui seu significado, seja psicológico ou cultural e utilizar desse recurso é uma mais valia dentro de qualquer projeto;

mini curso gratuito - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Layout / formato: Como mencionado em nosso artigo, cada vez mais os usuários utilizam de dispositivos móveis para acessar sites e com isso, o layout do site precisa ir se adequando;

Jornada do usuário: O profissional precisa visualizar todo o caminho que o usuário vai seguir dentro do site para construir a melhor interface, chamamos de design UI/UX, termo bem conhecido no mercado;

Design de emoção: É curioso como o profissional precisa criar empatia em todo esse processo, sem isso, a persona provavelmente será criada de forma errada;

Design responsivo: Novamente falando sobre design responsivo, nesse caso é importante considerar que cada escolha pode afetar o usuário, levando em conta os dispositivos e os navegadores existentes no mercado;

Interação: Dentro dessa habilidade o objetivo é aumentar os cliques (se for o caso) ou mesmo o envolvimento do usuário com o site;

Bom gerenciamento de projetos e tempo: Assim como mencionado no Desenvolvedor Web;

  • Codificação HTML e CSS;
  • Técnicas de SEO;
  • Taxa de conversão;
  • Comunicação efetiva com o cliente;
  • Colaboração para trabalhar em equipe juntamente com outros profissionais.

Algumas Ferramentas Utilizadas Por Web Designer e Desenvolvedor Web

Web Designer x Desenvolvedor Web 2 1 1024x427 - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Como os Desenvolvedores Web e Web Designers trabalham em partes diferentes de um site, existe uma certa diferença quando o assunto é ferramentas de trabalho. Confira algumas delas:

Ferramentas Utilizdas Por Web Designer:

Softwares
Sites de Bancos de imagens
Ferramentas de otimização de imagem

Ferramentas Utilizadas Por Desenvolvedor Web

Ambiente de desenvolvimento integrado (IDE)

Controle de versão

Ferramentas para desenvolvedores de navegadores

Sistema de gerenciamento de conteúdo

Ferramentas de análise e teste de sites

Você Deseja Ser Um Web Designer ou Um Desenvolvedor Web?

Web Designer x Desenvolvedor Web 1024x427 - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Conhecendo a diferença entre os profissionais fica mais fácil decidir em qual profissão você deve seguir, não é mesmo?

Mas para te ajudar ainda mais nesse processo, preparamos algumas situações práticas.

Lembrando que essas dicas valem também para quem deseja contratar um profissional, mas não sabe ao certo qual.

– Se você gosta mais de criar um layout para um site, com todos os detalhes que possam remeter a marca, pensando no visual e na experiência que o usuário vai ter quando se deparar com o projeto, deve ir para a área do Web Designer.

– Por outro lado, se você deseja criar um novo formulário de contato dentro de um site ou mesmo fazer do zero um aplicativo para celular, deve ser um Desenvolvedor Web.

– Uma empresa deseja mudar totalmente a sua marca e precisa da sua ajuda com questão de cores, estética, ideias e muito mais, essa parte mais criativa e ao mesmo tempo essencial para uma marca é trabalho do Web Designer.

– Você gosta de solucionar problemas dentro de um servidor ou de uma hospedagem? Procurar o que há de errado? Então se daria bem sendo um Desenvolvedor Web.

– Se você se vê trabalhando com edição de fotos e vídeos, pode ser um Web Designer.

É comum que os dois profissionais trabalhem juntos, por exemplo, quando uma empresa precisa criar seu site do zero ela não pode optar por um ou por outro, ambos devem fazer parte da equipe e trabalhar juntos.

Existem empresas já com equipes prontas, mas na modalidade freelancer é importante que o profissional entenda a necessidade de trabalhar em conjunto e sinalize isso para o cliente.

Mercado de Trabalho

Web Designer x Desenvolvedor Web 5 1024x427 - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

O mercado de trabalho se mostra aquecido para os dois profissionais, afinal, estamos falando de áreas cada vez mais procuradas.

O salário sempre depende de uma série de fatores, como a cidade, o tamanho da empresa, a quantidade de projetos que essa empresa costuma pegar, entre outras coisas.

Dentro dessa perspectiva de salário, o Desenvolvedor Web geralmente ganha mais do que um Web Designer, a diferença vai depender dos fatores como habilidades e tipo do trabalho a ser desenvolvido.

Os profissionais podem trabalhar na modalidade freelancer, o Web Designer geralmente cobra de R$ 40 a R$ 60 a hora.

Enquanto o Desenvolvedor Web pode cobrar de R$ 90 a R$ 120 por hora ou até mais.

Conclusão

Podemos ver que a diferença entre os profissionais reflete o salário dentro do mercado, mesmo sendo dois profissionais com grande procura.

O web Designer traz a ideia que a marca quer passar de forma materializada, focando na experiência que o usuário vai ter.

Já o Desenvolvedor Web vai cuidar de toda a parte de linguagem de programação para que isso se torne realidade.

Contudo, como vimos ao longo do nosso artigo, é comum e frequente que esses profissionais trabalhem juntos, principalmente em projetos que nascem do zero.

mini curso gratuito - Web Designer x Desenvolvedor Web: Saiba as Diferenças

Mesmo com as diferenças, um complementa o outro e sempre que puderam fazer essa parceria o trabalho fica ainda melhor executado.

Você sabia a diferença entre os profissionais? Conte pra gente nos comentários.

Não se esqueça ainda de continuar em nosso blog para conferir mais artigos.

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!