[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Se você está começando no universo da programação e está tendo dificuldades para conseguir um emprego, saiba que não está sozinho. Essa é uma tarefa complicada que muitos iniciantes enfrentam.

Então, você precisa de um emprego para obter experiência, mas precisa de experiência para conseguir um emprego? E agora o que fazer? Você já deve ter se candidatado para diversas vagas e percebeu que geralmente os contratantes pedem um portfólio. 

Sim! O portfólio é uma representação de você e geralmente é uma das primeiras impressões que um contratante terá do seu trabalho. Portanto, é importante criar algo que inclua você e seu trabalho da melhor maneira possível. Há algumas coisas importantes que você deve observar para garantir que seu portfólio seja excelente.

Mas, como ter um portfólio nunca tendo trabalhado com programação? Neste artigo vamos ajudar você a resolver esse problema. Confira!

Projetos Imaginários

porffolio brasil code 2 - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Se você deseja começar a buscar clientes, deve simplesmente mostrar seu trabalho. Você pode criar projetos imaginários apenas para o seu portfólio. Na verdade, você não precisa ser iniciante para fazer isso, programadores experientes fazem isso o tempo todo para exercitar suas habilidades e experimentar coisas novas.

Você deve ter alguns sites de sua preferência, que acessa com frequência, certo? Então, a dica é abrir ele no seu navegador e tentar refazer o código, mas sem consultar a fonte. Dessa forma poderá ter algo para mostrar, mesmo que nunca tenha trabalhado com programação.

Porém, se você quer focar mais no back-end do que no código front-end, o ideal é criar um sistema para praticar. Por exemplo, criando um blog você poderá desenvolver áreas como autenticação, cadastro e espaço para a publicação dos posts.

Use um Construtor de Sites

vantagens do construtor de site - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Se você deseja apenas exibir seu conteúdo o mais rápido possível, também pode usar o construtor de sites, como o Wix ou o Squarespace. Você pode até integrar um domínio personalizado.

Se, no entanto, você estiver solicitando uma vaga de Desenvolvedor Front-End, aconselho não usar uma plataforma de criação de sites. Aproveite a chance e mostre suas habilidades de programação! 

Mostre “Conceitos”

portfolio brasil code 7 1024x486 - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Certifique-se de ser sincero no contato com os contratantes e também nas informações do seu portfólio. Apresente seus trabalhos como “conceitos”. Não finja que você foi pago pelos trabalhos fictícios.

É importante também estar preparado para explicar todos os aspectos de seus projetos, desde como você estruturou suas ideias originais até as etapas para executá-las. Ser capaz de explicar e navegar com clareza em seu próprio trabalho é fundamental. 

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Isso pode incluir tudo, desde a pesquisa que você fez, até as personas de usuário que você criou, resumos e wireframes. Esses são os tipos de entregas que realmente fazem seu trabalho se destacar e mostram o ciclo de vida do seu projeto.

O Site do Cliente dos Sonhos

portfolio brasil code 3 1024x579 - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Sonhar alto em seus projetos de programador para o portfólio dá a você a chance de mostrar toda a sua capacidade. Portanto, pense em todos os detalhes, como ficará em tablets e smartphones, como será a experiência do usuário no aplicativo e muito mais. 

Mesmo que seja o único projeto em seu portfólio, poderá ser tão completo e cuidadosamente apresentado que pode ser tudo o que o cliente precisava para dar a você uma oportunidade de trabalho.

Além disso, você aprende mais no decorrer do processo e ainda pode apresentar esse código em seu portfólio. Você deve estar se perguntando: onde inserir esse código?

Você Conhece o GitHub?

github potfolio - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Quando o assunto é hospedar código para apresentar para um possível empregador ou se candidatar a um projeto freelancer, o GitHub é a melhor opção. Na verdade, a maioria dos desenvolvedores conhece essa plataforma, por isso é importante você conhecer também.

Tudo é muito simples, basta você subir o código dos seus trabalhos e inserir o link do seu GitHub no currículo. Certamente, os profissionais do setor de recursos humanos da empresa, na hora da entrevista de emprego, vão dar uma olhada.

Lembrando, que não importa se o projeto é fictício, o que vale é a qualidade do seu trabalho de codificação que será apresentado. Assim, você vai demonstrar iniciativa e vontade de aprender.

Conheça o CodePen

codepen brasil code 1024x576 - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

CodePen também é um site muito popular entre os programadores, principalmente aqueles que preferem front-end. Nele você pode expor seus códigos para todos verem como foi feito. Portanto, você pode usar animações, com CSS, SVG e Javascript.

Algo que pode ajudar muito iniciantes na área de programação é um blog pessoal para servir de portfólio. No blog você pode escrever sobre seus conhecimentos e aprendizado. Seja criativo e assim chamará a atenção para o seu trabalho.

Meios de Contato

contato portfolio 2 1024x378 - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Você sempre deve fornecer um meio de contato em seu portfólio para que os contratantes possam encontrá-lo. Portanto, inclua um link para sua rede social (caso você a use como principal meio de comunicação), seu e-mail e número de telefone. Além disso, o link para seu portfólio virtual.

Outra dica é não descuidar da parte escrita. Embora seu talento seja a programação, escrever de forma correta, respeitando a gramática é fundamental. Fique atento aos erros de digitação para que não haja mal entendidos.

Conclusão

portfolio brasil code 5 - Como Ter um Portfólio Nunca Tendo Trabalhado Com Programação

Procure trabalhos de TI de nível de entrada que estejam relacionados às linguagens de programação que você aprendeu e sabe executar. Envie seu currículo e qualquer outra informação que os potenciais empregadores desejem e cruze os dedos enquanto aguarda uma resposta.

Mesmo que você não seja contatado por algum tempo, não desista. Um bom programador precisa também saber apresentar suas habilidades aos empregadores. Mas, não espere conseguir um emprego na sua primeira entrevista. 

Se você nunca foi entrevistado para um trabalho sério, provavelmente ficará nervoso e poderá cometer erros. Considere suas primeiras entrevistas como um exercício para adquirir cada vez mais experiência. 

Continue se candidatando as vagas que aparecerem e você acabará conseguindo seu primeiro emprego como programador profissional!

Enquanto isso, considere fazer trabalhos freelancers para aperfeiçoar suas habilidades e garantir que seu conhecimento não fique ultrapassado, já que é muito importante se manter atualizado no universo da programação.

Gostou desse artigo? Confira 3 dicas de Como Conseguir um Emprego de Programador (sem ter experiência)

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *