[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6 Dicas para ser um Programador Freelancer

6 Dicas para ser um Programador Freelancer

Conseguir aprender sobre programação é um processo, e aplicar esses conhecimentos também não é algo tão fácil, principalmente quando você busca alternativas para ser um programador freelancer.

Essa área de freelancer geralmente já é muito específica, com regras e muitos detalhes pequenos para um bom rendimento mensal, e isso influencia diretamente nas possibilidades que você pode obter neste sentido.

Entendendo a importância e também a dificuldade que é ser um programador freelancer, vou falar sobre como conseguir este feito e se tornar um dos mais requisitados no mercado, trazendo bons rendimentos financeiros.

Como ser um programador freelancer

como ser um programador freelancer - 6 Dicas para ser um Programador Freelancer
Como ser um programador freelancer

Para ser um programador freelancer você precisa ter alguns tipos de comportamento que estão ligados a um planejamento profissional, em termos de estudos e também um planejamento de tempo para tal.

Quando você não estabelece esses dois pilares é muito difícil conseguir pensar em como elaborar estratégias para ser um programador freelancer, e isso pode até mesmo atrapalhar em outros objetivos profissionais.

Partindo deste ponto vou trazer algumas possibilidades para você que busca um tipo de trabalho mais flexível, muitas possibilidades e até mesmo chances de ganhar um bom rendimento com isso.

1 – Tenha objetivos e foco

Para ser um bom programador freelancer você precisa saber de tudo o que envolve essa prática, quais são as exigências, e principalmente se você está pronto para realizar essas atividades que são próprias da área.

Ter objetivos e um foco bem delimitado te ajuda a pensar em estratégias seguras e principalmente em formas de conseguir espaços no mercado com a área de programação, e então é possível pensar em estratégias para o crescimento de fato.

Sem objetivos as pessoas costumam ter dificuldades para conseguirem trabalhos na área, justamente pelo fato de que geralmente acabam pegando qualquer serviço além da programação, e deixam de ter um nome consolidado nessa área em especial.

2 – Se especialize

Mesmo já trabalhando como programador freelancer e até mesmo com todo o seu portfólio, normalmente é necessário pensar e procurar por alternativas de crescimento, para além do que você já sabe.

Quanto maior a quantidade de clientes e de trabalho, maior também será a exigência, e estar atento a isso é se antecipar, e procurar uma especialização, seja aprendendo novas coisas ou otimizando conhecimentos já adquiridos.

Essa é uma garantia que você estará sempre entre os profissionais mais requisitados, e também é uma forma de garantir que o seu trabalho será bem avaliado, conseguindo assim mais trabalhos com boas remunerações.

CheckoutHotmart Fullstack2x - 6 Dicas para ser um Programador Freelancer
Seja um desenvolvedor full-stack

3 – Procure por novidades na área

Um programador freelancer geralmente tem muitas demandas de trabalho, e a maior parte dessas demandas são sempre repetitivas e geralmente as ações se repetem, o que pode gerar até mesmo um descontentamento e um desestímulo.

Para que isso não aconteça a indicação é que você procure por novidades dentro da área e principalmente dentro dos serviços feitos, para que você consiga dar outros significados ao seu trabalho.

Dessa forma você também consegue otimizar os projetos com os quais trabalha e até dar algumas indicações interessantes que antes não tinha acesso, e isso você só sabe quando realiza pesquisas na área ou fica antenado nas novidades lançadas.

4 – Divulgue seu trabalho

A divulgação é fundamental para um programador freelancer, e é a forma de tornar o seu trabalho conhecido, para que as pessoas tenham um fácil acesso e consigam também realizar os contatos necessários.

Ter sempre um portfólio à sua disposição é uma alternativa interessante e também é uma ferramenta para ir de encontro ao seu público, e assim você pode também obter outros tantos ganhos com isso.

A ideia é ter uma lista dos seus trabalhos para fácil acesso ou para compartilhar com outras pessoas, e assim você consegue muitos projetos, já que é um diferencial para os outros, tendo em vista que o cliente possui algumas amostras de trabalho.

5 – Crie parcerias

Existem muitos tipos de projeto na área de programação, e por isso é muito possível que você consiga fazer alguns contatos com projetos combinados, junto com outros profissionais, o que também é importante.

Ter esse networking pode lhe garantir uma indicação para muitos outros trabalhos, e assim você consegue também algumas possibilidades de trabalho mais indicadas para o seu caso em especial.

A ideia portanto é firmar importantes parcerias a longo prazo com pessoas que demandam o seu trabalho, e assim você tem uma possibilidade de conseguir bons serviços e até mesmo com uma certa regularidade.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - 6 Dicas para ser um Programador Freelancer
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6- Persista

A área de programador freelancer nem sempre é fácil e isso pode ser desanimador, principalmente no início do processo, e não desistir é fundamental para que você consiga atingir um melhor patamar.

No início invista um pouco, seja em especialização, ou até mesmo em alguns projetos que não são tão bem remunerados, o que pode ser chato no início, mas no fim é um início de caminho que vai ser trilhado logo depois.

Ter em mente as dificuldades de ser um programador freelancer também te ajuda a pensar e esperar por melhores resultados sem desespero, e aos poucos você vai conseguindo o seu espaço no mercado.

A vida de um programador freelancer nem sempre é fácil, e o começo pode assustar muitas pessoas, mas é um caminho a ser trilhado, que antes passa por algumas regras, até que você consiga a remuneração que tanto busca.

Se especializar, estar antenado às novidades é um bom começo, e também procurar contatos na área pode te ajudar nesse processo, de maneira que você consiga até mesmo boas oportunidades de trabalho.

Com muita persistência você pode chegar a um nível que tanto espera que é o sucesso, e então pode escolher projetos, além, de investir naqueles que mais lhe interessam, e onde você pode exercer bem os conhecimentos adquiridos.

Essas são as dicas para ser um programador freelancer, e são também formas de se preparar para esse tipo de trabalho que exige muito.

No entanto, para quem trabalha com o que gosta, certamente não é um peso tão grande, e também é uma oportunidade de conseguir bons rendimentos no trabalho.

E aí, você ja trabalha como freelancer ou pretender trabalhar? Compartilha com a gente!

Forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!