[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional

10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional

Saber como criar um aplicativo profissional é algo que recorrentemente aparece nas discussões, principalmente pelo fato de que você precisa dar conta da demanda do público que muitas vezes apresenta tais necessidades específica.

De um lado, os aplicativos geram novas oportunidades de negócios. Do outro, as empresas têm grandes dificuldades em encontrar profissionais qualificados a lidar com essa realidade. O desenvolvimento de aplicativos para celulares está em alta, com oportunidades a perder de vista. Mas é preciso conhecer algumas dicas para se destacar.

Por conta disso vou listar 10 dicas sobre como criar um aplicativo profissional com boas chances de se tornar um sucesso:

1- Pense na Aparência

Criando aplicativos 3 - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Seu aplicativo precisa ter uma boa aperência

Seu aplicativo tem uma boa aparência ou foi desenvolvido sem nenhum cuidado? As imagens tem boa resolução ou estão desfocadas?  Os ícones foram bem desenhados e combinam entre si?

Algumas pessoas não conseguem pensar em possibilidades de cuidado ou mesmo de pensar cada parte visual do aplicativo, e esse pode ser um fator que atrai ou que afasta os clientes em questão.

O design do aplicativo é muito importante, ele deve ser simples e focado na interação e na funcionabilidade, ou seja, na experiência do usuário (user experience). Mas lembre-se também que antes de ler qualquer linha de texto seu usuário vai julgar a qualidade do seu aplicativoa partir das imagens que encontrar.

2- Defina as Características

mobile brasilcode - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Defina as características

 Defina as características do aplicativo e estabeleça um diferencial diante dos concorrentes. Sabemos que isso já não é uma novidade, mas, inovação é algo que tem que ser destacado sempre. Afinal, este é o momento para detalhar os recursos básicos do seu produto.

3- Cuidado com a Gramática

erros de portugues - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Cuidado com os erros de gramática

Muitos programadores se orgulham em dizer que fala Inglês, Espanhol e Francês, mas erram feio na língua portuguesa.

Sinceramente, não da pra levar a sério um desenvolvedor mobile que escreve “a gente vamos”, “pobrema”, “asterístico”, “pra mim ler” e por aí vai…

Fique ligado quando estiver escrevendo seus textos. Na dúvida, use o corretor do seu editor de texto ou faça uma pesquisa no google. Vale perder um pouco de tempo e corrigir os erros com calma. Se possível peça para uma outra pessoa ler seus textos e apontar os erros de Português.

Muita das vezes o quando desenvolvemos aplicativos para o cliente, ele costumar enviar textos prontos dizendo: “Coloca esse texto no app por favor!”

Mesmo que um cliente mande um texto pronto para você colocar no app, não deixe de conferir.

Aqui vai uma dica para você que tem dificuldade em escrever: “Se quer escrever corretamente, leia mais!”. Além de adquirir novos conhecimentos enriquecer nosso vocabulário, a leitura é fundamental para se ter uma boa escrita.

4- Atualize Sempre Que Possível

atualize aplicativo - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Faça atualizações do seu aplicativo

Aplicativos são sempre atualizados, mas poucas pessoas sabem o motivo, e se você busca estratégias de como criar um aplicativo profissional, é preciso que se atente e atualize sempre o que você conseguiu entregar.

Atualizações são sempre referentes a uma melhoria na interface, novas informações, melhoria no funcionamento, correção de bug e outros. Ou seja, as atualizações de uma certa forma trazem benefício pata todos os envolvidos, cliente, usuário e desenvolvedor.

Faça com que seu aplicativo seja útil e atual, senão ele perde sua função. Atualize as informações, notícias e vídeos. Faça o que for preciso, mas não deixe o aplicativo com o mesmo visual de sempre!

Aprenda a Desenvolver Aplicativos de Todos do Zero Para Android e iOS. 2 - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Seja um desenvolvedor mobile

5- Conteúdos Bem Trabalhados

conteúdo brasil code - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Seu aplicativo precisa ter conteúdo

Se engana quem pensa que um aplicativo é somente algo específico que você clica e faz algumas funções. Conteúdo é fundamental e precisa ser bem trabalhado até mesmo para que tenha relevância.

É preciso pensar e ter alternativas para construir textos chamativos e persuasivos, já que é uma forma de você atrair os usuários.

Quanto mais os seus conteúdos forem bem trabalhados mais você consegue atrair pessoas para que procurem o que você de fato divulga. Ofereça conteúdo RELEVANTE para as pessoas e elas o verão como alguém de valor.

6- Faça Divulgação

divulgar brasil code 1024x683 - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Faça uma boa divulgação do seu aplivativo

Um bom aplicativo também sempre tem uma boa divulgação, até mesmo para que as pessoas possam conhecer o seu trabalho, e você consiga uma boa margem de downloads, e por isso é preciso pensar nessas possibilidades.

A divulgação serve para que você possa alcançar diferentes pessoas com diferentes objetivos, mas que podem achar o seu aplicativo pertinente e fazer o download, tendo em vista que é algo muito importante para conseguir dar conta.

Por isso procure investir na divulgação e procure também sempre atender às mais diferentes plataformas, justamente para que você tenha um resultado positivo e possa até mesmo aumentar os níveis de download.

7- Se Livre das Propagandas

aplicativo sem propaganda 1024x576 - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Evite propagandas no aplivativo

Os banners de propagandas estão sempre presentes em muitos aplicativos, e não tem quem goste, e por isso é um motivo muito importante para você investir o suficiente para que isso não seja oferecido no seu aplicativo.

Isso pode também fazer com que a experiência do usuário seja sempre ainda mais aproveitada, tendo em vista que você precisa também oferecer um bom tipo de alternativa neste sentido.

Saber como criar um aplicativo profissional também passa por um trabalho da retirada dessas propagandas, de maneira que o seu usuário possa navegar tranquilamente sem surpresas.

Quer que seu app tenha uma aparência mais profissional? Tire aquele banner que aparece no rodapé do aplicativo.

Você quer MESMO que seu cliente pague R$ 3.500,00 pelo aplicativo que você desenvolveu+ um valor mensal de manutenção e seja incomodado o tempo todo com propagandas e banners?

Remover o banner do seu aplicativo vai beneficiar você, seu cliente e os usuários. Isso vai gera mais credibilidade, profissionalismo em seu trabalho.

8- Crie Contas de Desenvolvedores

Google play istore 1024x356 - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
crie uma conta na loja de aplicativos

Durante a fase de produção, abrir contas de desenvolvedores no Google Play e na Apple Store vai te ajudar para realização de e aprimoramento do App antes de seu lançamento.

Aprenda a Desenvolver Aplicativos de Todos do Zero Para Android e iOS. 2 - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Leve a sua carreira ao próximo nível!

9- Feedback e Avaliações

feedback 2 - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Obtenha feedback

Obtenha feedback e avaliações de forma rápida. Ou seja, faça rápido e corrija rápido. Colete informações dos usuários (principalmente em fase de testes) e faça todas as alterações necessárias com agilidade. A velocidade do mundo mobile é gigantesca. O seu aplicativos é como uma loja online, e o comportamento dos primeiros usuários, lhe dará uma visão geral de como melhorar e aumentar o valor agregado do seu aplicativo.

10- Vá Além

dev mobile brasil code - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Tenha uma visão ampla

Vá além do código, tenha uma visão ampla de todo o ecossistema ao redor do seu projeto.

Na prática o trabalho de um desenvolvedor de aplicativos vai além de códigos, antes de “colocar a mão na massa”, o programador precisa entender o contexto daquilo que será desenvolvido, obter informações com o cliente e usuários, na maioria dos casos o desenvolvedor acaba exercendo a função de administrador de banco de dados ou seja e ele mesmo gerencia o armazenamento dos dados que serão obtidos no projeto. Por essas razões, o programador também é conhecido como desenvolvedor.

Pensar no que você pode oferecer a mais é sempre uma forma de conseguir procurar agradar cada vez mais clientes.

Por isso é fundamental que ao procurar por alternativas de como criar um aplicativo profissional você pense sempre em adicionais justamente para que você possa obter um bom ganho de produtividade.

Dica bônus:

Bonus brasil code - 10 Dicas Para Criar um Aplicativo Profissional
Preste atenção nesse dica bônus!

Tenha paciência! Os aplicativos mais baixados e populares das app stores não fizeram sucesso na primeira tentativa.

Agora eu te pergunto: Depois de todas essas dicas e facilidades para desenvolver um aplicativo profissional, qual a sua desculpa para não se tornar um desenvolvedor de aplicativos?

Muitos estão faturando alto nesse mercado e as empresas estão à procura de profissionais qualificados. Comece agora mesmo a desenvolver aplicativos ou você pode ficar para trás. 

Espero que você tenha gostado das dicas. Não deixe comentar, e tirar suas dúvidas.

Um forte abraço e até breve!

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *