[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

O que é Bootstrap? Todo desenvolvedor front-end sabe a dificuldade que é começar um site do zero, fazer os mesmos processos todas às vezes para no final, ter o mesmo resultado.

Se você é um desenvolvedor front-end e já cansou de passar por isso, que tal utilizar o Bootstrap? Um Framework que agiliza todo o trabalho oferecendo padrões HTML, CSS e JavaScript gratuitamente.

Nesse breve artigo, você vai entender o que é esse Framework front-end e se ainda vale a pena utilizá-lo.

Vamos lá!

Como o Bootstrap Surgiu?

Essa ferramenta foi desenvolvida em 2010 pelos profissionais do Twitter, Mark Otto e Jacob Thornton. Eles pensaram em criar essa tecnologia, pois sempre enfrentavam um desafio considerável durante o desenvolvimento da interface do usuário.

mini curso gratuito - O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

Hoje em dia esse é um dos frameworks front-end mais utilizado do mundo. A comunidade ainda é muito ativa, então está constantemente recebendo novas atualizações para ficar ainda melhor.

Uma coisa que acho bem curioso é que a plataforma no início se chamava Twitter Blueprint.

Mas Afinal, o Que é Bootstrap?

boostrap 1 1024x427 - O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

Como foi citado anteriormente, ele é um Framework front-end, gratuito e open source.

Ou seja, permite que você crie sites responsivos de forma muito mais rápida e profissional com os padrões de desenvolvimento oferecidos pela tecnologia.

Para Quem o Bootstrap é Indicado?

Em resumo, é indicado para todas as pessoas que busca por velocidade e agilidade em seus projetos. Dessa forma, ao invés perder tempo com programações padronizadas, é possível ter todas elas prontas em Plugins.

Consequentemente, você desenvolvedor vai ter muito mais tempo para se preocupar com outros detalhes mais relevantes dentro de um projeto. Com isso, você terá um projeto muito mais trabalhado, profissional e o mais importante, com menos tempo de dedicação.

Em outras palavras, o Bootstrap vai auxiliar você a não perder tempo no que não é prioridade e focar todos os esforços nas prioridades do projeto, no que realmente vai fazer diferença no resultado final.

Bootstrap – Vantagens

Para demostrar que ainda vale muito apena usar o Bootstrap preparei uma lista com algumas vantagens, confira:

  • Vai ter uma enorme biblioteca de componentes;
  • Reutilização de código;
  • Documentação extensa e uma comunidade muito ativa;
  • Cria um padrão visual;
  • Responsividade;
  • Além de muitas outras coisas!

Bootstrap – Desvantagens

É isso mesmo, existem desvantagens ao utilizar essa plataforma, porém isso é normal com qualquer tecnologia, visto que não existe a ferramenta perfeita para resolver todos os problemas.

Então, se eu falar que não existe desvantagens estaria mentindo. Para mostrar melhor esses pontos preparei uma lista, confira:

  • Complexidade;
  • Uma curva de aprendizado longa, mas isso depende muito da pessoa;
  • Todas as criações com Bootstrap tem uma identidade própria, então isso faz que você não se destaque;
  • Obviamente, existe outras desvantagens, mas posso garantir que no geral essa ferramenta é muito boa.

Por Que Usar o Bootstrap?

vantagem boostrap 1024x427 - O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

Mas afinal, será que ainda vale a pena utilizar este Framework? A resposta é sim! Atualmente, o número de projetos criados com o Bootstrap vem crescendo muito. Por quê? Além de facilitar e agilizar o desenvolvimento de todo o Desenvolvimento Web, você tem benefícios, como:

1.    Facilidade de Uso

Além de ser facilmente utilizado, até por pessoas com pouca experiência, ele também permite a integração com outras plataformas.

Além disso, você também pode utilizar recursos do Bootstrap em projetos CSS já existentes, incrível não?

2.    Sites Responsivos

Sem dúvidas alguma, os celulares e outros dispositivos móveis dominam o mundo.

Consequentemente, ter sites que se adaptam a esses aparelhos, é fundamental.

3.    Velocidade

No mundo em que vivemos, tempo é literalmente dinheiro, ou seja, quanto mais tempo ficarmos em um projeto, menos dinheiro estamos ganhando por hora trabalhada.

pacote full stack 3 1 - O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

Sendo assim, utilizá-lo pode ajudar você a economizar milhares de reais no final do ano. Como? Como foi citado anteriormente, ele faz as funções padrões para você, enquanto você foca sua energia nas tarefas que realmente importam.

4.    Personalizável

Embora o Bootstrap seja um framework com diversos recursos, é possível segmentar apenas alguns recursos para ser utilizados.

Dessa forma, você pode deixá-lo da forma que desejar, de acordo com o projeto que você está fazendo.

5.    Suporte Ativo

Além dos fóruns que é possível obter muitas respostas, os criadores sempre atualizam as informações do mesmo.  

Com isso, sempre que surgir dúvidas a sua utilização ou alguma atualização feita, você vai saber imediatamente, sem precisar correr riscos desnecessários.

6.    JavaScript

Ele também conta com um pacote de componentes Java Script, que facilita diretamente na implementação de alertas e janelas modais, por exemplo.  

7.    Open Source

Por fim, mas não menos importante, o Bootstrap é Open Source, em outras palavras, o seu código de programação é 100% aberto para os programadores usarem e abusarem.

Nas mãos de uma pessoa iniciante, isso não é um grande benefício. Todavia, para quem já possui bastante experiência no mercado, é uma oportunidade para otimizar mais ainda os trabalhos e consequentemente aumentar a efetividade na produção e a qualidade nos trabalhos feitos.

8. Não Reinvente a Roda

Com essa ferramenta não é preciso fazer do zero algumas coisas, pois hoje em dia a agilidade no desenvolvimento de uma plataforma é muito importante.

Cada vez mais os clientes desejam um desenvolvimento mais rápido e principalmente com qualidade, então é nesse momento o Bootstrap entra em ação.

Você vai encontrar muitas maneiras de desenvolver com flexibilidade e rapidez, pois com uma comunidade open source você pode aprender e compartilhar conhecimento. Além do mais, fica mais fácil resolver os problemas e bugs pedindo auxilio da comunidade.

Então, não é preciso montar um slide para ser a capa do site, basta usar um modelo já pronto do Bootstrap.

9. Comunidade

Um framework para ser considerado muito bom necessita de um bom tempo para crescer e se desenvolver, assim ele fica estável e escalável. Esse processo de crescimento da tecnologia é feito com base nas necessidades da comunidade.

Muitos frameworks nascerão com o objetivo de serem transitórios e para resolver problemas que alguma tecnologia não conseguiu. Mas muitos não conseguem nem mesmo suportar o processo de transição com a mudança de paradigmas, como o Backbone.js, ou até mesmo Prototype.js que atualmente é pouco usado.

10. Documentação

Aprender uma nova tecnologia nunca é fácil, principalmente quando é um iniciante no mundo da tecnologia e programação. Porém, deixo claro que para você conseguir aprender qualquer coisa é fundamental investir em um bom treinamento, ter muita dedicação e pratica.

pacote full stack 3 1 - O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

Você pode conseguir aprender muita coisa com a documentação do Bootstrap, pois é extremamente extensa e completa.

A adoção do funcionamento da ferramenta é muito fácil, logo fica bem simples e fácil interagir em equipe, principalmente quando se trata de um projeto grande que vai exigir muitas cabeças pensado ao mesmo tempo para construir algo ou resolver um problema.

Conclusão

bootstarp 2 1024x427 - O que é Bootstrap? Será Que Ainda Vale Usá-lo?

Este framework é fundamental para quem quer efetividade, velocidade e qualidade em seus projetos.

Portanto, a resposta é SIM! Não só vale a pena utilizar, mas você deve utilizar, principalmente se você possui uma equipe de desenvolvedores e designer de páginas Web.

Quer entender um pouco mais sobre como esse framework funciona? Acesse o site oficial e veja alguns exemplos do que o Bootstrap pode fazer. 

Eu vou ficando por aqui…

Muito obrigado por ter lido esse artigo até o final!

Até o próximo post.

Robson.

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *