[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6 Linguagens de Programação Para Desenvolvimento Back-End

6 Linguagens de Programação Para Desenvolvimento Back-End

Você ainda tem dúvida sobre linguagens de programação para desenvolvimento back-End? Então confira este artigo completo com todas as dicas que você precisa saber.

O Desenvolvimento Web é dividido em duas partes: desenvolvimento de front-end e desenvolvimento de back-end. E, obviamente, ambos têm seus respectivos conjuntos de ferramentas e tecnologias. Por exemplo, quando falamos sobre Desenvolvimento de Frontend, sempre vêm três nomes em primeiro lugar – HTML, CSS e JavaScript .  

Da mesma forma, quando se trata de desenvolvimento de back-end, exigimos principalmente uma linguagem de programação de back-end (ou você pode dizer do lado do servidor) para fazer o site funcionar junto com várias outras ferramentas e tecnologias, como bancos de dados, estruturas, servidores da web, etc.

O desenvolvedor Back-End é o profissional responsável pelas engrenagens de uma aplicação web. É ele quem cria o código para que haja a execução das funções de sites, aplicativos ou sistemas.

O usuário não tem acesso a esse código, pois ele roda no servidor onde a aplicação está hospedada e no momento da requisição à resposta é enviada em uma linguagem de programação que pode ser interpretada pelo navegador.

O Que Devo Estudar Para o Desenvolvimento Back-End?

desenvolvimento backend - 6 Linguagens de Programação Para Desenvolvimento Back-End

Além das linguagens de programação específicas, o desenvolvedor back-end precisa  estar familiarizado com alguns conceitos e áreas de conhecimento. Confira abaixo:

Servidor:

É o onde tudo acontece, pode ser um software ou um computador central. Alguns dos servidores utilizados são: DNS, Proxy e FTP.

Banco de Dados

Local onde as informações ficam armazenadas, é nele que realizamos buscas, para encontrar informações dentro do site. Os principais banco de dados utilizados por desenvolvedores back-end são: SQL, MySQL, MongoDB e Oracle.

API

Em inglês, que dizer Application Programming Interface ou traduzindo para o português, significa Aplicação de Interface de Programação. Uma API tem a função de realizar uma conexão entre dois sistemas  com tecnologias distintas, por meio de uma linguagem de programação que seja acessível a ambos os lados.

Escalabilidade

Talvez esse seja um dos requisitos mais importante para o desenvolvimento back-end, pois leva em consideração constantes adaptações que precisam ser realizadas devido as mudanças tecnológicas, maior tráfego de dados e novas tecnologias.

Segurança de Dados

O desenvolvedor back-end precisa desenvolver um aplicação confiável e resistente a invasões, principalmente referente a roubos de informações pessoais.

6 Principais Linguagens de Programação Para Desenvolvimento Back-end

Essa é uma das principais dúvidas para quem quer trabalhar como desenvolvedor back-end. Para te ajudar nessa decisão que é extremante importante, selecionei as linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento back-end e suas vantagens e desvantagens que vão te ajudar a fazer a escolha certa e entrar no mercado. Vamos lá!

JavaScript

Lançado em 1995 por Brendan Eich, o JavaScript é uma das linguagens de programação mais utilizadas no desenvolvimento web (Junto com HTML e CSS), além de utilizado no front-end, o javaScript também pode ser utilizado no back-end com Node.js.

O Node.js é uma plataforma de desenvolvimento de código aberto criada sobre o Javascript, no qual permite que você execute operações do lado do servidor sem vínculo algum com o browser para sua execução.

Vantagens:

Desvantagens:

  • Algumas funções orientadas ado JavaScript para o back-end são um pouco complicadas.
  • Utilização do banco de dados MySQL para hospedagem é complicado.
  • Número de vagas ainda é menor em relação as tecnologias mais tradicionais no back-end.

Clique aqui para aprender JavaScript do ZERO!

Python

Criado em 1991 por Guido van Rossum, o Python é uma das linguagens programação mais populares do mercado. Além de ser uma linguagem fácil de aprender, o Python é bastante utilizado para desenvolvimento web, machine learning, Data Science e Inteligência artificial.

Vantagens

  • Relativamente fácil de aprender
  • Código aberto (open source)
  • Grande variedades de frameworks e bibliotecas
  • Oferece várias ferramentas e recursos gratuitos
  • pode ser incorporado no código-fonte de outras linguagens, como C ++.
  • Possui Recursos de IoT (internet das coisas)

Desvantagens

  • A execução do código Python fica lenta quando é interrompida
  • O número de vagas ainda é reduzido quando se trata de desenvolvimento back-end.
  • Testes extensivos são necessários para detectar erros e bugs nos códigos Python
  • A documentação não é tão boa quanto linguagens como PHP e Java que possuem fortes bases corporativas.
  • É dependente de bibliotecas e estruturas de terceiros

Clique aqui para aprender Pyhton do ZERO!

Java

Podemos dizer que Java é uma das linguagens mais utilizada no mercado. Criada em 1991, na Sun Microsystems, Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, muito utilizado na criação de sistemas, jogos e no desenvolvimento de aplicativos mobile.

Vantagens

  • Escalável e direto
  • Segurança aprimorada
  • bibliotecas de código aberto massivas
  • Possui grande números de vagas disponível no mercado
  • Muito utilizado por empresas de grande porte

Desvantagens

  • A programação Java é cara e demorada
  • Necessita de grande investimento em hardware tornado cara a implementação do back-end.
  • Normalmente exige mais do desenvolvedor e do seu ambiente de desenvolvimento, além de ter um gestão de dependências mais complexas.

Clique aqui para aprender Java do ZERO!

PHP

Desenvolvido por Rasmus Lerdorf em 1994, o PHP é um linguagem de programação fácil de aprender, com uma uma grande variedades de bibliotecas e frameworks para soluções.

Por ser uma linguagem interpretada, também não requer um compilador e também pode rodar em quase todos os principais sistemas operacionais como Windows, Linux, macOS, Unix, etc.

Utilizado pelo Facebook, Yahoo, WordPress e outras empresas, o PHP possui um número expressivo de vagas oportunidades no mercado.

Vantagens

Desvantagens

  • A influência do PHP como tecnologia de desenvolvimento está diminuindo.
  • Por ser muita utilizada e open source, muitas vezes não é utilizada da melhor maneira permitindo criação de códigos de baixa qualidade.

Clique aqui para aprender PHP do ZERO!

C#

C# também chamado de C-Sharp é uma linguagem de programação multiparadigma, orientada a objetos, de tipagem forte, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET.

Além da linguagem ser utilizada no desenvolvimento back-end, o C-Sharp também é muito utilizado no desenvolvimentos de games, aplicativos de desktop e também em sistemas incorporados.

Vantagens

  • Desenvolvimento de plataforma cruzada
  • Orientada a objetos
  • Elimina todos os resíduos do sistema, acelerando a execução do programa

Desvantagem

  • Só funciona no .Net Framework, ou seja, só pode ser instalado e executado no Windows

Clique aqui para aprender C# do ZERO!

Ruby

Ruby foi desenvolvido em 1990 por Yukihiro Matsumoto, é uma linguagem orientada a objetos, que possui uma sintaxe semelhante as linguagens Java, Python e Perl.

A linguagem está sendo amplamente usada para desenvolvimento web em todo o mundo e é muito recomendada para iniciantes que querem aprender o desenvolvimento web de backend.

Vantagens

  • Possui recursos orientados a objetos, flexíveis e escaláveis
  • Altamente produtivo
  • Rápido e confiável
  • Permite teste e automatizados

Desvantagens

  • Possui fontes e bibliotecas limitadas.
  • Ruby ainda é um linguagem nova para os desenvolvedores Back-End aqui no Brasil.
  • Os códigos Ruby são difíceis de depurar.

Clique aqui para aprender Ruby do ZERO!

Este artigo apresentou as principais  linguagens de programação para desenvolvimento back-end. Mas lembre-se, antes de escolher qualquer linguagem específica que foi citada acima, você precisa considerar vários aspectos individuais também como seus objetivos, requisitos do projeto, curva de aprendizado, etc.  

Agora que já sabe o que é back-end, para que serve e o que precisa para ser um desenvolvedor na área, você já pode investir em um curso completo de programação que vai te ensinar essa área de back-end.

Clique aqui para conhecer nossos cursos!

Um forte abraço e até o próximo post!

__________________________

Confira também:

Os 10 Melhores Frameworks PHP Para Desenvolvedores Web
13 Motivos Para Aprender Python
Linguagens de Programação Para Aplicativos: Conheça as 7 Melhores
Melhores Linguagens de Programação Para Aprender em 2021
6 Melhores Linguagens de Programação Para Desenvolver Jogos

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *