[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?

O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?

No mundo digital e de trabalho em TI muito se tem discutido sobre a figura do desenvolvedor Full-Stack, e este tipo de profissional tem se tornado o diferencial para muitas empresas, e assim, se tornou muito requisitado.

Apostar nesse tipo de profissional é algo que vem sendo implementado em muitas organizações, entendendo que é um profissional de base para a maior parte das ações que são desempenhadas em empresas.

Mas você sabe o que é um desenvolvedor Full-Stack e quais são as atividades que são desempenhadas nesse tipo de trabalho? E mais que isso, sabe o motivo de ser o profissional básico para muitas empresas?

Entendendo a importância do mesmo, vou trazer algumas informações básicas sobre o desenvolvedor Full-Stack e tudo o que você precisa para se tornar um, estando na mira de grandes empresas de TI.

O que é um desenvolvedor Full-Stack?

Cover Image - O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?


Em uma empresa de TI, é muito comum encontrar muitos desenvolvedores, seja em Back-End e Front-End, e é geralmente a equipe dialoga entre si e se reporta a outro que faz esse tipo de controle e monitora todo o trabalho.

No entanto, a longo prazo esse tipo de estrutura, principalmente nas grandes empresas, foi gerando alguns contratempos, já que não existia alguém suficientemente bom para entender sobre todo o processo.

Com a crescente especialização em equipes específicas as empresas foram ficando sem possibilidades de análises gerais de contexto, o que poderia correr em muitos erros ou trabalhos muito mais demorados.

O desenvolvedor Full-Stack então se tornou essencial para muitas empresas, seja em controle das equipes, já que ele possui o conhecimento de ambas as áreas Back-End e Front-End, ou até mesmo tendo somente estes profissionais.

O desenvolvedor Full-Stack portanto é o tipo de profissional que possui o conhecimento global de toda a situação e construção, e por isso é uma possibilidade interessante para qualquer que seja a empresas, principalmente as maiores.

Quais são as atividades realizadas?

full stack development - O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?


Como já foi dito anteriormente, um desenvolvedor Full-Stack tem todo o conhecimento, tanto do desenvolvimento Front-End bem como o Back-End, e por isso é um profissional muito buscado no mercado.

As atividades feitas por um desenvolvedor Full-Stack vai depender como a empresa organiza: ele pode liderar uma equipe de desenvolvedores e fazer esse tipo de controle e análise do trabalho, ou ele pode fazer parte de uma equipe específica.

Quando ele está à frente, liderando, ele é o responsável geral por todas essas atividades e fica responsável por avaliar todo o trabalho produzido, além de também sugerir melhorias, como um controle de qualidade.

Na outra modalidade, que é mais comum em grandes empresas de TI, o desenvolvedor Full-Stack participa do desenvolvimento Back-End ou Front-End especificamente, e utiliza dos seus conhecimentos para fazer avaliações mais globais.

Como se tornar um desenvolvedor Full-Stack?

Cartoon Programmer Writes Code Workspace Concept. Vector - O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?


Se você de fato se interessou pelo trabalho realizado por um desenvolvedor Full-Stack e quer saber como se tornar um, é preciso, antes de tudo estudo, e muito estudo, afinal estamos falando de um profissional que domina tudo relacionado tudo no que diz respeito ao desenvolvimento.


Se você de fato se interessou pelo trabalho realizado por um desenvolvedor Full-Stack e quer saber como se tornar um, é preciso, antes de tudo estudo, e muito estudo, afinal estamos falando de um profissional que domina tudo relacionado tudo no que diz respeito ao desenvolvimento.

full stack 3 - O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?
Seja um desenvolvedor Full-Stack ?


Esse conhecimento global exige muito conhecimento que só vem com estudos aprofundados e principalmente com práticas, até que você tenha condições de dar conta de um serviço tão complexo e importante.

É importante também saber que todo o processo de criação de softwares compreende um cuidado com o tempo de estudo, e por isso é fundamental estar atento e saber dar o tempo necessário para a aquisição de tantos requisitos.

Quais são os conhecimentos exigidos?

tekshapers blog banner21 1024x517 - O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?


De uma maneira geral, um desenvolvedor Full-Stack dá conta de todo o processo de criação de software, do Front-End ao Back-End, tendo algumas variações de empresa para empresa, e dos produtos que são desenvolvidos.

Por isso é preciso que você entenda que existem algums tipos de conhecimentos que são fundamentais para a realização de um bom trabalho, assim como também é exigida uma leitura mais ampla como um bom desenvolvedor.

Sendo assim, é preciso separar alguns conhecimentos exigidos e outros que podem agregar ainda mais para um profissional que é desenvolvedor Full-Stack, tendo até mesmo uma colocação diferenciada no mercado.

Conhecimentos básicos exigidos

What Is A Full Stack Developer and Everything You Need to Know to Start - O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?


O básico que você deve saber, obviamente é sobre programação e toda a parte de lógica, até mesmo para fazer o mais básico dos softwares, e entender sobre este ponto certamente é obrigatório para um bom desenvolvedor.

Assim, é necessário saber o máximo sobre:

  • Linguagem de programação
  • Usabilidade
  • Controle de versão de software
  • Banco de dados
  • Infraestrutura em nuvem

Com esses atributos você tem condições de realizar um bom trabalho como Full-Stack, no entanto, entendendo que todos esses conhecimentos precisam ser muito bem trabalhados e aprofundados.

Outros conhecimentos também são indicados para um bom trabalho de um bom desenvolvedor.

Conhecimentos que são diferenciais

0 HICLyAdNSIyT0ODU 1024x582 - O que é um desenvolvedor Full-Stack? Como se Tornar um Full-Stack?


Conhecer sobre o negócio, a empresa e todo o seu funcionamento também é muito importante para o desenvolvimento de um software, já que ele deve ter a marca e idealização da empresa.

Por isso, conhecer sobre a empresa, outros trabalhos produzidos e também quais as mudanças que podem ser bem vistas pelos possíveis clientes, traz um diferencial para o trabalho de um desenvolvedor Full-Stack.

Tendo essas informações à disposição você pode inclusive ter uma posição diferenciada no mercado, não pelo desenvolvimento em si, mas pelo desenvolvimento de acordo com a necessidade e característica de cada negócio.

Neste artigo você aprendeu tudo sobre o que é um desenvolvedor Full-Stack, qual sua área de atuação e como o seu trabalho é desempenhado em uma empresa, podendo ser de líder de equipes ou mesmo fazendo parte do projeto em uma linha específica.

De uma maneira geral é o tipo de profissional que o mercado busca, e que também é indicado para as demandas cada vez maiores no que diz respeito ao desenvolvimento de softwares.

A partir dessas informações, você também pode iniciar os seus estudos e se especializar como um desenvolvedor Full-Stack e obter todos os benefícios e o reconhecimento que este profissional tão importante tem na área em questão.

E você, o que considera essencial e desejável para se tornar um desenvolvedor Full-Stack e dominar o processo de produção de softwares? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Tags:

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!