[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

5 Motivos Para Ter Uma Certificação

5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Você já parou para pensar nos motivos para tirar a sua certificação? Esses motivos entram na esfera profissional, afinal, as empresas querem cada vez mais profissionais atualizados e qualificados.

Mas não deixa de ser um ganho pessoal, onde você adquire novos conhecimentos e se sente um profissional mais qualificado, aumentando sua autoestima.

Se você deseja mesmo dar aquele upgrade em sua carreira, não pode deixar de fora as certificações.

Para te mostrar todos os benefícios que elas podem trazer em sua vida profissional e consequentemente pessoal, trouxemos 5 motivos para ter a sua.

Continue conosco para conferir quais são eles.

Como Posso Tirar uma Certificação?

certicação2 1024x427 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Antes de entrarmos nos motivos, vamos entender como é possível tirar sua certificação.

O intuito desse tópico é te alertar que é necessário pesquisas sobre as melhores certificações dentro da sua área de atuação, ou seja, não vale a pena querer ter qualquer certificado.

Como os cursos de certificações costumam ser mais curtos, eles são mais intensos e isso vai te demandar um maior tempo de estudo e de dedicação, afinal, estamos falando da área da tecnologia, cheia de termos e de conhecimento bem técnico.

Muitas certificações exigem provas e isso deixa qualquer pessoa assustada e estudando para passar e ter a tão sonhada certificação.

pacote full stack 3 1 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Contudo, esse é um pensamento errado, você não deve absorver o aprendizado somente pela prova, mas para ter um conhecimento cada vez mais sólido sobre o que está estudando.

Lembre – se que além de um certificado você deve mostrar que sabe o que está fazendo na prática.

Outra coisa que muito importante mencionar é que algumas certificações possuem vários níveis diferentes, por exemplo, você pode começar pelo nível básico e ir subindo gradativamente.

Algumas delas possuem trilhas, o que acaba deixando mais fácil saber a ordem de prestação das provas.

Para a maioria delas você pode estudar sozinho (a), contudo, se for uma certificação mais específica, alguns cursos preparatórios podem ser indicados, e assim, quando se sentir preparado é possível marcar a data da prova que será aplicada em um local previamente recomendado e reconhecido.

Independente da certificação, há sempre um mínimo de acertos.

Na área de Tecnologia da Informação, diversas empresas oferecem certificações para os seus produtos, entre elas:

– Microsoft;
– Cisco;
– Oracle;
– AWS;
– PMP.

Motivos Para Investir em uma Certificação

1 – Melhores Oportunidades

certicação5 1024x427 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

A experiência na área conta muito, isso não é segredo para ninguém, mas um recrutador tende a ver o currículo por inteiro e não somente áreas isoladas.

O recrutador da área de tecnologia da informação está sempre de olho nas certificações, se ela for a nível internacional, isso te faz ganhar ainda mais pontos.

Há ainda vagas e empresas onde só contratam com determinada certificação e para obter tal exigência, o salário costuma acompanhar, te dando logo uma grande oportunidade.

Por isso, se você deseja crescer na área, investir em certificações é quase uma certeza de retorno, financeiro e de reconhecimento.

Só esse primeiro motivo já é muito válido, mas ainda vem mais.

2 – Credibilidade Profissional

certicação6 1024x427 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

A credibilidade profissional é outro ponto de relevância dentro de uma entrevista de emprego e os recrutadores estão cada vez mais procurando por comprovações.

No caso da certificação, você vai mencionar que domina aquela área, juntamente com o certificado que tem.

Algumas pessoas podem mencionar a experiência somente e nesses casos, você terá maior credibilidade.

pacote full stack 3 1 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Além disso, o recrutador está ali para ver além, o certificado quer dizer muito mais do que o conhecimento.

Uma certificação também quer dizer que você é uma pessoa que buscou se especializar, estudar e se dedicar dentro da área em questão.

O mercado precisa de pessoas que estão sempre se atualizando e buscando ser melhor a todos os níveis.

3 – Reconhecimento Dentro do Mercado

certicação3 1024x427 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Os certificados te ajudam a se construir enquanto um profissional de referência dentro da área que atua.

Sendo assim, você sempre estará na frente para o mercado, daqueles que ainda não possuem as mesmas certificações do que você.

Você estará mostrando que é uma pessoa que não tem medo dos desafios e das novidades, que está disposto a aprender e devolver esse aprendizado para o mercado.

Dentro de um mundo cada vez mais acirrado e cada vez mais competitivo, quanto mais certificações, mais reconhecimento profissional, que como mencionado, traz consequências pessoais como autoestima, maior salário, etc.

4 – Promoções Dentro da Empresa que Atua

certicação4 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Falamos sempre sobre reconhecimento do mercado, vantagens dentro de uma entrevista de emprego, etc, mas não podemos nos esquecer que uma certificação pode te levar a ter um cargo melhor dentro da sua própria empresa.

Se você já gosta de onde atua, se a empresa oferece oportunidades de melhores cargos e salários, agarre essa oportunidade.

Veja o que é necessário, além da certificação para receber tal promoção, quanto tempo depois do certificado em mãos você consegue subir de cargo e outros detalhes.

5 – Conhecimento Adquirido

certificação8 1024x427 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Deixamos esse motivo para o final do nosso artigo, mas não podemos deixar de citar que ele é um dos pontos mais importantes.

Como já mencionado, não vale a pena estudar somente para a certificação, achando que isso vai te dar melhores oportunidades no mercado.

O profissional com certificação tem mais oportunidades, mas também recebe mais cobranças, é esperado outro tipo de conhecimento e quem não adquire de fato tal conhecimento, vai estar se queimando bastante.

Por isso, antes de pensar que terá um salário melhor, que o mercado te dará mais credibilidade ou que vai receber uma promoção, pense que será uma pessoa de maior conhecimento.

O conhecimento é algo que ninguém te tira e é o que te inspira a ser um profissional melhor e de referência dentro daquilo que faz.

A dica é tentar procurar certificações de linguagens, produtos ou de um nicho que você já tenha interesse, isso te ajuda a aprender e estudar com maior prazer.

Pronto para se tornar um profissional de TI mais competitivo e disputado pelas empresas? Então não perca mais tempo. Comece suas capacitações ainda hoje e saia na frente.

cursos Brasil Code 1 - 5 Motivos Para Ter Uma Certificação

Eu vou ficando por aqui.

Muito obrigado por ter lido esse artigo até o final!

Até o próximo post.

Robson.

______________________________

Confira o artigo: Por que a Carreira de Programador Continua Sendo um Ótimo Negócio?

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *