[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

Desenvolvimento de games é uma área promissora, o que chama cada vez mais atenção de quem já gosta do mundo de games e quer unir o útil ao agradável.

Se você já está na área, deve ter outro dilema hoje em dia, afinal existem diversas engines de mercado e nem sempre se sabe ao certo qual escolher.

Pensando em te ajudar, o nosso artigo de hoje trouxe as melhores engines do momento, você vai conhecer as principais características e escolher qual melhor se adapta as suas necessidades.

1 – Construct

Construct 1024x427 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

Quem está iniciando nesse mundo tem aqui uma das melhores engines e disso não há dúvida.

Falamos em pessoas iniciantes pela possibilidade que a plataforma oferece de não precisar saber nenhum tipo de linguagem de programação, é isso mesmo que você leu.

Por muito tempo o desenvolvimento de jogos tinha relação direta com a programação e claro que saber programar é sempre um ponto super positivo dentro desse mundo.

Contudo, com a tecnologia é possível utilizar de um software onde esse conhecimento não é um requisito.

Além da questão da programação, é indicado para iniciantes por ser extremamente fácil, é realmente intuitivo e serve como uma variável motivadora.

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D Crie de 25 Jogos Completos 2D e 3D durante o curso. 1 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

Quanto a ferramenta, temos uma versão gratuita e dois tipos de versões pagas, o pagamento é feito somente uma vez e não é necessário pagar uma mensalidade.

A grande diferença entre a versão paga e a versão gratuita são mesmo as limitações de ferramentas, o que é normal para esse tipo de software.

Dentro das versões pagas a Personal License é recomendada para os usuários que desejam aprender mais sobre esse mundo e trabalhar na modalidade freelancer.

A versão Business License, é mais indicada para empresas que trabalham na área mesmo.

Para finalizar as informações sobre a Construct, é importante saber que em qualquer versão será possível pagar por funcionalidades extras, como plug-ins ou pacotes de gráfico.

2 – Game Maker

Game Maker 1024x427 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

Dentro das melhores engines a Game Maker não pode ficar de fora, o motivo é simples, estamos falando sobre um das ferramentas mais antiga do mercado de games.

A ferramenta é mais indicada para aquelas pessoas com maior experiência, um iniciante pode se sentir mais perdido, por exemplo.

Porém, já adiantamos que não é por isso que a Game Maker é de difícil uso ou nada do tipo, ela é simples e bastante funcional, sendo uma forma rápida de criar jogos para as mais diversas plataformas.

Diferente do que colocamos sobre a plataforma anterior, você não encontra nenhuma versão gratuita apenas para testes de 30 dias, em outras palavras você precisa comprar para usufruir de todos seus benefícios.

Atualmente existem 3 tipos de planos: Creator, Developer e Console. Dependendo do plano, o valor pode custar mais de 2 mil reais, por isso muitas pessoas acabam desistindo de desenvolver games a partir da Game Maker.

Empresas conseguem trabalhar com a ferramenta de forma mais fácil do que um profissional freelancer, por exemplo.

Quem tem como investir vai estar realizando uma ótima escolha e certamente não terá nenhum arrependimento.

Jogos famosos foram desenvolvidos por aqui, como por exemplo, Undertale, Xenon Valkyrie+.

A fama dos jogos acaba elevando o preço do software no mercado.

3 – Unreal Engine

Unreal Engine 1024x427 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

Quando falamos sobre o poder gráfico desses softwares não podemos deixar de citar uma das melhores engines do mercadoa Unreal Engine.

Como mencionado, o primeiro ponto de destaque é mesmo o gráfico oferecido e que grandes empresas fazem uso, um exemplo é o Gears of War produzido pela Microsoft através dessa ferramenta.

Quando lançado o foco inicial era a criação de jogos de tiro, mas logo depois fez sucesso pela criação dos mais variados tipos de jogos, como por exemplo, Moral Kombat X, Mirror’s e Tekken 7.

Se você é iniciante e está pensando que não seria uma boa oportunidade para você, viemos mostrar o contrário.

Mesmo sendo utilizado por profissionais o iniciante pode contar com a Unreal Engine, não é necessário saber programação e códigos, outro ponto bem positivo. Tudo isso graças ao sistema de Blueprints, que é uma linguagem de scripts visuais.

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D Crie de 25 Jogos Completos 2D e 3D durante o curso. 1 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

O melhor sobre o Unreal Engine é a gratuidade, até 2015 era preciso pagar para ter acesso, contudo, depois da data todas as pessoas conseguem ter de forma gratuita.

Outro ponto bem relevante para quem está iniciando e não gostaria de investir na compra ou mesmo nas mensalidades (visto que anteriormente era cobrado uma mensalidade na Unreal Engine, diferente das outras ferramentas mencionadas nesse artigo).

Lembrando que mesmo gratuito continua com toda qualidade e com todas as funcionalidades, essa questão de não cobrar mais mensalidade não interferiu em absolutamente nada.

Mas tenha atenção, a partir do momento que o desenvolvedor tenha lucros é necessário pagar 5% em royalties, o valor é cobrado após os primeiros 3 mil dólares por produto e por trimestre.

4 – Godot

Godot 1024x427 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

A quarta opção para quem está procurando pelas melhores engines está na Godot, ferramenta bastante conhecida.

O principal ponto da Godot que faz está nessa lista é o desenvolvimento simples e fácil de jogos tipo 2D e 3D, ou seja, se você pensa em desenvolver games dentro dessas especificações tal ferramenta pode te auxiliar mais do que qualquer outra.

Todos os jogos feitos através da ferramenta podem ser exportados para outras plataformas, como por exemplo, Android, IOS, Linux ou até consoles como Playstation e Xbox.

Falando em valores, temos algo 100% gratuito, o que novamente chama atenção de quem deseja começar.

Diferente da plataforma anterior, onde royalties são cobrados quando os jogos e / ou aplicativos começam a dar lucro, por aqui isso não acontece.

Todos os direitos pelos jogos desenvolvidos são do desenvolvedor, por isso ele pode lucrar e vender à vontade, sem dar nenhum retorno financeiro para a ferramenta.

Não é necessário ter nenhum computador extremamente potente, visto que que o programa é leve e roda com configurações bem simples.

A Godot é open source.

Quanto a facilidade para mexer nas ferramentas e usar as opções, não é das mais fáceis, contudo, depois de alguns dias explorando as funcionalidades o desenvolvedor passa a conseguir ir mexendo com maior propriedade.

5 – Unity

Unity 1024x427 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

Para finalizar o nosso artigo sobre as melhores engines, temos a ferramenta Unity, sendo uma das mais populares desse mercado e considerada a maior concorrente da plataforma Unreal, já citada.

O primeiro ponto de destaque da Unity sem dúvidas são suas ferramentas, tudo por aqui é muito completo, mas ao mesmo tempo, pode ser utilizada por um iniciante.

Claro que quem possui experiência consegue ter ainda mais facilidade, contudo, em poucos dias qualquer desenvolvedor consegue começar a trabalhar por aqui sabendo sobre programação.

Sim, a programação é um ponto importante dentro da ferramenta já que é constantemente utilizada

E assim como desenvolvedores independentes utilizam muito dessa plataforma, grandes empresas também, temos o exemplo da Disney que usa a Unity.

Quando o assunto é criação, é possível trabalhar com jogo 2D simples ou jogos 3D com gráficos para ninguém botar defeito.

Com a ferramenta existe a possibilidade de exportação para as mais diversas plataformas, desde dispositivos móveis, até a realidade virtual.

O mais indicado é para o desenvolvedor que deseja criar jogos para dispositivos móveis, por isso é uma característica que deve ser levada em conta no momento da decisão.

A versão gratuita oferece ferramentas o suficiente para a criação de um jogo, quando o usuário começa a lucrar, pode optar pelas versões pagas, com outras opções.

Por isso, para quem está começando a questão da gratuidade é positiva e não deixa a desejar, o plano pago é uma opção para quem vai subindo de nível em questão de ferramentas mesmo.

Conclusão

Como podemos ver ao longo do nosso artigo, as melhores engines para desenvolvedores depende muito do seu objetivo ou mesmo do nível que você está.

Um iniciante realmente não pode pagar por um serviço premium muitas vezes e para quem já lucra com isso, pagar por algo acaba sendo uma possibilidade.

Tudo depende também se a criação será para dispositivo móvel, por exemplo, se deseja 2D, 3D, se a questão é o um gráfico com maior qualidade ou mesmo de início uma plataforma mais fácil e intuitiva.

Esperamos que com esse artigo cada ferramenta tenha ficado mais clara para você, para que assim, tome a melhor decisão baseado nas reais necessidades sem gastar dinheiro e muitas vezes tempo.

Já pensou em desenvolver jogos totalmente do ZERO com as melhores engines do mercado? E tem mais, não precisa saber nada programação ou desenvolvimento de games, pois com esse treinamento você aprenderá todo passo a passo.

Clique aqui ou no banner abaixo para conhecer esse treinamento que recomendo para todos que querem se tornar um desenvolvedor de games de sucesso.

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D Crie de 25 Jogos Completos 2D e 3D durante o curso. 1 - As Melhores Engines Para Desenvolvimento de Jogos

Se você quiser saber mais detalhes sobre as melhores engines do mercado e como escolher, assista agora esse vídeo. Lá você verá detalhes de como deve ser feita a escolha das engines.

Clique no link abaixo para assitir o video!
AS MELHORES ENGINES PARA CRIAR JOGOS (NA PRÁTICA)

Não se esqueça também de continuar em nosso blog e conferir mais artigos sobre o tema.

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *