[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Se você procurou sobre o termo “ lógica de programação”, provavelmente você está querendo aprender a programar, ou quer se aprofundar no assunto.

Sabemos que a programação é uma área promissora, com diversas possibilidades de trabalhos e salários, por isso, muitas pessoas querem se inserir, mas não sabem por onde começar.

Podemos dizer que a lógica de programação é o primeiro grande passo para aprender a programa, mas claro que para quem ainda não sabe nada, isso pode soar um tanto quanto assustador.

curso logica de programacao 1 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

A lógica de programação pode ser considerada todo o conhecimento, visto que a partir dela se aprende a escrever códigos para o computador para interpretar da maneira correta.

Seja qual for a linguagem que você deseja aprender, a lógica vem em primeiro lugar.

No artigo de hoje você vai saber com detalhes sobre o assunto.

Afinal, o Que é Lógica de Programação?

logica de programacao 1 1024x427 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

A primeira coisa que precisamos entender é com exatidão o que lógica de programação significa.

Estamos falando de uma técnica que é utilizada para desenvolver instruções em uma sequência, tudo isso para atingir um objetivo.

Para isso é preciso organizar, planejar instruções dentro de um algoritmo, com o intuito de que saia um novo programa ou software – por exemplo.

Em resumo, a lógica de programação é uma organização coerente das instruções do programa, para que o objetivo final possa ser contemplado.

Claro que na prática isso pode ser um desafio, por isso o aprendizado sobre tal organização é considerado fundamental.

Algoritmos

logica de programacao 6 1024x427 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Como falar de lógica de programação e não falar de algoritmos? Primeiro vamos entender o que é esse conceito.

De forma resumida e simplificada, é um conjunto de instruções bem definidas, finitas e que vão gerar um resultado.

Colocando isso em nossa vida, estamos seguindo instruções a todo momento, desde que saímos de casa e escolhemos o meio de transporte para chegar até o nosso trabalho, por exemplo.

Todos aplicativos e softwares que você conhece possuem complexos e múltiplos algoritmos, tudo isso para gerar um resultado.

Exemplo prático, um aplicativo que te indica uma rota para chegar até o seu trabalho ou até aquele aplicativo da sua loja preferida que te possibilita fazer uma transação bancária.

O conjunto de instruções podem ser variados, tudo depende das suas preferências.

Para que o computador possa entender o seu algoritmo é necessário utilizar das famosas linguagens de programação, como se você estivesse escrevendo mesmo as instruções para o seu computador, por meio de uma linguagem que ele consegue entender e interpretar.

Interessante, não?

Dados, Variáveis e Constantes

logica de programacao 2 1024x427 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Seguindo o que é necessário para o aprendizado da lógica de programação, passamos para os dados, variáveis e constantes, itens fundamentais dentro da programação, especialmente quando estamos falando sobre algoritmos.

Com tudo isso citado, estamos trazendo para dentro do nosso algoritmo informações, isso pode ser feito a partir da descrição de cada item.

Há itens onde é necessário escrever de forma mais detalhada, outros é necessário somente o essencial.

Cada informação será lida no computador como um dado, começaremos pelos dados primitivos.

curso logica de programacao 1 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Os dados primitivos seriam informações essenciais e ao mesmo tempo básicas, como o nome, idade, nacionalidade, endereço, sexo, escolaridade, altura, etc.

Dentro desses dados trabalhamos com variáveis e também com constantes, por exemplo, a nacionalidade da pessoa não muda, mas a idade é algo que pode ir mudando ou até mesmo a escolaridade se a pessoa terminar um mestrado.

Dependendo do caso, entender e descrever qual o tipo de variável que estamos trabalhando auxilia para que o algoritmo utilize menos recursos do computador.

Os dados primitivos podem ser divididos em quatro categorias:

  • Texto
  • Inteiro
  • Real
  • Lógico

O texto permite trabalhar com uma sequência de caracteres, o inteiro – como o próprio nome nos remete – permite somente números inteiros positivos ou negativos.

O real trabalha com todo e qualquer número real e o lógico com alternativas, como sim e não ou verdadeiro e falso.

Os dados não acabam por aí, existe o composto, o estático, o dinâmico, o forte e o fraco, mas em um primeiro momento entender os primitivos já está ótimo.

Lógica de Programação – Hora de Avançar

Logica de programacao 3 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Quando você passar a entender a lógica de programação de maneira simples, é hora de começar a escrever isso escolhendo uma linguagem de programação.

Não existe escolha certa ou errada, algumas pessoas querem programar com uma linguagem porque já possuem um emprego em mente, outras se sentem mais curiosos com outra e afins.

Claro que há linguagens de programação mais recomendadas para quem está começando, é uma forma de aprender de um modo mais fácil e como consequência, de te deixar motivado nessa fase de descoberta.

Matemática e Lógica de Programação

Logica de programacao 4 1024x427 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Quem deseja entrar no mundo de lógica de programação e da tecnologia da informação como um todo, sempre tem uma dúvida comum e a matemática? precisa ser bom mesmo?

Muitas pessoas até desistem porque acreditam não ter aptidão, tudo porque não era bons em matemática na escola.

Claro que a matemática ajuda, mas não é necessário nenhum tipo de conhecimento avançado, se esse era o seu medo, pode ficar despreocupado.

Se você já sabe o básico, como somar, subtrair, multiplicar e dividir já está ótimo, pode começar os seus estudos sobre lógica.

?Confira o artigo:
7 Mitos Sobre Programação

Lembrando que isso também vai depender do tipo de programação que você deseja, por exemplo, quem lida com inteligência artificial precisa ter conhecimentos mais avançados de matemática.

Só que ninguém começa já trabalhando com isso, concorda? A experiência, cursos, especializações e até mesmo o tempo dentro da profissão vai te ajudando a ter conhecimentos mais sólidos de matemática.

Como o objetivo é falar da lógica de programação como um primeiro passo, achei interessante trazer a questão sobre a matemática.

curso logica de programacao 1 - Lógica de Programação: O Primeiro Passo Para Aprender a Programar

Você já tentou estudar lógica? Qual foi a sua maior dificuldade? Deixe aqui pra gente nos comentários, vamos compartilhar angústias e motivações para essa primeira etapa.

Até o próximo artigo!!!

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!