[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Computador Para Programar, Como Escolher?

Computador Para Programar, Como Escolher?

Você acabou de entrar no mundo da programação e precisa de um computador para programar, mas não faz a mínima ideia de como escolher as configurações, acertei?

Ou então, já programa e ainda sim tem algumas dúvidas sobre a melhor configuração para isso, certo?

Seja qual for o seu caso, chegou ao artigo certo, o intuito é mesmo te ajudar com diversas questões para que sua escolha seja a melhor possível.

Mas antes de começar o nosso artigo, temos que colocar algumas coisas em consideração.

mini curso gratuito - Computador Para Programar, Como Escolher?

Você pode e deve querer economizar, contudo, sempre prezando a qualidade, mas há coisas que não poderão ficar de fora de jeito algum.

Ou seja, isso deve ser visto como um investimento, é sua ferramenta de trabalho e a partir disso você conseguirá se destacar em sua empresa, pegar mais projetos, ter maior produtividade e afins.

Outro ponto é a duração, mesmo gastando bastante você deve pensar que será algo que vai ficar em sua vida por anos, desde que você cuide muito bem.

Por isso já deixamos essa dica, preserve sua ferramenta de trabalho internamente e externamente, combinado?

Dito tudo isso vamos para o nosso artigo.

Escolho Notebook ou Desktop?

Notebook x Desktop 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Essa é a primeira grande dúvida e devemos deixar claro que não existe o certo ou errado, tudo depende do que você gosta.

Além do gosto pessoal, pensar nas vantagens e desvantagens que cada um possui é outra forma de fazer uma escolha inteligente baseada em suas necessidades.

O notebook é uma ferramenta que traz conforto, já que você pode programar no sofá ou na cama, se assim desejar, mas também pode acarretar uma postura ruim, por exemplo.

A mobilidade sem dúvidas é o ponto chave do notebook, você consegue levar ele para onde e como quiser, sem nenhuma dor de cabeça.

A grande desvantagem do notebook é que você não pode ir expandindo, ou seja, personalizando conforme suas necessidades mudem.

Por exemplo, não é tão fácil colocar um segundo HD ou trocar a memória e muitas pessoas acabam trocando a máquina inteira por ‘’detalhes’’ como esses.

Agora, pensando em todas essas questões quando o assunto é o desktop, temos pontos relevantes.

O conforto pode não ser o mesmo de trabalhar no sofá, mas sem dúvidas vai te forçar a ter uma postura melhor e se você trabalha em casa, isso pode te ajudar com a produtividade.

A mobilidade é o que traz maior desvantagem, para você levar o seu desktop para outro local é um grande trabalho.

Porém, na questão de expansão o desktop ganha disparado, pela possibilidade de personalizar, colocar peças e ir aos poucos o melhorando, o que pode fazer com que ele dure mais anos.

HDD ou SSD?

HDD x SSD 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Quando utilizamos o computador, a todo segundo centenas de operações de leitura são realizadas.

Lembrando ainda que tais leituras não acontecem somente quando abrimos algum arquivo na máquina, durante todo o tempo o sistema operacional ou algum outro programa pode estar trabalhando em segundo plano.

Para quem programa o acesso ao disco é ainda maior, visto que o código em execução acaba sendo uma junção dos mais diversos arquivos que estão compilados e misturados.

É nesse momento que a performance de acesso ao disco se mostra necessária.

Tudo isso para te explicar que existe um tipo de disco, SSD (Solid Stated Disk) que consegue ser cerca de três vezes mais rápido em todo esse processo.

De forma resumida, o disco SSD é uma série de cartões, não é um disco que fica rodando, isso explica porque funciona mais rápido.

Mas como nem tudo são flores, um SSD possui “menos capacidade de armazenamento” e é mais caro do que um HD.

Por isso essa decisão depende do quanto você está disposto a investir, é um daqueles fatores que tem como economizar.

Se você puder realizar a escolha do mais caro é o indicado, mas é totalmente possível escolher o HD e ter um computador para programar de qualidade.

A única marca que mais recomendo é kingston, confira algumas sugestões:

>>Clique aqui e confira!

Quantos Gigas de Memória RAM?

de Memoria RAM 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Aqui temos um elemento bem importante para qualquer computador, diríamos até que o processador é o que tem de mais importante quando o assunto é velocidade.

Sendo assim, quanto melhor for o processador, mais rápido o computador vai responder aos comandos.

mini curso gratuito - Computador Para Programar, Como Escolher?

E a memória RAM tem relação direta com tudo isso, já que pode atrapalhar a performance se for insuficiente.

Por isso não adianta escolher e até pagar por um bom processador e não levar em conta a memória RAM, onde 8 gigas é o mínimo para programar.

A dica é investir em 16gb ou mais, a depender do seu processador, sendo assim, a escolha do processador e da memória RAM deve ser sempre combinada.

Processador Intel ou AMD?

intel x amd 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Evitem processadores Dual Core pois são ultrapassasos e não irão trazer bons resultados, principalmente quando o assunto é performance. Invistam nos processadores i3, i5, i7 e agora o i9. Mas lembre-se, quanto maior a numeração do processador mais caro ele se torna.

Para quem pode investir um pouco mais, o ideal seria um computador com o processador core i5 em diante. Um core i3 seria um pouco lento e não daria conta de algumas tarefas.

A AMD vem se superando cada vez mais com as recentes gerações de processadores da linha Ryzen, que surpreenderam o mercado com bom desempenho, melhor eficiência, comparado com os processadores antigos e preço mais baixo.


Costumam ter clock mais elevado de fábrica, mais cores e threads e tudo isso fazem eles serem melhor no multitarefas, no geral


Outro ponto bastante positivo é o fato dos processadores serem desbloqueados para overclock.

E a pergunta que fica é: “Qual é o processador ideal para programar?”. Os dois fabricantes possuem estratégias diferentes e batalham para oferecer o processador mais rápido do mercado.

Se mesmo assim você ainda está na dúvida em qual processador escolher, recomendo os processdores da intel. Agora se você não tem nenhuma dúvida, já sabe qual processador escolher.

O Tamanho da Tela Importa?

monitor 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Outra resposta onde não existe certo ou errado, vai depender do seu gosto pessoal e como sua produtividade funciona com cada modelo.

Algumas pessoas não se importam de ter uma tela menor para ter um notebook mais compacto, enquanto outras pessoas preferem um notebook mais pesado para ter uma tela maior.

Há ainda quem goste de ter aquelas telas realmente grandes e nesse caso, o desktop deve ser priorizado.

Outra opção é comprar um notebook com tela externa, ideal para quem deseja praticidade de locomoção com a máquina, mas que quando precisa em algum projeto ou mesmo no escritório pode fazer uso da tela externa.

A única desvantagem nessa escolha é o preço, que costuma ficar um pouco mais elevado, exigindo um investimento de até R$ 700,00 a mais.

Essa opção é mesmo para quem tem dinheiro sobrando para investir no computador para programar ou para quem não tem mesmo opção, precisa de mobilidade e de tela grande, dependendo do trabalho.

A Marca Deve ser Levada em Consideração?

marcas 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Pergunta bastante interessante e que pode influenciar na hora da escolha do seu computador.

Assim como em tudo, existem marcas mais consolidadas no mercado, isso é, que são conhecidas pela qualidade, como por exemplo, a marca Dell.

A Dell apresenta computadores resistentes, duráveis e uma garantia muito boa (ponto importante), por outro lado, é uma das marcas mais caras.

Visto a qualidade e a garantia que traz, acaba compensando, é sem dúvidas um computador para anos.

Mas é possível dar uma economizada e ainda sim escolher marcas boas, como por exemplo, Samsung, Asus, LG, HP, Acer e Lenovo.

Evitem computadores da marca Positivo e Multilaser se possível!

Veja a questão de garantia em cada uma dessas marcas, valores para o computador que atenda suas necessidades e outros aspectos relevantes.

Fora das marcas citadas, não recomendamos o investimento, pode ser até mais barato a curto prazo, mas em pouco tempo você precisará realizar a troca.

Sabe aquela famosa frase ‘’o barato saí caro’’? Pois é.

Particularidades de Cada Linguagem

Computador Para Programar 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Outra coisa que pode ser levada em consideração na hora de escolher um computador para programar é o tipo de linguagem.

Por exemplo, se você utiliza programação web vai usar Visual Studio Code e seu navegador e outros poucos recursos.

Onde queremos chegar? Que nesses casos o seu investimento nem precisa ser assim tão alto, visto que um computador simples pode atender suas necessidades de trabalho.

Agora, se você vai programar para celulares ou C#.Net, as necessidades são outra

Só um exemplo básico, o Android Studio muito utilizado para desenvolvimento de aplicativos, é um programa extremamente pesado, uma máquina simples teria uma dificuldade imensa em rodar.

O mesmo acontece com os principais recursos que você irá utilizar para programar em C#.Net.

Nessas duas comparações quem programa para celulares e afins, vai gastar mais para ter qualidade.

Saber tais diferenças é um passo para ir programando o dinheiro a ser investido por aqui.

Por fim, temos ainda quem desenvolve programas para IOS e nesses casos, precisamos de algo ainda mais específico, como por exemplo, um Mac.

Nesse caso estamos falando de outro tipo de investimento, um ainda maior do que tudo que já mencionamos em nosso artigo.

Só que seremos justos, você estará comprando o melhor computador do mercado, em questão de qualidade, velocidade, durabilidade e afins, é a melhor escolha.

mini curso gratuito - Computador Para Programar, Como Escolher?

Falando em valores, estimamos que ninguém consegue comprar um bom computador para programar da Apple sem desembolsar R$ 7.000,00, isso o modelo mais básico.

>>Confira alguns modelos de MacBook Apple!

Como alternativa, é possível utilizar o ‘’hackintosh’’, uma forma paralela de instalar o sistema operacional da Apple em qualquer outro computador.

Pesquise bem sobre as necessidades que uma máquina precisa ter para rodar esse tipo de programa sem te dar dor de cabeça.

Comprar Um Computador ou Montar?

Computador Para Programar 1 1024x427 - Computador Para Programar, Como Escolher?

Para finalizar as principais dúvidas sobre computador para programar, temos a questão de comprar pronto ou montar o computador.

Novamente, decisão extremamente pessoal, algumas pessoas não querem ter esse trabalho, enquanto outras adoram escolher peça por peça.

No geral, fica mais barato montar um computador, por outro lado, é um risco maior que ele fique instável.

Por isso a dica para maior durabilidade é comprar, montar é mais indicado para quem entende bastante sobre o assunto para não ter futuros problemas.

Conclusão

Como vimos ao longo do nosso artigo, algumas decisões são extremamente pessoais quando o assunto é computador para programar, mas esperamos que nossas dicas e considerações te ajudem a tomar a melhor decisão.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, teremos prazer em te responder!

Eu vou ficando por aqui…

Até o próximo artigo!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!