[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

O portfólio na área de tecnologia é o seu material de divulgação, é através dele que empresas e pessoas vão conhecer suas habilidades, trabalhos já realizados, experiências e qualificações.

Portanto, um portfólio na área de tecnologia vai te ajudar a atrair clientes, fechar projetos ou vai te auxiliar para entrada no mundo acadêmico, a depender do objetivo.

Sendo assim, ele precisa estar caprichado e organizado. Já pensou perder oportunidades por conta de detalhes que podem ser evitados?

Sabemos que há muitas dúvidas na hora de criar um portfólio na área de tecnologia e por isso preparamos dicas exclusivas pra você. Confira.

Portfólio na área de tecnologia: Como construir o seu

1 – Impresso ou Digital?

portfolio programador 6 - Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

A primeira dúvida de muitos profissionais que desejam fazer o seu portfólio na área de tecnologia é se ele deve ser físico ou digital. O portfólio físico ainda é utilizado em algumas ocasiões e por alguns profissionais, porém, na área de tecnologia o melhor é optar pelo portfólio online.

O custo é menor ou zero, é muito mais fácil de ser compartilhado com recrutador ou clientes e você consegue fazer todo o processo de montagem do seu computador.

Nesse artigo há dicas de como ter um portfólio nunca tendo trabalhado com programação.

2 – Objetivo

portfolio programador 1024x362 - Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

Definir o seu objetivo é outro passo de extrema importância para montar o seu portfólio na área de tecnologia. Ou seja, você está enviando para um recrutador de grande empresa ou está interessado em captar clientes através de plataformas de freelancer, por exemplo.

Mini Curso + E-book

Receba Gratuitamente no seu E-mail!

mini curso ebook 1 - Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Há ainda quem está realizando seu portfólio na área de tecnologia para conseguir uma vaga no mestrado, em alguma pós –  graduação e afins.

Sendo assim, não fica difícil entender que o objetivo deve ser definido porque ele pode mudar as informações relevantes e a forma com que você as coloca, já que estamos falando de públicos diferentes.

3 – Principais Trabalhos

portfolio programador 2 1024x512 - Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

Se você tem uma grande experiência na área, com certeza deve ter uma série de trabalhos realizados, porém, não é inteligente colocar todos no portfólio na área de tecnologia, afinal, ninguém teria paciência para passar horas analisando somente um portfólio.

O grande segredo é ser objetivo, por isso é o momento de organizar seus principais trabalhos e de preferência, eles devem ter relação com a vaga que você está concorrendo.

Essa decisão da escolha dos principais trabalhos pode ser difícil, mas é necessária, peça sempre ajuda de outro colega da área para selecionar os melhores, aqueles que podem realmente impressionar e te qualificar para vaga.

Por outro lado, quem não tem experiência fica um tanto quanto perdido nessa hora, mas não se preocupe, nesses casos, você deve utilizar trabalhos realizados na faculdade e pensar na criação de programas, aplicativos e sites.

Lembrando que nem sempre esses programas, aplicativos ou sites serão utilizados, é mais uma forma de aprender, buscar ideias e claro, rechear o seu portfólio na área de tecnologia.

Confira o Artigo 3 dicas de Como Conseguir um Emprego de Programador (sem ter experiência).

4 – Facilitação da Leitura e Navegação

portfolio programador 5 1024x420 - Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

Não existe nada pior em um portfólio na área de tecnologia ou de qualquer outra área, do que a dificuldade de ler as informações ou de navegar pelo documento.

Portanto, organizar o portfólio é o primeiro passo para facilitar esses dois aspectos. Após essa organização, é hora de pensar na escolha da fonte, cor e tamanho, pode parecer algo ‘’bobo’’, mas errar nessa escolha pode fazer todo seu trabalho ser perdido.

Nessa hora verifique a clareza e coerência das informações. Você consegue entender as frases de primeira ou precisa reler? Há algum erro de gramatical? As pontuações estão corretas?

Detalhes como esses ajudam em uma melhor navegação pelo seu portfólio, mas também servem para demonstrar conhecimentos básicos.

Não deixe de verificar o resultado final por diversas vezes, finja que você é o recrutador e / ou cliente que recebe aquele portfólio.

5 – Menos é Mais

portfolio programador 3 1024x509 - Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

Nós sabemos que você deseja inovar e colocar toda a sua criatividade pra fora na hora de montar um portfólio na área de tecnologia e a criatividade é sim bem – vinda nessas horas.

Porém, é preciso trabalhar com cautela para não exagerar e para que o portfólio não perca a qualidade.

Tudo também depende da vaga que estamos falando, pensar fora da caixa pode ser positivo para determinada empresa ou cargo, por exemplo, por outro lado, algumas empresas e funções exigem algo mais formal, simples e objetivo e nesses casos não há porque arriscar.

Aquela frase de ‘’menos é mais’ ’faz muito sentido na hora de montar o seu portfólio na área de tecnologia.

Com essas dicas temos certeza que o seu portfólio vai te abrir diversas oportunidades profissionais.

aprenda programar brasil code - Portfólio na área de tecnologia: Um guia para construir o ideal!

Ainda há dúvidas? Deixe pra gente nos comentários e não se esqueça de continuar em nosso blog para mais novidades.

Confira os artigos:

Top 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Linkedin para profissionais de TI: aprenda a criar um perfil de sucesso!

6 Dicas para ser um Programador Freelancer

Sobre o Autor

Robson dos Santos
Robson dos Santos

Ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida através da programação. Se você deseja mudar também, vamos juntos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *