[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

13 Motivos Para Aprender Python

13 Motivos Para Aprender Python

Por que você deve começar a aprender Python ainda hoje?

Com certeza você já sabe que as linguagens de programação existem há tempos, é algo normal que uma nova linguagem apareça e com ela, a necessidade de se reinventar.

Algumas demoram para conquistar o seu espaço, outras são um diferencial no currículo ou pode te garantir a chance de trabalhar naquela empresa dos sonhos.

O exemplo de linguagem de programação que está em alta e que vale muito a pena aprender, é o Python. Em nosso artigo de hoje você vai saber com detalhes alguns motivos para aprender Python.

Vamos lá?!

1- Linguagem Simples e Fácil de Aprender

Python 1 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

O primeiro motivo para aprender Python é a simplicidade em conseguir aprender, por isso se o seu receio era algo difícil, que te faria quebrar a cabeça, já pode mudar de ideia.

Segundo especialistas, há alguns motivos que fazem a linguagem ser mais fácil e simples, como por exemplo, a fonte livre e aberta, a grande comunidade, o alto nível, entre outros fatores.

python do zero - 13 Motivos Para Aprender Python

Em um simples exemplo, podemos dizer que é mais fácil começar a aprender Python, do que programar em Java.

A linguagem é fortemente recomendada para iniciantes.

2- A Versatilidade da Linguagem

python 2 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Outro motivo para aprender Python é a sua versatilidade, da mesma forma que é fácil aprender, é possível executar coisas complexas.

Basicamente, com a linguagem você poderá desenvolver o que quiser, trabalhar em diversos projetos, como desenvolver games, desenvolver web, trabalhar com inteligência artificial e muito mais.

Ao longo dos motivos que citamos você vai entendendo essa versatilidade.

No caso de quem trabalha como freelancer, isso é uma vantagem muito grande, afinal, é possível oferecer um portfólio muito completo para o cliente e acabar pegando ainda mais projetos.

3- A Demanda do Mercado é Alta

python 3 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Pegando o gancho do que citamos anteriormente, uma das vantagens de trabalhar com essa linguagem é a alta demanda.

Grandes empresas possuem projetos com base em Python, como por exemplo, o Google, a Amazon, Netflix, o Facebook e Dropbox.

Para quem deseja trabalhar em starup ou montar a sua, novamente tem um ótimo motivo para investir em Python, como é uma linguagem de fácil aprendizado, essa modalidade de empreendimento está apostando cada vez mais.

O mercado busca por esses profissionais.

4- É Possível Utilizar Para Big Data

python 4 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Outro motivo para aprender Python é que a linguagem é bem utilizada para Big Data, podendo processar facilmente.

Dentro do Python existe uma biblioteca chamada ‘’Pydoop’’, e pode ainda escrever um programa MapReduce em Python, processando dados presentes no cluster HDFS.

Lembrando que ainda existem outras bibliotecas, como a chamada Dask e Pyspark, tudo para processamento de Big Data.

5- Data Science

python 5 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Data Science, ou Ciência de dados, é uma área voltada ao estudo da análise de dados, ou seja, dada uma quantidade de dados, as análises dos mesmo e as conclusões que serão tiradas a partir da sua extração tem se tornado bastante importante para diversas empresas.

Um cientista de dados transforma grandes quantidades de dados em insights de negócios, com o objetivo auxiliar as empresas em suas tomadas de decisão, alcançando melhores resultados.

Se fosse para escolher uma entre muitas, essa já seria uma grande motivação para estudar e ir a fundo na linguagem Python. Ciência de dados já foi chamada de profissão do futuro.

Mas o fato é que a demanda por cientista de dados só cresce, nas mais variadas indústrias, e Python tem sido a linguagem preferida para atuar nesse ambiente.

Entre as razões pela escolha de Python está a variedade de bibliotecas disponíveis sobre o tema, o que facilita seu uso, como a PyBrain, Numpy, entre outras.

6- Inteligência Artificial

python 6 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

A inteligência artificial ou IA é a capacidade da máquina imitar algumas características humanas, dando o poder de percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisão e tradução de idiomas.

Há muitas maneiras de simular a inteligência humana, e alguns métodos são mais inteligentes do que outros, seja ele uma declaração simples de lógica ou um modelo estatístico complexo.

python do zero - 13 Motivos Para Aprender Python

Um grande exemplo são as bibiotécas Keras, que permite testar redes neurais artificiais, elemento do Machine Learning que simula o sistema nervoso central dos seres vivos, permitindo que a máquina reconheça padrões e aprenda.

Outras bibliotecas utilizadas nesse sentido são a Tensor Flow, Theano e Scikit-learn.

7- Machine Learning

python 7 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

O machine learning ou aprendizagem por máquina é um subconjunto da IA. O conceito faz parte da área de Ciência da Computação e combina aplicações de reconhecimento de modelos e Inteligência Artificial. 

Essa tecnologia tema a capacidade de fazer com que o computador aprenda sem ser explicitamente programados, ajustando-se para dar uma resposta de acordo com os dados disponíveis para análise.

Um aspecto que separa o machine learning de outros sistemas inteligentes é a sua capacidade de modificar-se quando exposto a mais dados, ou seja, o aprendizado automático da máquina é dinâmico e não requer intervenção humana para realizar certas mudanças. Isso o torna menos frágil e menos dependente de especialistas humanos.

Um grande exemplo de uso do machine learning é o Combate a fraudes em sistemas de pagamento: diversas tentativas de fraudes com cartões de crédito e outros meios de pagamentos são geradas a cada segundo no mundo todo; felizmente, o machine learning tem permitido que sistemas de combate a fraudes barrem a maior parte dessas ações.

8- Pode ser Utilizado Como Linguagem de Script

python 8 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Lembra que mencionamos o quanto a linguagem é versátil? Não estamos falando de uma simples linguagem de programação, mas também de uma linguagem de script.

Sendo assim, o código é escrito na forma de scripts e executado, a máquina vai ler e interpretar tal código, verificar erros durante o tempo de execução e depois de verificado pode ser utlizado por diversas vezes.

Ou seja, existe a possibilidade de você automatizar algumas tarefas dentro de um programa.

9- Disponibilidade de Recursos

python 9 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Acreditamos que esse motivo também deve ser mencionado, existem mais de 125 mil bibliotecas terceiras de Python disponíveis.

Por isso temos cada vez mais algo popular e altamente acessível.

Mas a melhor parte vem agora, por conta dessa quantidade de biblioteca e pelo material de qualidade que acompanha a linguagem é possível iniciar um projeto sem precisar codificar muita coisa.

Outro ponto de destaque, é que tais bibliotecas crescem muito rápido, principalmente pelas novas demandas e necessidades do dia a dia.

Não é nada difícil você encontrar material sobre os mais diversos assuntos, seja de games ou de astronomia – por exemplo.

10- A comunidade é Muito Grande

python 10 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

O que mencionamos anteriormente tem relação direta com a comunidade ser grande.

Isso ajuda principalmente para quem está começando, mas não só, em qualquer etapa da carreira, quando surgir dúvidas ou quiser pedir dicas.

É comum vermos programadores que já estão no mercado há um tempo, que se deparam em um projeto extramente complexo, necessitando de um especialista.

Pode ter certeza de que essa comunidade será um auxílio, te ajudando a solucionar tais problemas.

Encontrar essas comunidades é bem fácil, em redes socias como Twitter e Facebook há mais de um grupo, também é possível ter acesso através de portais com fóruns direcionados para desenvolvedores.

Há uma troca muito interessante e nem sempre você estará para pedir ajuda, pode também solucionar o problema de outro colega.

11- Desenvolvimento Web

python 11 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Se você é ou pretende ser um desenvolvedor web, tem um ótimo motivo para aprender Python.

Quando pensamos na criação de algo, em outra linguagem como PHP, teríamos horas de tarefas para ter algo concreto e pronto.

Essas mesmas tarefas podem ser desenvolvidas em poucos minutos através da linguagem Python.

Por isso, para o desenvolvedor web estamos falando de uma facilidade e tanto.

12- Enquadramento de Testes

python 12 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Dentro do Python há diversas estruturas de testes integrados, eles vão abranger a depuração e os fluxos de trabalhos de forma mais rápida.

Há ferramentas e módulos que existem para facilitar, como por exemplo, Selenium e Splinter.

Além disso, há o suporte de testes com multi-plataforma e cross-brownser como frameworks.

13- Altos Salários

python 13 1024x427 - 13 Motivos Para Aprender Python

Para finalizar o nosso artigo, vamos para o que todo mundo gosta, dinheiro no bolsa.

De acordo com pesquisas, os engenheiros de Python possuem os maiores salários do setor.

Além de receberem sempre boas propostas do mercado, visto a maior popularidade dessa linguagem.

O Python tem crescido bastante em relação a outras linguagens populares, como o Javascritp, Java, CC++, PHP e outros.

Depois de todas esses motivos, não dá pra negar que aprender Python é essencial para sua carreira de desenvolvedor. O melhor momento para começar é agora.

Aqui na Brasil Code, temos o curso mais completo para você aprender a desenvolver com Python e sair pronto para o mercado de trabalho.

python do zero - 13 Motivos Para Aprender Python

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *