5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

Quer aprender uma linguagem de programação? Confira as 5 linguagens de programação mais fáceis de aprender!

Escolher uma linguagem de programação não é uma tarefa fácil, você se depara com tantas linguagens que fica difícil escolher por onde você deve começar ou investir tempo no aprendizado.

Neste artigo, citamos 5 linguagens de programação mais fáceis de aprender, incluindo as funções e em quais profissões cada uma pode ser aplicada.

O Que é Linguagem de Programação?

De acordo com o wikpédia, linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte que pode ser compilado e transformado em um programa de computador, ou usado como script interpretado que informará instruções de processamento ao computador.

Quem escreve códigos em linguagens de programação é chamado de programador(a) ou desenvolvedor(a).

5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

HTML e CSS

html5 css3 830x507 1 - 5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

Embora HTML e CSS não sejam linguagens de programação, essas tecnologias são essenciais para começar principalmente se você quer se tornar um desenvolvedor web. Esta dupla forma o pilar de qualquer página da web. Com HTML você forma a estrutura do conteúdo de uma página, já o CSS determina como ele é exibido, incluindo cores, fontes e layouts.

Embora o HTML seja uma linguagem de marcação fácil de aprender, o CSS irá desafiá-lo um pouco mais, mas também não é difícil de aprender.

JavaScript

javascript logo - 5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

Junto com HTM e CSS, JavaScript é uma linguagem enxuta e ágil que pode executar funções de front-end e back-end. A maioria dos desenvolvedores usa JavaScript para aplicativos móveis e desenvolvimento web. Muitos dos elementos dinâmicos que você vê em um site foram criados com JavaScript.

Por ser uma linguagem de programação tão popular, você pode encontrar muitos recursos de aprendizado online incluindo curso de programação online com certificado que pode acelerar o seu aprendizado.

Python

python logo - 5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

Python é uma linguagem de programação de propósito geral de alto nível. O Python é o favorito entre os desenvolvedores da Web, cientistas de dados, profissionais de machine learning, inteligência artifical e desenvolvedores de aplicativos incorporados.

De acordo com uma pesquisa do Stack Overflow de 2022, o Python é a quarta linguagem mais popular entre os desenvolvedores. Tudo indica que Python estar em ascensão, comparado a outras linguagens.

Ruby

ruby - 5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

Além de ser uma linguagem fácil de aprender, Ruby possui uma sintaxe simples semelhante ao Python. Ao contrário de algumas outras linguagens, Ruby pode ser usado para vários estilos de programação, incluindo programação orientada a objetos, funcional e procedural.

É ótimo para criar aplicativos de desktop, sites estáticos e muito mais. Ele pode até ser usado para web scraping, SEO e indexação de sites.

PHP

PHP logo 1024x553 - 5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

PHP é uma linguagemque trabalha do lado do servidor (server-side), muito utilizado para criação de sites. A maioria dos domínios da web usa PHP. Muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo, incluindo o WordPress, dependem do PHP. Como muitos sites usam o WordPress, o PHP é predominante na Internet. Está entre as linguagens de programação mais fáceis de aprender, graças aos recursos abundantes para iniciantes e a sintaxe relativamente direta.

GO

Go Logo Blue - 5 Linguagens de Programação Mais Fáceis de Aprender

Por útimo, temos a linguagem Go ou Golang, uma alternativa do C++ projetada pelo Google. A sintaxe do Go é pequena em comparação com outras linguagens e é fácil de aprender.

Lançado em 2009, Go ganhou bastante popularidade nos últimos anos e se tornou a primeira escolha de muitos desenvolvedores devido à sua simplicidade, legibilidade, eficiência e natureza simultânea. Isso significa que ele pode executar várias tarefas ao mesmo tempo.

Go é usado para programação do lado do servidor (back-end), desenvolvimento de jogos, programação baseada em nuvem e até mesmo Data Science. Também é popular para fazer ferramentas de linha de comando.

Qual Linguagem de Programação é Mais Fácil de Aprender Primeiro?

Não há uma resposta exata sobre qual linguagem de programação é mais fácil de aprender primeiro. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens e se destaca em situações diferentes. Mas quando se trata de categorias específicas, há algumas se destacam. Por exemplo:

Se você deseja se tornar um desenvolvedor web, desenvolvedor de software ou até mesmo um desenvolvedor mobile, saiba que JavaScript pode ser a melhor alternativa. Pois além de ser uma linguagem fácil de aprender, ela é muito popular, possui grande comunidade e está em primeiro lugar no Stack Overflow na categoria de linguagem mais utilizada em 2022.

Além do mais, com JavaScript você pode trabalhar tanto no front-end (HTML, CSS e JS) quanto no back-end, (Node.js), fazendo com que você se torne um desenvolvedor fullstack.

Se você quer se aprofundar ainda mais na programação web e dominar JavaScript, faça como mais de 9.000 alunos e inscreva-se no nosso treinamento completo.
“Programador Full Stack JavaScript Profissional” clique aqui.

Esperamos que este artigo sobre linguagens programação mais fáceis de aprender tenha te ajudado de alguma forma. Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugetsão, por favor deixe o seu comentário.

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.