[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

[GRÁTIS] Mini Curso de HTML, CSS, JavaScript, Git e Github + E-book

Aprenda Técnicas e Conceitos Básicos de Programação. Material 100% Gratuito!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como Alavancar Sua Carreira de Programador: 10 Dicas Incríveis

Como Alavancar Sua Carreira de Programador: 10 Dicas Incríveis

Você quer saber como alavancar sua carreira de programador e não faz a mínima ideia por onde começar? Confira todas as dicas no artigo de hoje.

Antes de mais nada, saiba que o mercado de TI está bastante aquecido, muito por conta dos dispositivos móveis, aplicativos e armazenamento em nuvem.

Ou seja, opções é que não faltam, e essa área de programação só cresce, e pelo que parece, não foi afetada pela crise, ainda mais com as pessoas acessando cada vez mais a Internet e mais empresas migrando para o digital.

Agora é com você se preparar e conquistar de uma vez por todas seu espaço no mercado!

Como Está o Mercado de TI

Em primeiro lugar, apenas para você ter uma noção de números, cerca de 40% das vagas da área de TI são direcionadas para programadores.

Só que as empresas ainda sentem muita dificuldade em encontrar profissionais qualificados, mas uma coisa é certa: a demanda é bem alta.

No entanto,  alavancar sua carreira de programador, é essencial se capacitar o máximo que puder e assim, vai conseguir aproveitar todas as oportunidades que possam surgir.

Então se você está meio perdido e não sabe o que deve fazer para conquistar seja o seu primeiro emprego ou alcançar uma colocação melhor, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar bastante.

10 Dicas Para Alavancar Sua Carreira de Programador

Tenha em mente que o seu objetivo é se destacar de outros programadores, e mostrar algo a mais.

E como você consegue isso?

1- Saia da Sua Zona de Conforto

Quem quer realmente dar um upgrade na sua carreira, precisa sempre olhar além, ou seja, buscar outras oportunidades.

A maioria dos profissionais tende a se acomodar, esperando que aquela promoção ou um oportunidade aconteça, mas quem pode garantir?

Por isso, por mais que goste da empresa onde trabalhe, sair da sua zona de conforto pode te abrir muitas portas.

2- Especialize-se em Uma Área

Pense que ter conhecimentos básicos, outros programadores também têm, e o mercado atual está à procura de alguém diferenciado, além de estar muito mais exigente.

Por isso, ter uma especialização hoje é quase que obrigatório para você que deseja alavancar sua carreira de programador.

banner mini curso ebook - Como Alavancar Sua Carreira de Programador: 10 Dicas Incríveis

Portanto, dedique um tempo para estudar o mercado e ao mesmo tempo buscar um setor ainda não muito explorado que te dê chance de subir.

Depois que escolher qual área vai trabalhar, estude, faça cursos e principalmente, esteja sempre atualizado.

3- Aprenda a Filtrar Boas Ideias

No convívio com outras pessoas, procure filtrar apenas o que pode agregar algo positivo para você, por mais tentador que possa ser absorver tudo.

Só que as pessoas têm pontos de vista e experiências diferentes, e nem todas se encaixam no seu perfil ou têm a ver com a área em que trabalha.

Uma dica é pegar essas ideias e adaptá-las de maneira a aprimorar suas habilidades.

E não tem problema algum em perguntar quando você não souber sobre alguma coisa, assim como você também pode ajudar outros profissionais.

Essa troca de ideias, estar aberto a receber e oferecer ajuda, conta muitos pontos a seu favor.

4- Construa Um Bom Networking

Nada melhor para alavancar sua carreira de programador do que procurar saber o que outros programadores estão fazendo e até mesmo se inspirar e aprender com eles.

Uma dica é participar de fóruns, grupos online e eventos, pois assim você amplia seus conhecimentos, compartilha experiências e quem sabe até uma ótima oportunidade de trabalho aparece.

Para quem está em início de carreira, construir um bom networking permite estar em contato e conhecer outros profissionais.

Dessa forma, provavelmente vão lembrar de você quando precisarem de ajuda em algum projeto.

5- Saber Se Comunicar

Quem vê de fora, acha que quem trabalha como programador, deve ficar restrito à tela do computador, e é uma ideia errada.

Assim como você, existem outros profissionais por trás dessas máquinas, e vai ter algum momento que você vai precisar entrar em contato com eles.

Independentemente de quem seja, um colega de trabalho, um líder ou gestor de projetos, é fundamental saber se comunicar, de uma forma clara, coerente e objetiva.

A partir do momento em que os outros entendem facilmente o que você está transmitindo, é bem provável que queiram colaborar com você.

6- Use Suas Redes Sociais

Tenha em mente que rede social não serve apenas para postar fotos e conversar com amigos. Serve também para você encontrar oportunidades e até mesmo ser encontrado.

Por isso, mantenha seu perfil atualizado e com a descrição de todas as suas habilidades.

Se você ainda não tem rede social, aqui vai algumas sugestões:

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

A Internet é um mar de oportunidades, e cabe a você aproveitar!

7- Aprenda Sobre o Negócio

É claro que ter conhecimento técnico é importante, mas conhecer profundamente sobre um negócio, é o que vai fazer você se destacar de outros profissionais.

Um programador que conhece o negócio de perto, o torna mais independente, mais preparado e melhor, capaz de propor soluções mais assertivas.

8- Esteja Sempre Bem Informado

Quem trabalha em TI, sabe que a cada dia surge uma nova tecnologia e é tudo muito rápido, e quem fica parado no tempo, tem um outro profissional que estará à frente.

Por isso, é praticamente obrigatório que você procure saber tudo que está acontecendo na área de tecnologia, quase que em tempo real.

Portanto, não deixe de acessar blogs, portais, jornais e revistas especializadas. Se possível, dedique uma hora por dia para dar uma olhada nesses conteúdos.

Além disso, existem ferramentas que facilitam essa pesquisa, como:

  • Reddit,
  • Pocket
  • Listas de transmissão.

9- Desenvolva Suas Habilidades de Lógica de Programação

Se você você é um programador iniciante ou até mesmo um programador com anos de experiência no mercado, vai precisa da lógica de programação para solucionar os problemas.

Um programador que não domina lógica de programação tende a ter um nível de produtividade baixo.

Quanto maior for sua habilidade de raciocínio lógico, menor sua dificuldade para a solução dos problemas.

Não importa se você é o cara na linguagem de programação X ou Y, se você não tiver um bom raciocínio lógico, você não será capaz de desenvolver uma boa lógica de programação capaz de produzir uma solução performática e de qualidade.

10- Leia livros Para Alavancar a Sua Carreira de Programador

Investir no aperfeiçoamento da carreira é uma necessidade cada vez mais presente na vida do programador. Além de fazer cursos e participar de eventos, existem outros recursos muito interessantes e de fácil acesso. falando dos livros para desenvolvimento profissional.

Confira algumas dicas de livros que vão impulsionar a sua carreira:

Aproveite as dicas para iniciar uma nova leitura e se preparar para o mercado de trabalho.

Agora é Só Colocar em Prática

Como você viu, existem inúmeras possibilidade de alavancar sua carreira de programador, e essas passadas aqui foram apenas algumas.

A chave está em você se preparar, se qualificar, buscar novos conhecimentos e se atualizar sempre.

Para realmente crescer na carreira, já não basta mais conhecer um pouco de tudo. É fundamental se tornar um especialista e mostrar que você é uma autoridade no assunto.

A boa notícia é que a área de programação é uma das mais promissoras atualmente, e a tendência é só crescer.

É claro que exige muita dedicação e perseverança, pois obstáculos vão surgir, e será preciso se adaptar a todas as mudanças, que não são poucas.

Comece já a aproveitar essas dicas e tenha sucesso na sua carreira de programador!

Se você tiver ainda alguma dúvida, ou quer dar sugestões sobre como alavancar sua carreira de programador, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *