[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6 Dicas para aprender lógica de programação

6 Dicas para aprender lógica de programação

Para aprender programação é preciso ter muito foco e principalmente um tipo de comportamento que exige alguma dedicação, afinal estamos falando de algo que traz algumas informações muito peculiares.

Com a crescente demanda do mercado, aprender lógica de programação se tornou algo essencial, principalmente para quem se interessa pela área e procura formas de trabalhos, mesmo que em projetos temporários.

Por isso vou falar mais sobre como aprender lógica de programação e de que maneira você pode se organizar para tal, tendo em vista que é um tipo de escolha muito importante para o seu futuro ou até mesmo para o seu hobby.

Como aprender lógica de programação

Aprender lógica de programação, assim como aprender qualquer coisa nova, exige um mínimo de dedicação e também de organização, para que você tenha uma visão de cada passo que é preciso ser dado.

Normalmente existem muitos cursos de programação, e cada um deles vai ter um ritmo e também um tipo de didática, mas no fim das contas, os cursos estarão falando mais ou menos da mesma coisa.

O que define a diferença entre a qualidade e também a profundidade, além da categoria do curso, também é o seu interesse e dedicação que vai traçar todo esse caminho.

A partir dessa informação, vamos às dicas para aprender lógica de programação propriamente ditas, e que é necessário que você siga.

1- Tenha um foco

Poucas pessoas conseguem ter esse tipo de pensamento focado, e geralmente escolhem aprender lógica de programação somente por aprender, o que dificilmente leva a algum lugar e pode até mesmo ser um caminho mais longo por este motivo.

Definir o motivo pelo qual você está interessado em aprender lógica de programação ajuda a pensar de que maneira você também pode trabalhar e pensar em cada tipo de possibilidade para o futuro.

Mesmo se você está fazendo por diversão, é interessante ter este motivo como seu norte, pois isso também vai definir quanto tempo você dedica para os estudos e principalmente o investimento que deve ser feito, se for o caso.

2- Aprenda o básico de lógica de programação

Algumas pessoas já possuem alguns conhecimentos de lógica de programação, e por isso acabam pulando muitos conhecimentos, ou por ansiedade já querem aprender algo mais avançado, visando uma colocação melhor no mercado.

É preciso aprender desde o começo, afinal a lógica de programação é um processo complexo, e que demanda uma atenção neste sentido, e por isso é também uma indicação importante para que você consiga encaminhar seu projeto de estudos.

Por isso, no começo, opte por pegar desde o básico até chegar ao ponto que você visualizou, e assim você também tem um tipo de aprendizado mais firme e dentro do que é esperado por você.

3- Siga o passo a passo

Em um curso de lógica, ou até mesmo quando você opta por aprender sozinho, é preciso seguir muitas etapas, fazendo coisas e elaborando códigos aos poucos, e isso é um ponto muito importante para o aprendizado.

No entanto queimar etapas nunca é o recomendado, e inclusive é uma prática que não te ajuda em nada, e isso pode inclusive gerar um aproveitamento muito baixo do tipo de curso que você está fazendo.

Para conseguir aprender lógica de programação da forma indicada é preciso seguir todos os passos e também cada etapa, sem pular nenhuma, afinal cada informação ali é muito importante para o que vai ser feito futuramente.

4- Defina aos poucos a sua área

A área de programação é muito ampla, e quanto mais você deixar de pensar nesse sentido certamente terá dificuldades no que diz respeito ao que é necessário de fato, e isso também está de acordo com seu interesse.

Quando você definiu o motivo para aprender lógica de programação você já pensou em uma área específica, por exemplo, aplicações web, sistemas, jogos, mobile, full-stack entre outras áreas., e isso é muito importante.

Essa definição te ajuda a manter o foco e procurar mais informações sobre o curso dentro daquela especificação, e isso também é importante para que você não perca tempo com informações desnecessárias para o progresso do tratamento.

5- Estabeleça regras

Em toda a logística de estudos você precisa estabelecer regras muito bem delimitadas, seja de horários para estudar, seja para limites e principalmente para que você consiga aplicar os conhecimentos adquiridos.

Muitas pessoas acabam esquecendo deste detalhe e sempre acham que somente o estudo da teoria é suficiente, sem determinar nenhum horário para estudos, e isso pode influenciar no seu rendimento.

Essas regras servem também para que você consiga se organizar e avançar no tempo correto, estando pronto em um tempo determinado ou outras informações que são necessárias nesse contexto.

6- Estabeleça contatos dentro da área

Por fim o networking é sempre muito importante em qualquer área, e quando você está estudando lógica é mais importante ainda, já que você pode ter relacionamentos profissionais a longo prazo.

Além de oportunidades de trabalho, você pode também ter contato com pessoas experientes na área que podem te ensinar ainda mais coisas, e assim você consegue avançar ainda mais na área.

Em outras palavras, você está sempre aprendendo algo novo e aprimorando o conhecimento adquirido, de maneira que também consiga avaliar outras possibilidades para o crescimento nessa área profissional.

Lógica de programação com JAVA 1 - 6 Dicas para aprender lógica de programação

Aprender lógica de programação, como foi dito no início, é como aprender qualquer coisa: é necessário começar do básico, passar por todas as etapas e definir qual o seu objetivo para que procure informações precisas sobre.

Além disso, o mínimo de organização é sempre indicado, principalmente por considerar que você está aprendendo sobre algo muito denso e cheio de detalhes, que no fim das contas farão toda a diferença.

A partir disso você também pode fazer bons contatos dentro da área e assim, conseguir bons projetos para trabalhar, além de conseguir também aprender ainda mais e agregar conhecimento.

Com as informações dadas você pode iniciar agora mesmo essa caminhada que vai te levar a um local muito interessante, e que muitas pessoas estão ocupando visto a demanda atual do mercado para o setor.

Gostou das dicas? E você, já conhece lógica de programação? Compartilhe sua experiência, comentando abaixo:

Forte abraço,

Robson.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!