[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

No mundo da programação existe diversos termos complicados e fáceis de entender, um belo exemplo é o termo API (Interface de Programação de Aplicação). Qualquer programador que é iniciante ou mais experiente, com certeza já escutou falar de API.

Mesmo que você não saiba direto o que seria isso, com certeza convive frequentemente com ela. Se você encontrou esse artigo, então está com essa dúvida e garanto que esse material será de grande importância para explicar o que seria API. Então, vamos lá!

O que Realmente é API?

Incialmente vou deixar claro o significado da sigla API: significa Application Programming Interface e a tradução para o português é Interface de Programação de Aplicações.

curso API Rest - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

No desenvolvimento de qualquer software essa tecnologia é utilizada. A grande função é fazer com que os sistemas consigam conversar e interagir entre si, deixando mais seguro a manipulação e acesso as informações. Basicamente cria uma ponte para os softwares interagirem entre eles.

Como Funciona uma API?

api 3 1 1024x427 - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

A API é criada para que um sistema consiga compartilhar as funcionalidades com outros. Ou seja, ações, ferramentas, padrões e protocolo. Dessa forma, é possível criar um protocolo maior de integração.

Os aplicativos que temos conhecimento hoje em dia, apenas existem graças as ligações entre softwares.

Para ajudar você a entender melhor a utilização dessa tecnologia, vou citar um caso de sucesso que faz uso de API. O Mercado Livre é uma das plataformas e-commerce mais conhecida no Brasil, praticamente todo mundo já comprou no ML ou pelo menos já ouviu falar sobre.

Quando a plataforma foi criada, existiu a possibilidade de fazer a integração de outros sistema e ferramentas, pois essa possibilidade abre um leque de opções enorme.

Quando isso aconteceu acabou abrindo o caminho para que muitos empreendedores e varejistas utilizassem o ML via API. Assim foi possível fazer coisas como:

  • Gerencia pagamentos;
  • Fazer reservas de passagens áreas;
  • Realizar o cadastro de produtos;
  • Administra os produtos e vendas
  • Frete para e-commerce.

Exemplos de API

api 5 1024x427 - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

Um bom caso da utilização da API é, por exemplo, que você consiga fazer a reserva de uma passagem de uma companhia área mesmo sem entrar no site da empresa. Esse tipo de função facilita muito a compra e agiliza muitos processos para o usuário conseguir o que deseja.

>>Artigo Recomendado:
Os 10 Melhores Frameworks PHP Para Desenvolvedores Web

Quando a reserva é feita, o pagamento é repassado para a empresa de viagens. A empresa vai ter acesso aos seus dados do usuário, pois assim será possível ter acesso aos documentos necessários para conseguir embarcar.

Mais um bom exemplo para você entender a importância da interface de programação API é o frete. O serviço dessa tecnologia é integrada as informações do comprador, dessa forma é possível mostrar as opções disponíveis para o local.

Dessa forma, o processo de compras online é bastante facilitado, visto que uma das regras para fazer vendas na internet é facilitar cada fez mais o processo de comprar.

Hoje em dia é possível afirmar, que a API facilita muito a vida de muitas pessoas, pois gera uma integração entre sistemas como nunca foi vista antes. Desenvolvedores, empresas e clientes ficam extremamente satisfeitos, visto que assim a vida de todos fica mais simples ao realizar alguma dessas ações citadas no artigo, além de muitas outras.

Como Desenvolver uma API?

api 2 1024x427 - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

Antes de qualquer coisa, vou deixar uma coisa clara, pois acredito que o artigo pode ter deixado parecer que uma API precisa ser trabalhada na web, porém isso não é necessariamente verdade.

O conceito de API pode estar em qualquer software como, por exemplo, sistemas operacionais jogos, aplicativos de celular e muitas outras tecnologias.

O Windows possui internamente APIs prontas, pois dessa maneira os programadores conseguem desenvolver seus programas que sejam totalmente integrados com o sistema operacional.

Essa integração pode possibilitar muitas coisas, por exemplo:

  • Dispositivos;
  • Permitir controlar sistemas de arquivos;
  • Redes;
  • Permissões.

Sobre o API Rest

API Rest 1024x427 - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

Ele usa o protocolo HTTP, de forma mais clara seria a versão HTTP 1.1. Mas o que seria isso? Calma, vou explicar mais detalhadamente o que seria isso. Quando estamos usando o navegador na internet, estamos na grande maioria dos casos, HTTP, que é o protocolo mais usado para comunicação.

Além do mais, esse protocolo HTTP também aceita métodos como Get, Post e Head – que deixa mais fácil o envio de formulários e acessar páginas, entre outros.

curso API Rest - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

Ao falar sobre API Rest, passamos a conversar sobre HTTP 1.1, pois consegue aceitar diferentes métodos para interação, confira:

  • Delete;
  • Put;
  • Connect;
  • Trace.

As APIs são seguras?

api 4 1 1024x427 - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

Com toda certeza esse é um ponto que merece muita atenção, pois uma API disponibiliza a possibilidade de fazer pagamentos na internet. Qualquer serviço que trabalhe com a transação monetária precisa ter um sistema segurança muito estável.

Então vamos começar a falar mais sobre esse assunto. Um dos primeiros passos é usar SSL nas conexões das APIs. Isso significa que toda e qualquer comunicação será realizada de forma criptografada, usando protocolo HTTPS.

Mais um aspecto que precisa ser ressaltado é a autenticação. Ela é essencial para separar o que pode ser fornecido de informações para cada um dos softwares que podem interagir com as APIs. Com certeza a técnica de autenticação mais usada pelos desenvolvedores é a geração de Tokens, porém saiba que existe muitas outras formas de autenticação.

Funcionam como chaves que ficam seguras e posteriormente liberam acesso aos dados. Já que a segurança é um aspecto cada vez mais importante em qualquer tecnologia, os Tokens são muito utilizados nas APIs e geralmente são identificadores únicos, pois são basicamente uma cadeia de caracteres aleatórios.

Um bom exemplo para deixar mais claro a eficiência desse meio de autenticação é a utilização em meios bancários. Muitos bancos como Itaú, por exemplo, usam Tokens como forma de segurança para proteger os dados.

Exemplos de APIs e Suas Funcionalidades

Agora que expliquei um pouco sobre o que é um API e deixei claro que é uma tecnologia bem segura, vou mostrar alguns exemplos de sistemas de grandes empresas que possuem seus sistemas integrados através da API. Vamos lá!

api social midia 1024x427 - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação
API – Google Agenda

Essa é uma excelente ferramenta da Google. É possível que vários usuários consigam fazer o compartilhamento de seus compromissos, além disso vai conseguir controlar por meios de outras aplicações do Google. No geral essa tecnologia tem API integrada, como nos outros citados.

API – Get Song BPM

Get Song BPM é um aplicativo muito utilizado por profissionais da música, pois possibilita saber quantas batidas por minuto tem uma música. Para profissionais da área de música essa ferramenta com certeza é muito útil.

API – YouTube

Essa função com certeza você já viu em pratica. É possível incorporar um vídeo do YouTube em outros sites. Essa possibilidade é muito útil para diversos fins.

API – PayPal

Como já foi mencionado a segurança é algo fundamental quando se trabalha com compras online, pois assim, com Pypal é possível fazer tudo de forma segura.

Conclusão

As APIs vieram para ficar! Sua importância se estende além dos benefícios a empresas e desenvolvedores, os quais podem efetivamente pular etapas burocráticas e processos desnecessariamente complexos. 

Se você deseja aprender mais sobre REST API, recomendo que você busque um bom treinamento e dedique um tempo todos os dias para isso.

O curso foi desenvolvido para ajudar a todos que estão iniciando no mundo REST, dando uma visão geral e também uma prática necessária ao conhecimento de aplicações REST. Se você se interessou, é só CLICAR AQUI ou no banner logo abaixo!

curso API Rest - API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

Espero que você tenha gostado do artigo!

 Eu vou ficando por aqui!

 Até o próximo post!

Robson.

____________________________

Aproveite, ainda, e inscreva-se no Canal do Telegram e receba dicas, informações e vagas de emprego diariamente.

Referência:
Hostgator: API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!