[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Home Office em Tempos de Coronavírus: Tudo que Você precisa saber

Home Office em Tempos de Coronavírus: Tudo que Você precisa saber

Na área de tecnologia da informação a possiblidade do trabalho home office é alta, mas nem todos os profissionais já atuam dessa forma.

Por incrível que pareça, muitas pessoas preferem ter uma rotina fora de casa, enquanto outras, gostam da qualidade de vida que o home office pode oferecer.

Mas gostando de trabalhar em casa ou não, a realidade do Coronavírus bateu na porta de diversos profissionais, os deixando sem escolha e precisando de uma adaptação a nova rotina.

A vida home office possui o lado bom, como mencionado e também as adversidades e você vai conhecer algumas delas em nosso artigo de hoje. Confira.

1 – Desorganização

Se você nunca trabalhou home office com certeza esse será um dos primeiros problemas, o trabalho em casa para ser produtivo exige uma boa organização pessoal.

No primeiro dia, é comum que você não se sinta necessariamente trabalhando ao olhar pro lado e ver a sala de casa ou ver seus filhos correndo de um lado para o outro.

Por isso é muito importante escolher um local em sua casa confortável, sem grandes distrações, ruídos ou com pessoas passando. Essa é a melhor forma de separar as coisas e ser produtivo.

2 – Distrações

home office coronavirus 3 - Home Office em Tempos de Coronavírus: Tudo que Você precisa saber

Em tempo de Coronavírus todo mundo está em casa e se você tem filhos, essa com certeza é uma distração, já que nem sempre eles vão entender que você está trabalhando do mesmo jeito.

Além de todas as pessoas que moram na casa para nos distrair, a TV parece ser mais atrativa e temos mais chances de ficar navegando pelas redes sociais sem ver o tempo passar.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - Home Office em Tempos de Coronavírus: Tudo que Você precisa saber
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Nas primeiras semanas essas distrações serão incomodas, mas depois de algum tempo, você vai conseguir driblar, conseguindo até mesmo fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo.

3 – Gerenciamento

Gerenciamento é a palavra do home office, é preciso gerenciar tempo e todos os projetos e tarefas que você deve entregar.

Dentro de uma empresa, sentimos maior pressão em sermos produtivos, em cumprir horários e em casa isso é mais leve, mas ao mesmo tempo, pode ser um fator que atrapalhe alguns.

Mesmo que você tenha um gestor de equipe te dando prazos, ainda sim, o gerenciamento no home office deve acontecer e você pode fazer isso através de ferramentas.

Existem opções gratuitas na internet, clicando aqui, você acessa nosso artigo sobre ferramentas do programador em home office, tais ferramentas na verdade, servem para diversos cargos e profissões, vale a pena conferir.

4 – Isolamento

Muitas pessoas podem se sentir mais isoladas ao trabalhar no formato home office e isso é natural, nem sempre temos um colega de equipe para partilhar uma informação, tirar uma dúvida ou mesmo fazer uma rápida interação.

Ao mesmo tempo que o barulho emitido em casa pode atrapalhar, o silêncio total pode não ser confortável, por isso existem até sites que reproduzam som ambiente ou de escritório.

Outra coisa importante no home office é a comunicação por aplicativos de mensagens instantâneas, falar sobre trabalho, projetos, andamentos, ajuda a equipe continuar conectada, além de ser funcional.

pacote full stack 3 1 - Home Office em Tempos de Coronavírus: Tudo que Você precisa saber

A única coisa que deve – se ter cuidado, é para que esses aplicativos não se tornem uma distração.

Porém, tirando todas essas questões que pode atrapalhar o home office, vamos começar a focar no lado bom? Porque eles existem e talvez depois do Coronavírus você veja que tem o perfil de trabalhar em casa.

Lado Positivo do Home Office

1 – Conforto

home office coronavirus 2 1024x523 - Home Office em Tempos de Coronavírus: Tudo que Você precisa saber

Nada como conforto do nosso lar, não é mesmo? Começando pela roupa, não há problema nenhum em vestir aquele moletom mais surrado e extremamente confortável que você tem.

Se arrumar para trabalhar é importante, com roupas confortáveis como as mencionadas, ficar de pijama pode atrapalhar sua produtividade, por mais que pareça que não faz diferença.

Em dias de vídeo conferência é necessário seguir o dress code da empresa, pelo menos na parte de cima para passar uma imagem mais profissional.

Você já parou pra pensar em quanto deixamos nossa casa confortável e mal aproveitamos ela no meio de uma rotina corrida de trabalho? Esse é o momento.

Você pode aproveitar seu sofá e pequenos prazeres, como a sua cozinha no horário do almoço ou uma pausa em um cantinho da sua casa que te dá sensação de relaxamento.

2 – Qualidade de Vida

Por vezes, a qualidade de vida é esquecida em uma rotina de trabalho, fica tão automático acordar, pegar trânsito, chegar ao trabalho, cumprir 8 horas e voltar pra casa para dormir, que esquecemos que a vida pode ser mais colorida do que isso.

Com o trabalho home office você vai logo perceber toda essa diferença. Você vai ganhar qualidade de sono e até mais horas, já que não precisa se preocupar com o tempo do trajeto.

Se você era daquele tipo que sempre saia atrasado, mal conseguindo tomar seu café da manhã, tudo isso acabou durante o período home office.

Gerenciar seu tempo também é um aspecto importante, quantas vezes você já terminou todo o trabalho, mas precisou ficar na empresa para cumprir horário?

Se você consegue ser mais produtivo e acabar tudo antes do previsto, pode ir assistir um filme com seus filhos ou mesmo passar um tempo maior com seu companheiro (a).

Sem contar que em tempos de Coronavírus essa é a medida mais eficaz, você vai estar em segurança, fazendo o mesmo por todas as pessoas ao seu redor.

Mas independente do trabalho home office, a atualização é sempre necessária. A área de tecnologia está em constante mudança e ganha o profissional que consegue se adequar a todas elas.

Aquele fim de tarde livre pode servir para te agregar conhecimento, como sabemos, é possível realizar cursos sem sair de casa e com a mesma qualidade.

O Coronavírus veio para nos ensinar muita coisa, principalmente o privilégio de um home office, concorda?

Deixe pra gente nos comentários como você está se organizando e o que vem achando mais difícil durante todo esse período.

Se você é iniciante ou um profissional na área da programação e quer dominar as maiores tecnologias do mercado, e abrir o seu próprio negócio, recomendo o treinamento do banner abaixo.

pacote full stack 3 1 - Home Office em Tempos de Coronavírus: Tudo que Você precisa saber

Milhares de alunos estão faturando alto com esse treinamento.

Muito obrigado por ler esse artigo até o final!

Um forte abraço!

Robson

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *