[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

Neste artigo você vai saber quais são as 7 melhores linguagens de programação para aplicativos.

Utilizar linguagens de programação para construir aplicativos é algo essencial para o seu funcionamento dentro das especificações da plataforma e para a operação em si.

Existem muitas linguagens de programação, o que abre espaço para a construção de diversos tipos de aplicativos, e por isso é muito importante considerar qual linguagem de programação você deve utilizar para conseguir obter o resultado que você quer alcançar.

Das diversas opções de linguagens irei citar 5 que são mais utilizadas, e que principalmente estão em alta no mercado e que abrem espaço para a construção de diferentes aplicativos com uma boa variedade no tipo de funcionalidade.

Entender a diferença nos tipos de aplicativos é algo que ajuda a entender como escolher a linguagem de programação ideal para o desenvolvimento dos aplicativos dentro do que você de fato precisa.

Tipos de Aplicativos

Existem muitos tipos de aplicativos e isso abre espaço para o desenvolvimento de diferentes aplicações para diferentes ambientes, o que dá uma boa variedade nas funcionalidades que serão desenvolvidas.

Entender o tipo de aplicativo que pode ser desenvolvido ajuda a pensar também em que tipo de público você vai atingir e também quais vão ser os programas utilizados para a construção dos aplicativos.

Em geral, existem os seguintes tipos de aplicativos:

  • Multiplataforma
  • Nativos
  • Web

Além do tipo dos aplicativos também existe o estilo de programação que pode também dar outra qualidade para a sua construção.

A seguir vou falar mais sobre os tipos de aplicativos e também sobre o estilo de programação para que você possa conhecer e explorar todas as possibilidades.

Multiplataforma

Os aplicativos multiplataforma são os mais comuns, já que eles costumam ser operados em diferentes plataformas, independente do tipo de programação feita, e isso abre espaço para que mais pessoas possas utilizar esses aplicativos.

Eles funcionam independente da linguagem nativa do sistema, e quando escritos podem ser interpretados por diferentes sistemas sem nenhum tipo de perda efetiva no funcionamento, seguindo todas as etapas normalmente em qualquer aparelho.

Fabrica de App - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

Para quem quer alcançar mais pessoas, a utilização das linguagens de programação para aplicativos multiplataforma é uma das melhores indicações para essa finalidade.

Isso garante que muitos usuários possam acessar o aplicativo e consigam utilizar sem problemas de compatibilidade.

São aplicativos mais acessíveis e que possuem um bom alcance de pessoas, de modo mais prático.

Nativos

Os aplicativos nativos são aqueles que são escritos dentro dos códigos e das regras específicas do padrão de cada um dos sistemas operacionais do dispositivo, sendo algo bem direcionado.

Sendo assim, um aplicativo feito e produzido com códigos e padrões Android não pode ser utilizado em outra plataforma, visto que elas não possuem um sistema e tecnologia o suficiente para a leitura desses códigos.

Desta maneira são aplicativos mais restritos, voltados para a ação frente a um tipo de programas específicos, o que ajuda a pensar em um público, um recorte que acaba dando um direcionamento de público.

Para a escrita desse tipo de código é preciso também ter conhecimento e domínio da linguagem a ser utilizada.

Web Apps

Os aplicativos web são voltados para o meio da internet, e normalmente são mais leves e práticos. São URLs que podem ser abertas em qualquer tipo de dispositivo, desde que com um navegador para a leitura do código construído.

Diferente dos outros aplicativos eles não precisam ser instalados, mas podem ser acessados de qualquer lugar ou mesmo em qualquer momento, desde que com a URL correta. Suas funcionalidades  são semelhante  às de um aplicativo para celular padrão.

O que vai diferenciar para os aplicativos web é o estilo de programação que já falamos, podendo ser uma programação responsiva ou progressiva, o que vai definir a usabilidade do sistema.

A diferença diz respeito a como a página ou aplicação web é apresentada, tanto para dispositivos móveis, ou não.

Programação Responsiva

A programação responsiva é um tipo de programação de aplicativos Web que se adaptam ao estilo dos aparelhos celulares, mudando a perspectiva de navegação e reorganizando todo o visual das páginas.

Enquanto em um computador a visão é sempre horizontal, o celular oferece uma navegação vertical, sempre respeitando a amplitude dos dispositivos, o que normalmente ajuda a ter uma visão geral de todo os site.

A programação responsiva tem sido muito utilizada, já que os aplicativos web tendem a ser acessados por muitas pessoas, inclusive tendo em vista as diferenças de aparelhos que são utilizados.

A ideia é que qualquer pessoa consiga acessar e ter a visão global do site, além de uma navegação mais fluida.

Programação Progressiva

A programação progressiva, por outro lado, diz respeito a um estilo que simula de fato um aplicativo como nos celulares, desde a navegação até a inclusão de dados e outras informações necessárias.

Uma das diferenças que chamam a atenção é a possibilidade de operar esse web app offline, mesmo tendo a sua estrutura feita com URLs, e por isso acabam sendo também muito produzidos e até utilizados.

Eles costumam ter um bom alcance e podem também carregar uma boa quantidade de informações visuais, deixando sempre uma tela rica em detalhes, simulando, como já dito, um app tradicional para dispositivos móveis.

Esses são os tipos de aplicativos e também os estilos de programação que são utilizados para que possam atender aos diferentes interesses e dispositivos utilizados.

Aplicativos Exclusivos para iOS

Alguns aplicativos podem ser escritos exclusivamente para a plataforma iOS, da Apple. Esses aplicativos só funcionam em um iPhone e iPad, sendo encontrados também somente na App Store.

Esse é um dos modelos de aplicativos nativos, ou seja, que funcionam somente naquela determinada linguagem, e portanto, não compatíveis com modelos Android e web.

Para criar aplicativos para iOS é preciso ter uma conta de desenvolvedor Apple e o Xcode IDE em um computador Mac.

Sendo assim, não é possível criar aplicativos específicos para iOS em um sistema Windows, sendo insuficiente o número de ferramentas que são utilizadas e que vão dar os resultados esperados.

Somente em um computador MAC você tem todo o kit de ferramentas necessário para a programação ser completa, exemplo: SDKs, editor de código, ferramentas de compilação/construção, simuladores e um debugger (depurador).

Os principais linguagens para desenvolvimento dos aplicativos para iOS são o Objetive-C e o Swift.

Objetive-C

objective c 1024x427 - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

O Objetive-C foi uma das primeiras linguagens de programação para aplicativos iOS, e apesar de todas as críticas, ainda é uma das mais escolhidas pelos desenvolvedores para desenvolvimento de aplicativos.

Muitos falam que é uma linguagem prolixa, e que seu desenvolvimento demanda muitos detalhes que acabam poluindo a tela, mas ainda assim é um dos mais estáveis, e por este motivo acaba sendo uma estratégia ideal para o desenvolvimento de aplicativos iOS.

O uso do Objetive-C foi caindo vagarosamente a partir do lançamento do Swift, mas é possível encontrar muitos aplicativos desenvolvidos nessa plataforma, considerando todos as funcionalidades e também as características que possui.

Com o Objetive-C é possível fazer qualquer tipo de funcionalidade para iOS.

Swift

swift 1024x427 - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

O Swift foi criado logo depois, e essa é uma das linguagens de programação para aplicativos mais utilizada pelos desenvolvedores e exclusiva para iOS.

Lançado em 2014 e tendo passado por algumas mudanças de lá para cá, o Swift também abre espaço para que projetos sejam feitos em conjunto com o Objetive-C, e por isso é comum encontrar trabalhos que sejam realizados com as duas linguagens.

Contudo, o Swift tem uma linguagem mais simples e fácil de entender, o que ajuda bastante quem ainda está começando e procurando por linguagens que auxiliem nesse tipo de desenvolvimentos de aplicativos.

Normalmente a migração de Objetive-C para Swift é muito simples, e até pode ser mais ágil para quem já está acostumado a desenvolver aplicativos voltados especificamente para a linha iOS.

Aplicativos Android

O Android é uma plataforma de código aberto, desenvolvida pela google, integrando a maioria dos Smartphones de diferentes marcas (Samsung, Huawei, Xiaomi, LG e outros), que compartilham desses códigos e oferecem uma experiência muito bem específica nesse sentido.

Os aplicativos desenvolvidos para Android são distribuídos na loja padrão do Google Play (Play Store), gerenciada pelo Google.

Para conseguir desenvolver um aplicativo é necessário um kit de ferramenta que contém SDK, debuggers e emuladores que consigam fazer todo o ambiente para que a criação de aplicativos possam rodar e funcionem sem nenhum tipo de problema. Também é necessário uma IDE do tipo Android Studio ( a mais popular e conhecida do mercado), porém existem outras IDEs igualmente populares, como Netbeans e IntelliJ Idea. Todas as ferramentas citadas são compatíveis com os sistema operacional Windows, Mac e Linux

As linguagens de programação mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicativos para android são: Java, javaScript e Kotlin, devido à sua facilidade e versatilidade.

Java

java 01 1024x427 - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

A linguagem Java é uma das mais famosas para o desenvolvimento não somente de aplicativos Android, mas também para outras aplicações, como sistemas e Websites. Isso faz com que o java se torne uma linguagem muito popular no mercado.

Como possui uma linguagem orientada para objetos e já está disponível desde 1995, a linguagem Java foi rapidamente adotada pelo Android para o desenvolvimento de aplicativos.

A única crítica de desenvolvedores é que nem sempre o desenvolvimento de aplicativos é tão simples, e isso acaba tornando uma linguagem mais difícil de se aplicar ou mesmo se torna um percalço para quem vai construir aplicativos simples, principalmente para quem está iniciando no desenvolvimento mobilem

Kotlin

kotlin 1024x427 - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

O Kotlin é mais novo, mas de acordo com o Google é uma das linguagens de programação para aplicativos mais utilizada, e por este motivo, essa linguagem lançada em 2017, acabou se popularizando.

Como no caso iOS, os desenvolvedores costumam operar o Kotlin juntamente com o Java, e não há problema algum, já que todas as bibliotecas Java podem ser acionadas por Kotlin..

De uma forma geral podemos dizer que o Kotlin é um JAVA mais organizado e estável. Para quem quer construir aplicativos simples, é uma boa pedida visto que não tem toda a burocracia que o JAVA muitas vezes coloca.

Desenvolvendo Aplicativos Para iOS e Android

Mas se o intuito for construir um aplicativos para as duas plataformas? É preciso fazer dois trabalhos de codificação?

Não! Basta lembrar que existem ferramentas que são multiplataforma, e para que possam rodar em diferentes sistemas, existe um tipo de programação que é bastante específico e que costuma atender muito bem a quem não teria paciência de fazer dois trabalhos.

Essa é uma boa notícia até mesmo para quem não tem nenhuma habilidade para programar em nenhuma das plataformas, mas possuem habilidades com desenvolvimento em outros projetos no qual auxilia na construção de apps.

A combinação C# com Xamarin voltado para o uso do Microsoft Visual Studio é a melhor opção para essa finalidade. O uso de frameworks multiplataforma também é muito importante fazendo com que você aproveite os SDKs nativos e os pacotes.

Às vezes, os frameworks incluem seus próprios simuladores, mas geralmente acabam por usar o simulador dos ambientes fundamentais de desenvolvimento nativo do Android ou iOS.

C# e Xamarin

linguagem prgramacao App 1024x427 - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

C# é uma de linguagem de programação orientada para objetos desenvolvida pela Microsoft.

O framework do Xamarin permite que a programação em C# no framework .NET que implementa o código no iOS, por meio de um sistema mono, o que pode ajudar a integrar plataformas de um modo mais simples.

A IDE mais utilizada por desenvolvedores para escrever códigos  em C# e no Xamarin é o Visual Studio Code também conhecido como VS Code. O código compila de forma cruzada e executa de forma nativa no sistema android e iOS.

Xamarin.iOS  e Xamarin.Android são extensões que podem ser utilizadas e que também ajudam nessa comunicação para acessar recursos nativos do Android e iOs.

JavaScript e React Native

JavaScript React Native 1024x427 - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

Lançado em 2015 o React Native é uma tecnologia open-source que utiliza a linguagem de programação JavaScript para o desenvolvimento de aplicativos e outras aplicações. Neste caso o HTML não é utilizado para desenvolver aplicativos.

Os aplicativos desenvolvidos com React Native não são web apps, isso porque a próprio tecnologia converte o código escrito em Javascript para o código nativo da plataforma, podendo utiliza Objective-C para iOS e Java para Android.

Se você pretende desenvolver aplicativos com a tecnologia React Native, tenho certeza que você vai gostar desse E-BOOK GRATUITO onde explico alguns conceitos básicos do React.

Clique aqui para baixar e-book Desenvolvedor React

Dart com Fluter

flutter dart 1024x427 - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

Divulgado em 2011 e lançado oficialmente de forma estável pelo Google, o Dart também é uma linguagem de programação orientada para objetos que combinado com o Flutter (framework), faz com que você consiga  desenvolver aplicativos móveis para iOS. O objetivo desse SDK é oferecer uma solução para a criação de apps multiplataforma, ou seja, atender dispositivos móveis e web.

As IDEs mais utilizada pelos desenvolvedores são: Android Studio, IntelliJ e Visual Studio Code. A parte visual é semelhante ao Material Design, também desenvolvido pelo Google. Tornando muito mais fácil a criação do seu projeto, fazendo com que você não precisa reiniciá-lo caso haja algum erro.

Quer desenvolver aplicativos com Flutter? Conheça o Pacote Full-Stack Master e tenha acesso as aulas exclusivas, com suporte e certificação.

Dica Extra: Aplicativos Web

Pode parecer pouco comum, mas a construção de Apps web também tem sido muito importante, especialmente para projetos pontuais ou projetos que tem uma curta duração e por isso precisam de toda uma construção mais simples.

Isso facilita também a vida do usuário que não precisa de muitas informações, somente as padronizadas para acesso e a partir de então basta aproveitar tudo o que está disponível no momento em que precisar.

O fato de ter um ambiente web para os aplicativos também é uma boa ideia para quem quer evitar erros ou até mesmo incompatibilidade, de maneira que você tenha algo que seja muito bem determinado.

Progressive Web Apps (PWA)

Com certeza você já acessou um site no qual você teve a sensação de como se estivesse usando um aplicativo, certo? Esses são os Progressive Web Apps, sites renderizados como um aplicativo nativo.

Em outras palavras, podemos dizer que Progressive Web Apps (PWA) é uma tecnologia de desenvolvimento com objetivo transformar a experiência de usuário em dispositivos mobile e desktop.

Um grande exemplo é quando você adiciona um atalho de um site para o seu celular, automaticamente ele cria um ícone na tela inicial do celular, para que você possa acessá-lo como um aplicativo normal, diminuindo o consumo de dados sem a necessidade de se fazer uma instalação de um aplicativo.

Conheça as características de um PWA

Para se obter uma melhor experiência de usuário, os PWAs possuem diversas características, definidas pelo Google Developers, que são:

  • Progressivo: Qualquer usuário pode ter acesso, independente do navegador;
  • Responsivo: Se adaptar a qualquer dispositivo (celular, tablet, notebook, PC e outros;
  • Conectividade / Trabalhar offline: Se manter em funcionamento mesmo que o usuário não tenha conectividade;
  • Semelhante a aplicativos: A usabilidade ser semelhante a uma aplicativo;
  • Atualizado: Está sempre atualizado;
  • Seguro: Possuir um protocolo HTTPS afim de garantir a segurança dos usuários;
  • Descobrível / Encontrável: Ser facilmente encontrado pelos mecanismos de buscas;
  • Fácil engajamento: permitir engajamento do usuário por meio de mensagens, emails ou notificações push;
  • Instalável: Ter a possibilidade do usuário colocar o ícone da aplicação em sua tela principal, se comportando de forma semelhante a um App;
  • Linkável: Não requer instalação complexa e é facilmente compartilhável por meio da URL.

Conclusão

Saber quais são as linguagens de programação para aplicativos é muito importante e isso depende diretamente de como você busca se informar e qual tipo de público você quer atingir.

Para o desenvolvimento Android e iOS é preciso um kit de ferramentas nativo, ou algo que possa ser feito para os dois padrões.

Para aplicativos web a construção é mais simples, e envolve a organização de informações, tendo em vista que são sites mais simples com funções bem específicas.

Essas são as 7 melhores linguagens de programação para aplicativos, não se esqueça que os frameworks são facilitam bastante o desenvolvimento dos aplicativos. Lembre-se, escolher uma linguagem de programação combinado com frameworks é fundamental para você definir que tipo de desenvolvimento ou plataforma você vai desenvolver seus aplicativos.

Para ter sucesso na carreira de desenvolvedor mobile, você precisa estar atentos às mudanças em ferramentas e plataformas, para você ficar sempre atualizado e por dentro das novidades no mundo do desenvolvimento mobile, recomendo que você invista em bom treinamento, de modo que você consiga elevar a sua carreira desenvolvedor para o próximo nível.

Minha indicação de curso para que é iniciante ou até mesmo um profissional dá área, é o Fábrica de Aplicativos. Nele,  você vai  aprender a desenvolver aplicativos para Android / iOS do absoluto ZERO, se destacar no mercado de trabalho e faturar alto.

Inscreva-se agora e eleve sua carreira o próximo nível!

Fabrica de App - Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores

Espero que você tenha gostado do artigo e não esqueça de comentar e compartilhar para outras pessoas.

Um forte abraço e até a próxima!

Robson dos Santos

__________________________
Referências
www.tecmundo.com.br/software/
https://gobacklog.com/blog/

Sobre o Autor