[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Hacker Ético: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Profissão

Hacker Ético: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Profissão

Quando ouvimos falar em hacker, logo pensamos em invasão de computadores de forma ilegal. Mas muitos não conhecem a profissão de hacker ético (ethical hacking traduzido para o inglês), é uma carreira para as pessoas interessadas ​​em resolução de problemas, comunicação e segurança de TI.

Hackers éticos são profissionais de TI que aprendem a executar hackers legalmente, com base na orientação do cliente. A ideia é identificar riscos e vulnerabilidades no sistema e assim sugerir ações para melhorias. Isso significa que você tem permissão para penetrar nas defesas de segurança de uma empresa. 

Não é segredo que qualquer sistema, rede, site, dispositivo, etc, pode ser hackeado. Para entender como um ataque ou invasão pode acontecer e quais podem ser os danos, um hacker ético deve pensar como hackers mal-intencionados e conhecer as ferramentas e técnicas que eles provavelmente usarão.

Função do Hacker Ético

Hackers éticos procuram vulnerabilidades que podem expor ativos a ameaças e violações de segurança. No qual chamamos de  Pentest também conhecido como “teste de penetração”, o processo envolve a imitação das técnicas e táticas que os cibercriminosos usam para explorar fragilidades nos sistemas de segurança de uma instituição.

Geralmente, o objetivo dos cibercriminosos é extorquir dinheiro, injetando malware e negando acesso. Além disso, podem até mesmo comprometer os recursos de segurança nacional. Muitas empresas e órgãos públicos enfrentam o desafio de atualizar as táticas de prevenção de hack.

Para isso, instalam várias tecnologias para proteger o sistema e assim não ser vítima do hacker. No entanto, novos worms, malware, vírus e ransomware se multiplicam a cada dia. Isso cria a necessidade da contratação de um hacker ético para prestar um serviço que garanta a proteção das redes de segurança de empresas e sistemas governamentais.

Fases do Trabalho do Hacker Ético

O trabalho de um hacker ético começa invadindo legalmente os sistemas do cliente para procurar os pontos fracos. Assim ele poderá evitar ataques cibernéticos e violações de segurança. As cinco fases do ethical hacking são:

1 – Reconhecimento

O trabalho do hacker ético começa pelo reconhecimento, também conhecido como fase de coleta de informações. O objetivo desta fase preparatória é reunir o máximo de dados possível. Antes de lançar um ataque, o invasor coleta todas as informações necessárias sobre o alvo. É provável que os dados contenham senhas, detalhes de funcionários, etc.

2 – Varredura

A segunda etapa é a varredura, momento em que os invasores tentam encontrar maneiras diferentes de obter as informações do alvo. Assim, eles buscam informações como contas de usuário, credenciais, endereços IP, etc. Essa etapa do hacking ético envolve descobrir maneiras fáceis e rápidas de acessar a rede.

3 – Obtenção de acesso

A próxima etapa do hacking é quando um invasor usa todos os meios para obter acesso não autorizado aos sistemas, aplicativos ou redes do alvo. Um cibercriminoso pode usar várias ferramentas e métodos para obter acesso e entrar em um sistema. 

Essa fase de hacking tenta fazer download no sistema de algum aplicativo malicioso, roubando informações confidenciais, obtendo acesso não autorizado, pedindo dinheiro para devolver os dados, etc. 

4 – Manter o acesso

Depois que o invasor consegue acessar o sistema do alvo, ele tenta manter esse acesso. Nesse estágio, o hacker explora continuamente o sistema, lança ataques DDoS ou rouba todo o banco de dados. 

5 – Não deixar pistas

A última fase do trabalho do hacker ético exige limpar seus rastros, pois nenhum invasor deseja ser pego. Assim, ele evita deixar pistas ou evidências que possam ser rastreadas. Essa etapa é crucial, pois os hackers éticos precisam manter sua conexão no sistema sem serem identificados.

Para isso, eles editam, corrompem ou excluem logs ou registros. O invasor também exclui ou desinstala pastas, aplicativos e software ou garante que os arquivos alterados recuperem seu valor original.

Um Hacker Ético Precisa Responder as Seguintes Perguntas:

  • Que tipo de vulnerabilidade um invasor vê?
  • Quais informações ou sistema um hacker mais deseja acessar?
  • O que um invasor pode fazer com as informações?
  • Qual é a melhor maneira de corrigir a vulnerabilidade?

Despois responder essas perguntas, um hacker ético terá total capacidade de solucionar os problemas encontrados ou até mesmo prevenir ataques de hackers maliciosos.

Oportunidades e Tendências do Mercado

A profissão de hacker ético está em alta porque cada vez mais as empresas estão investindo na segurança de seus sistemas. Sem dúvida, sofrer com a invasão de um hacker pode comprometer a imagem de uma empresa, fazendo com que perca a confiança dos seus clientes.

Portanto, profissionais de programação que desejam seguir essa carreira podem ser bem remunerados. Atualmente, o salário de um hacker ético pode girar em torno de R$ 3.000,00. Já um cargo sênior chega a R$ 22.000,00.

Como Se tornar Um Hacker Ético?

Para começar, você precisa ter um conhecimento aprofundado em programação, redes de computadores, sistemas operacionais e segurança da informação. Portanto, a dica é se especializar em cibersegurança, o que inclui criptografia, Sistema de Detecção de Intrusão e Sistema de Prevenção de Intrusão (IDS e IPS) criação de cavalos de tróia, vírus e worms.

Além disso, invasão de sistemas, sequestro de sessão, injeção de SQL, ataques de negação de serviço (DoS), entre outros. Saiba que não há curso superior para formar hackers éticos. Então, o melhor a fazer é procurar cursos de especialização na área de TI.

Caso queira aprender mais sobre a profissão, recomendo que clique aqui e conheça o curso completo sobre hacker ético.

Pré-requisitos Necessários   

Para iniciar na carreira de segurança de TI, você precisa ter conhecimentos mínimos nas seguintes áreas:

  • Networking – Além de se comunicar com pessoas da área em grupos e fóruns, uma outra forma de melhorar o seu network é investir em cursos específicos na área da segurança.
  • Programação – Algumas linguagens de programação utilizadas por Hacking são: C ++, Python / Ruby e PHP.
  • Bancos de dados – Conhecimento em SQL e MySQL.
  • Sistema operacional Linux – Quase todos os sistemas operacionais para hackers são baseados no kernel do Linux, pois são sistemas operacionais de código aberto que oferece melhor segurança aos sistemas de computador. Minha recomendação sobre distribuições Linux para hacking são: Debian, Kali, Parrot Security OS e Parrot Security OS.
  • Sistema operacional Windows – Procure entender as áreas mais vulneráveis do Windows, como o registro.

Se você possuiu bons conhecimentos nas áreas citadas acima, pode começar a aprender sobre hacking hoje mesmo!

Como Conseguir Um Emprego Como Hacker Ético?

Há um grande mercado para hackers éticos, como já citamos, desde empresas privadas a repartições públicas. Por exemplo, se a sua ideia é trabalhar para algum Departamento de Defesa ou Segurança Interna de órgãos do governo, isso exigirá passar por um processo de verificação de antecedentes criminais para receber uma autorização de segurança.

Uma boa dica é manter contato com a comunidade hacker para se manter informado sobre vagas de emprego. Além disso, participar de eventos como convenções e conferências sobre cibersegurança pode levá-lo a estabelecer contato com recrutadores de hackers éticos.

Fique Ligado!

Por fim, não se envolva com hackers “Black Hat”, esse termo se refere a hackers que invadem sistemas de computador ou rede com intenções maliciosas. Lembre-se que realizar invasões ilegais, sem permissão, mesmo que não leve a punição, pode acabar com sua carreira de hacker ético.

Como você viu, hacker ético (ethical hacking) é uma boa opção para quem deseja iniciar na área de segurança e análise de sistemas. Com um aumento constante da preocupação com a segurança da informação, a tendência é que “hackers do bem” que agem de forma ética sejam cada vez mais requisitadas no mercado.

banner hacker etico - Hacker Ético: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Profissão

E aí! Está preparado para se tornar um hacker ético

Um forte abraço!

Robson dos Santos

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Excelente blog! Estou começando na área da segurança da informação e pelo visto no caminho certo ksksk Parabéns o texto foi bem esclarecedor 👏👏