[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

Aprender linguagem de programação nem sempre é algo tão fácil, afinal, existem muitos tipos, e muitas pessoas nem sabem por onde devem começar, e assim, possuem sérias dúvidas sobre caminhos possíveis.

Assim como qualquer estudo feito, para aprender linguagem de programação é preciso ter um tipo de estudo direcionado com um tipo de continuidade mínima, que também vai influenciar nessas possibilidades.

Sendo assim, serão trazidos alguns dos utilizados para este meio também com dicas de como você pode aprender melhor cada tipo de linguagem e organizar corretamente os estudos que podem ser feitos.

Como escolher uma linguagem para aprender primeiro?

Para estudar um tipo de linguagem de programação é preciso que você tenha um planejamento adequado, que está de acordo com o esperado por você, e principalmente com o que é possível de encontrar no mercado.

Por isso, a escolha de um caminho para aprender linguagem de programação, deve ser feita a partir de alguns pontos muito bem delimitados, de maneira que você consiga dar a atenção necessária e consiga de fato estudar até o fim.

Cada ponto escolhido determina um futuro, com condições e principalmente com todas as possibilidades e começar do zero sempre pode fazer com que você leve muito mais tempo até que possa atingir o nível necessário.

Fique atento a pontos importantes

Portanto para que você consiga avaliar qual tipo de linguagem de programação aprender primeiro, é preciso que você preste atenção a pontos importantes e que fazem toda a diferença em termos de atuação principalmente.

Esses pontos que são os pilares de um início de estudo, vão ser diferenciais para o horizonte que você vai conseguir acessar e por isso é necessário estar sempre com essas duas possibilidades por um bom tempo.

Isso também vai servir para que você tenha um foco de estudos e consiga preservar o mesmo até o final, considerando as necessidades e possibilidades dentro de um contexto maior.

Vamos então aos pontos que devem ser analisados.

Mercado

O mercado no ramo de programação é muito variado, e geralmente existem algumas profissões em crescente, enquanto outras parecem ter se estabilizado, e ficar atento a este ponto é fundamental.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Pensar no mercado e em como ele pode se comportar no futuro pode ser interessante para que você escolha uma linguagem de programação para aprender, tendo em vista também o tempo que leva para que você consiga atuar na área em questão.

Por isso é sempre importante avaliar esse contexto, se for o caso, para que você possa iniciar o quanto antes e também estar disponível o quanto antes para conseguir seu lugar no mercado de trabalho.

Facilidade de aprendizado

Outro ponto bastante pertinente é do seu gosto pessoal e facilidade com o trabalho e o aprendizado, já que isso também pode definir o que você precisa para evoluir, pensando em uma carreira dentro deste contexto.

Quando você não estuda o que gosta é comum ter alguns comportamentos como desestímulo, desinteresse e com o tempo possa ser que você deixe de lado a área, perdendo todo o tempo que foi investido.

Pensar e trabalhar com a área que gosta parte de uma pesquisa das possibilidades e também de como você pode se organizar até que chegue onde você almeja estar profissionalmente.

Estudando lógica de programação

A lógica de programação é um dos primeiros passos mais importantes em termos profissionais, e isso vai muito além do que somente procurar aprender algo específico, mas aprender a base de toda a linguagem de programação.

A partir do estudo da lógica de programação você consegue avaliar muitas possibilidades, e assim é mais fácil entender todo o caminho necessário até que você domine todas as técnicas de programação que são utilizadas.

Podemos dizer então que entender de lógica pode ser um importante pré-requisito para que você consiga aprender mais sobre linguagem, e é um tipo de conhecimento que vai estar também relacionado com qualquer outra prática.

Lógica de programação com JAVA 1 - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

Como iniciar os estudos

Depois do que foi dito sobre lógica de programação, permanece o questionamento de qual linguagem escolher para iniciar os estudos, o que pode definir sua carreira como um todo.

Sendo assim, vamos falar sobre as principais linguagens de programação, e são as que geralmente são indicadas para quem quer começar do zero e procurar possibilidades de avanço nos estudos.

Java

1 GCu4cNWIU1ElDbY7d4ycZw 1024x498 - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

O Java é uma das linguagens mais utilizadas hoje em dia por muitas empresas no mercado, e portanto é uma das formas de começar a aprender linguagem de programação.

Começando este estudo do zero é possível que você consiga lidar bem com a ferramenta e até mesmo conseguir o conhecimento suficiente para projetos mais complexos em longo prazo, e por isso é uma boa escolha para início.

Para quem quer conhecer mais a respeito da linguagem, sugiro recomendo este ótimo curso.

JavaScript

javascript illustration - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

O JavaScript também é uma linguagem de programação presente em muitos programas e principalmente na montagem de sites, sendo portanto mais uma porta para aprendizado que você tem acesso.

Ele também oferece uma possibilidade muito interessante de aprendizado, tendo em vista que você pode desenvolver técnicas e até quem sabe ser referência neste tipo de trabalho, sendo um início também indicado.

Comece a aprender já agora mesmo neste curso do básico ao profissional.

Python

python logo master v3 TM - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

 O Python é outra linguagem bastante querida entre os desenvolvedores. Isso porque essa é notoriamente uma linguagem de programação relativamente fácil de aprender e ver seus resultados na prática. Por conta de fatores como esse, muitos encaram Python como uma tendência forte da área de programação.

Além disso, Python é uma das principais linguagens usadas no crescente campo da IA. Ainda mais, a linguagem está em alta demanda em startups de tecnologia em todo o mundo.

Aprenda Python do ZEROClique aqui e confira o curso que selecionei para você

PHP

php illustration - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

A linguagem PHP é usada principalmente para aplicações web. Com ela, é possível incluir mais funcionalidades em uma página, o que normalmente é mais do que HTML consegue manter. Também é útil para a integração entre banco de dados MySQL.

Existem diversas oportunidades de trabalho para quem desenvolve com PHP e isso se deve, em grande parte, à sua ampla utilização em blogs, sites e gerenciadores de conteúdo como WordPress, além dos seus vários anos de mercado, o que consolidou a tecnologia.

banner php bonieky - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

Back-end e Front-end

blog banner back e fronend - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

Essa é uma área mais complexa, e geralmente já são muitos passos a frente dos exemplos anteriores, mas também considerando que são diferentes modos de trabalho e que possuem finalidades distintas.

Esses profissionais são responsáveis por toda a questão de sites, softwares e aplicativos, com todas as informações que temos alcance, e para aprender este tipo de linguagem é necessário que você se prepare por um bom tempo.

Se você quer dominar o Front-End e Back-End conheça este curso selecionamos para você.

Qual devo aprender primeiro?

Não existe uma receita pronta de qual é melhor que aprenda e qual pode lhe oferecer maiores possibilidades de carreira.

A escolha por qual começar vai depender diretamente de sua finalidade, e também de sua disposição para desenvolver trabalhos futuros.

Em outras palavras não adianta começar por uma linguagem de programação e não desempenhar o que você busca e precisa de fato.

Portanto, para escolher qual linguagem de programação deve ser aprendida, procure saber do que você gosta e qual a seu objetivo, para que então possa estudar o que faz sentido, seja no universo da linguagem de programação.

E aí, já sabe qual linguagem de programação você vai aprender? Atem dúvida? Deixe um comentário!

Forte abraço!

Robson

aprenda a programaar - Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!